sábado, 24 de março de 2012

002-10 Zydeco


Neste caso, os negros norte-americanos sofreram influência dos descendentes de franceses deportados em 1713 da Acádia para os EUA, em função do Tratado de Utrecht, entre França, Inglaterra, Espanha e Holanda, tratado este concluído para terminar a guerra de sucessão espanhola; a França manteve todo seu território, mas teve que ceder Gibraltar, Terra Nova e Acádia para a Inglaterra.


Estes acadianos ( ou "acadien", segundo eles próprios) ajudaram a colonizar a região da Louisiana e do Oeste texano, e, graças à pronúncia dos nativos, "acadien" acabou mudando para "cajun". Os negros escravos dessa região chamaram-se "creoles", e por ali se falava inglês, francês e creole (idiomas em que se cantava o cajun), até que um decreto em 1916 obrigou todo mundo a falar somente inglês, o que causou muito ressentimento (por sinal, "Jambalaya", clássico country de Hank Williams, tem sabor cajun até na letra). Veja o vídeo Jambalaya de Hank Williams e também a gravação  de Brenda Lee:


O instrumento mais característico do cajun era o violino, trazido da França, (Veja Zydeco Man - Stevens Mill Band )


até a chegada do acordeão diatônico lá por 1830, (Veja Elvis Fontenot and The Sugar Bees )


substituído por sua vez pelo acordeão-piano no século seguinte. ( Veja Tom Rigney and Flambeau - "Do the Zydeco" )


E o zydeco é uma versão "creole" (ou seja, negra) do cajun, soando curiosamente como uma mistura de blues com nosso forró. Tanto o cajun como o zydeco exerceram muita influência sobre o country e o rhythm and blues.



Na próxima página você verá  Country ...


Página Anterior                                Próxima Página


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.