sexta-feira, 28 de março de 2014

003-06 Pop-Rock


Não há o que discutir: o rei foi e ainda é Elvis Presley (1935/1977), e o segredo de sua imortalidade, além do talento e do carisma, é o mesmo dos Beatles: ecletismo e versatilidade. O próprio Elvis não gostava muito de ser chamado de "Rei do rock"; afinal, ele era fã de cantores pop como Dean Martin, de baladonas pop e de gospel, mas era capaz de transformar qualquer coisa - canções napolitanas ou alemãs, habaneras, bossa-nova - em rock and roll.

Obviamente, todos esse gêneros são subdivisões do rock and roll, e nenhum é camisa-de-força. A própria Billboard já tinha a esta altura três paradas de sucesso, pop, country e r and b, havendo muito "crossover", ou seja, gravações de um gênero agradavam público de outro gênero. Um exemplo berrante (não literalmente) é "Ain't That A Shame" de Fats Domino emplacar na parada de r and b - mas na versão branquela de Pat Boone! Mais edificante é "Hound Dog" de Elvis, que alcançou o primeiro lugar nas três paradas.

E onde mais, além do rock and roll, pode-se encaixar (ou restringir) roqueiros como Little Richard (nasc. 1935), Chuck Berry (nasc. 1926), Bo Diddley (nasc. 1928), Roy Orbinson (1936/1988), Esquerita (1934?/1986)? Não seja esse o problema; no fim é tudo rockabilly, ou r and b, ou rock and roll.


No próximo post você verá Anos 60...


Página Anterior                                Próxima Página


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.