quarta-feira, 5 de maio de 2010

O criador do hino oficial do Rock in Rio


Guilherme BryanMon, Sep 05, 2011 11:26 PM UTC


Você pode não saber quem é Eduardo Souto Neto, mas certamente já escutou alguma das composições do pianista, tecladista, compositor e produtor musical carioca de 60 anos. Afinal, em 1980, ele foi contratado pela TV Globo para compor trilhas incidentais, entre elas o “Tema da Vitória”, que sempre acompanhou a vitória dos pilotos brasileiros de Fórmula 1, principalmente Ayrton Senna. Entre os artistas que produziu, estão, entre outros, Djavan, Ivan Lins e Gonzaguinha



Em 1984, Eduardo Souto Neto resolveu montar a própria produtora de jingles, Souto Produções, e foi procurado no mesmo ano pela agência de publicidade Artplan, de Roberto Medina. “Ele me convidou pessoalmente para criar o tema/hino do festival e me mostrou todo o material que tinha na época, além de me falar do caráter agregador do espetáculo, onde milhares de pessoas se reuniriam para assistir e cantar junto com os grandes artistas que iriam se apresentar, num clima total de paz e amor”, lembra.

A encomenda foi de um rock que traduzisse esse clima, que o compositor criou no piano, mesmo sendo a guitarra um dos símbolos do festival. “O piano é meu instrumento principal e meu objetivo era compor uma música com boa harmonia e melodia que ficasse na memória das pessoas. O ritmo do rock eu coloquei quando fiz a gravação definitiva”, revela. Em seguida, foi inserida a letra composta Nelson Wellington: “Que a vida começasse agora e o mundo fosse nosso outra vez / E a gente não parasse mais de cantar, de sonhar...”. E a gravação coube ao grupo Roupa Nova.



Na hora de escolher o tema que mais é reconhecido pelas pessoas, Eduardo Souto Neto não titubeia: “De maneira geral, há um equilíbrio neste aspecto entre o ‘Hino do Rock in Rio’ e o ‘Tema da Vitória’, apesar deste ter sido tocado muitas e muitas vezes na Rede Globo de Televisão, durante os anos em que o Nelson Piquet e – principalmente – o Ayrton Senna conseguiram se sagrar Tricampeões na Fórmula 1”.

Fonte: Yahoo

O show do Rock in Rio você pode ver acima no menu "Eventos".


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.