terça-feira, 25 de agosto de 2015

1967 - Festival Pop de Monterey - California - USA


O Festival Internacional de Música Pop de Monterey (Monterey International Pop Music Festival) aconteceu de 16 a 18 de junho de 1967 na Monterey County Fairgrounds em Monterey, Califórnia. Foi organizado pelos produtores Loud Adler e Alan Pariser, o músico John Phillips (do The Mamas and the Papas) e o publicitário Derek Taylor; entre os membros da comissão do festival estavam integrantes dos Beatles e dos Beach Boys.


Os artistas se apresentaram de graça, com toda a renda sendo doada à instituições de caridade por intermédio da "Monterey International Pop Festival Foundation" (MIPFF). Mais de 200,000 pessoas compareceram ao festival, que é considerado como o começo do "Verão do Amor" dos hippies.


Monterey foi a primeira apresentação nos EUA de Jimi Hendrix (que foi agendado devido à insistência de Paul McCartney) e do The Who, sendo também a estréia para a grande público de Janis Joplin e Otis Redding (que morreria tragicamente alguns meses depois).

Muitos executivos de gravadoras estavam na platéia, e a maioria das bandas ganharam contratos de gravação depois de suas apresentações no festival. Outros grupos também foram notados por sua não-aparição -- os Beach Boys não puderam comparecer devido à problemas com a recusa do vocalista Carl Wilson de se registrar no festival, e o músico britânico Donovan teve seu visto recusado por ter sido pego com drogas em 1966.

Monterey foi o primeiro grande festival de rock do mundo, e tornou-se modelo para futuros festivais, principalmente Woodstock.

O festival também foi tema de um aclamado documentário por D. A. Pennebaker, intitulado Monterey Pop.


Artistas que se apresentaram em Monterey (x = tem vídeo)

Sexta-feira, 16 de junho

The Association x
The Paupers
Lou Rawls
Beverly
Johnny Rivers
Eric Burdon and The Animals x
Simon and Garfunkel x


Along Comes Mary - The Association - Monterey Pop Festival 1967



Eric Bourdon and The Animals, "Paint it Black" from MIPF 1967



Simon and Garfunkel "Sounds of Silence"




Sábado, 17 de junho

Canned Heat
Big Brother and the Holding Company x
Country Joe and the Fish
Al Kooper
The Electric Flag
Quicksilver Messenger Service
Steve Miller Band
The Electric Flag
Moby Grape
Hugh Masekela
The Byrds x
Laura Nyro
Jefferson Airplane x
Booker T. and the MG's
Janis Joplin x
Otis Redding x


Big Brother and The Holding Company Combination of The Two



The Byrds - He was a friend of mine (Monterey Pop Festival, 1967)



Jefferson Airplane, "Today" from MIPF 1967



Janis Joplin at The Monterey Pop Festival, June 1967



Otis Redding, "I've Been Loving You Too Long", from MIPF 1967




Domingo, 18 de junho

Ravi Shankar x
The Blues Project x
Big Brother and the Holding Company
The Group With No Name
Buffalo Springfield x
The Who x
The Jimi Hendrix Experience x
Grateful Dead
Scott McKenzie
The Mamas and The Papas x


Ravi Shankar.mov



The Blues Project - A Flute Thing - 06-18-1967 - Monterey Pop Festival - Monterey, Ca



Buffalo Springfield with David Crosby for What it's worth - Monterey pop 1967



The Who - My Generation



Jimi Hendrix Experience - Hey Joe Live



The Mamas and The Papas California Dreamin'





Querendo ouvir a gravação da rádio na época com entrevistas e músicas clique aqui:

Vamos falar um pouco sobre a Fundação que funciona desde o Festival até o momento atual em que estamos vivendo. Esta fundação vem fazendo um trabalho muito bonito, ajudando muita gente dos Estados Unidos. Veja abaixo:

A criação da Fundação Monterey Pop Internacional ficou a cargo da repercussão musical. Foi criada no fim de semana de 16 de junho, 17 e 18, 1967. Esses artistas que se apresentaram no Monterey Internacional Pop Festival, em Monterey Califórnia, continuam a ser os mensageiros musicais sustentando objetivos e ideais da Fundação. É suas performances históricas que mantêm a promessa e espírito de Monterey Pop vivo. Nós nunca nos desviamos do mandato que foi estabelecido em 1967, quando John Phillips, que co-produziu o festival comigo sugeriu: "Vamos dar algo de volta. '

A Monterey International Pop Festival Foundation (MIPFF) é uma organização sem fins lucrativos fundação de caridade e educacional capacitando o desenvolvimento relacionado à música pessoal, criatividade e saúde mental e física. No espírito do Monterey Internacional Pop Festival, e em nome dos artistas que participaram, a Fundação concede bolsas a organizações e pessoas qualificadas com necessidades identificáveis nessas áreas.

A Fundação tem gerado com êxito, fundos e ainda fez doações para vários destinatários de valor nas últimas quatro décadas e meia. Cada um e cada doação foram feitos em os nomes dos artistas que se apresentaram no Monterey Pop Festival Internacional. O Monterey International Foundation Pop tem impulsionado as suas intenções idealistas em realidades, fazendo os seguintes exemplos de doações:

A subvenção inicial foi no sentido de um programa de ensino de música no Harlem defendido por Paul Simon. Subvenções posteriores incluem as clínicas gratuitas de San Francisco e Los Angeles, Washington DC baseados na Rhythm and Blues Foundation; Chicago’s Providence St. Mel Prep School em Chicago, em nome da Otis Redding; Northern California’s Blue Monday Foundation contato inicial Mark Naftalin; The Los Angeles Children’s Hospital; Texas 'Habitat for Humanity em nome Janis Joplin; Bill Graham Relief Fund Terremoto de San Francisco UCLA Criança / Life Center Desenvolvimento para estabelecer um programa totalmente equipado para Terapia Musical e um terapeuta em tempo integral; H.E.A.R., Hearing Educating and Awareness em nome de Pete Townshend; The Children’s Health Fund em nome Paul Simon; Aliança para Jovens Artistas; Instituto Monk Thelonius; Museu de Los Angeles para crianças para mãos em estúdio de gravação; Artes para City Youth; PS Arts; Rock the Class Room; Programa de Assistência e Educação aos Músicos contra Drogas e Abuso de Álcool; Artes Grátis para as crianças vítimas de abusos; Clive Davis School of Recorded Music junto a Universidade de Nova York e no Berklee College of Music em Boston.

Desde 1967 tudo o que eles fazem é relativo aos coletivos esforços do Monterey International Pop Festival e:
"Em nome dos artistas que apareceram por lá em 16 de junho de 17 e 18 de 1967."

Fontes: 


Veja o próximo festival: 1967 - Montreux Jazz Festival – Suíça
ou
Volte ao festival anterior: 1967 - KFRC - Fantasy Fair and Magic - Califórnia


Um comentário:

  1. Outstanding idea! Congratulations to the artists who performed at the Monterey Festival and endless gratitude for their action.

    ResponderExcluir

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.