segunda-feira, 31 de agosto de 2015

1970 - Glastonbury Festival - Reino Unido - Inglaterra 04


2008 (27th - 29th June)


Após dois anos de lama e chuva, Glastonbury 2008 se recuperou com um fim de semana de tempo bom e música fabulosa, arte performática e sempre muito mais. Um pouco de chuva antes do evento viu as massas que frequentam desenhando em uma respiração afiada nervosa, mas todo o conhecimento de chuva que fez foi manter baixo o pó, foi como o Festival teve início.

Pela primeira vez em muitos anos, os bilhetes não foram vendidos para fora imediatamente, mas nem tudo estava perdido - o bom tempo trouxe uma enxurrada de compras no último minuto e todos os lugares foram ocupados pelo tempo que o Festival esteve em curso, ou seja, que a boa causa deu suporte a Glastonbury, onde foram a todos garantidos outra grande doação.

Este foi um ano de pré-Festival hoo-ha sobre a inclusão de rap megastar Jay-Z como manchete no ato de sábado à noite, a sugestão é que o rap não tinha lugar em Glastonbury. Jay-Z refutada isso com enorme estilo e alguma inteligência, apresentando um espetáculo tempestuoso que atraiu uma grande e entusiasmada multidão. Os Kings of Leon manchete na noite de sexta-feira e eletrizante reunião Verve de domingo à noite causou arrepios na espinha.

Dois fiéis de Glastonbury faleceram antes do Festival; Arabella Churchill, Teatro e Circo organizador, no final de 2007 e Pat VT West, que organizou a Poesia e Palavras tenda, duas semanas antes do Festival. Eles farão muita falta, mas receberam a melhor homenagem possível - o trabalho deles foi continuado em grande estilo pelas pessoas que escolheram para substituí-los.

2008 foi um ano de eletrizante sets por dourados intercalados entre a riqueza de novas músicas, Solomon Burke, Joan Baez, Gilbert O'Sullivan, Jimmy Cliff, Joan Armatrading, e Neil Diamond tudo caiu uma tempestade, mas Leonard Cohen roubou a todo fim de semana em grande estilo elegante, levando a multidão em um coro surpreendente de 'Aleluia', e a realização de um conjunto tenso de seus maiores sucessos, como o sol se pôs no último dia do Festival.

Outros que prestaram grandes momentos participando foram: Manu Chao, Massive Attack, Groove Armada, Seasick Steve, Lupe Fiasco, Mark Ronson, Dizzy Rascal, Ozomatli, Eddy Grant, Stanton Warriors, Natty, o Dr. Meaker, criminosos Loving Fun, The National, Tunng e Laura Marling. Katie Melua e Will Young deu conjuntos íntimos no Avalon Stage. A tarde de entretenimento noturno foi variada e deslumbrante com o Parque que vai de vento em popa, e Trash City, em seu novo lar, e Shangrli-la, frequentadores na manutenção do festival de dança até o amanhecer ...

Atendimento 134.000 ingressos Weekend, 37.500 passes (para a tripulação, artistas, administradores, comerciantes etc,) e 6.000 ingressos de domingo. Os bilhetes foram £ 155 incluindo o programa.



Massive Attack - 6 Song Set From Glastonbury Festival 2008




2009 (24th-28th June)


Glastonbury 2009 Official Registration Film - 3:25 min.



Após o triunfo sobre a adversidade que foi Glastonbury 2008, as expectativas foram elevadas para o Festival de 2009. O regime de depósito de bilhete provou ser uma iniciativa de sucesso e popular, ajudando o Festival para vender para fora, oito semanas antes portões se abriram. Quando o fizeram, as multidões inundou-los em massa: na manhã quinta-feira, um número recorde de festivaleiros (90.396) já tinha montado um acampamento em colinas de Worthy Farm. Excitação e antecipação estampados em todo o local, e o evento deste ano certamente viveu até ele. Sem principais atos do estágio até sexta-feira, os mercados lotaram e campos verdejantes fervilhavam com banhistas-bebericando cidra. Mas previsões sombrias previu uma monção para engolfar os Mendip Hills e, com certeza, quinta-feira à noite viu céu claro do dia escurecer com algumas nuvens de tempestade sinistras para o futuro. Relâmpago estrondoso iluminando do vale e uma chuva torrencial fez o seu melhor para banhar asas de fada e amortecer os espíritos. Mas guarda-chuvas foram abertos e os espíritos permaneceram impenetráveis. As nuvens se mudaram para o bem, deixando apenas algumas poças de lama e usuários vigorosos presunção em seu rastro. Musicalmente, Maxim Park deu o pontapé inicial com brio suado na cabeça da rainha na área verde do novo William na quinta-feira à tarde, enquanto East 17 que tem a festa no Salão de Dança, a massa rendition de indução lágrima demagogia de ficar mais um dia. Naquela noite, porém, a notícia da morte prematura de Michael Jackson varreu a multidão e homenagens celebraram sua música durante todo o fim de semana, Sexta-feira viu Lily Allen realizar sua brilhante Pyramid Stage set vestindo uma luva branca, enquanto The Streets 'Mike Skinner coberto como Billie Jean em homenagem ao Jazz / World Stage.

Apesar da morte de Jackson, o clima no local permaneceu otimista. Na sexta-feira de manhã, Abba paródia Björn Novamente abriu o Pyramid Stage, e a partir desse ponto, os destaques de desempenho veio grosso e rápido. Fleet Foxes 'doces harmonias serenata numa tarde de multidão banhadas pelo sol, Little Boots e Lady Gaga deslumbrando; Ray Davies e Neil Young entregues em conjuntos clássicos. Rolf Harris desempenho sábado encravado no palco Jazz / Mundial; Dizzee Rascal marcou sua chegada como um autêntico estrelar na Pirâmide; Florence And The Machine abalou a Tenda John Peel abalroado e a excitação frenética que consumiu a multidão que assistia Pendulum na outra fase só foi superado por aqueles torcendo por The Boss como ele invadiu carregado funcionar em sua manchete definido em A Pirâmide. Cantando ao longo do domingo veio a cortesia dos dourados Tom Jones e Tony Christie. Trêmulo pôr do sol-down de Nick Cave foi ofuscado por uma corajosa - embora sem sucesso - candidato a penetra tentando desafiar a cerca voando em via Microlite, enquanto que mais tarde, The Prodigy rasgou a outra fase. Mas foi difícil superar o retorno do Blur que se reuniu para Glastonbury. Aclamado como o melhor da Pyramid definido em uma época, o show inabalável e sua recepção em êxtase mesmo movido Damon Albarn às lágrimas. Emocional e exultante, ele não estava sozinho.

Fora das principais etapas, o Festival foi mais vibrante do que nunca. Pela primeira vez, Arcadia foi dando o seu próprio campo e fascinado com seus shows de fogo e Industria-decadência. Shangri-la, agora em seu segundo ano, impressionado com uma retro-futurista do mundo virtual fascinante de serpenteantes corredores e surpresas de neon-dourado. Na sexta-feira à noite, no Club Dada, show secreto desenfreado de Lady Gaga foi adequadamente emocionante. Foi um inesperado difícil de bater, até mesmo por parada não programada de Bruce Springsteen no palco com os roqueiros de Nova Jersey ", Gaslight Anthem em sua barraca mostram John Peel.

Mas há sempre mais do que a música de Glastonbury e este ano nas áreas de teatro e circo eram o lar de algumas performances fascinantes de uma laia gloriosamente alternativa. Fulcrum do Cirque du Soleil impressionado com o seu poder e habilidades acrobáticas e ágeis, enquanto que The Circus prova de fogo Tusk dor trouxe Circus Show "os caçadores de emoção clássicos para o século 21 com acrobacias radicais inspiradora. Na Tenda Cabaret, um projeto de lei de bolhas de diversos atos - a partir das alcaparras, políticos de Mark Thomas para a tolice espumante de Adam e Joe e a pura genialidade de comédia física Monty Python-esque do Spymonkey - garantiu engraçados ossos que estavam bem agradados.

Com o sol alto no céu, o The Park entrou em sua própria fase este ano. Situado na colina que era o lugar para escapar da agitação ocupada do Festival e saciar os seus sentidos no incomum. O estágio Apresentando BBC organizou uma série de bolhas de up-and-coming talentos, enquanto o anfiteatro natural de palco principal do Parque provou o lugar perfeito para relaxar e apreciar os atos ecléticos, como Bon Iver e Animal Collective. Fazendo a sua estreia, a Universidade Livre de Glastonbury entretido com a sua mente excitante para palestras, enquanto a própria The Rabbit Hole estabeleceu ainda como a casa de zaniness imprevisível e tudo pode acontecer, surpresas. Sobre as causas nobres da frente, este ano viu o Festival adicionar seu apoio a campanha Million Moms da White Ribbon Alliance. Caridade Patrono, Sarah Brown, e o embaixador, a supermodelo Naomi Campbell, ambos caíram no Festival para dar o seu apoio à intenção da caridade e para acabar com as mortes desnecessárias de mulheres no parto. No Festival de caridade HQ no parque, mais de 10.000 assinaturas foram coletadas em prol da campanha. Michael Eavis mais tarde aclamado de 2009 como "o melhor Glastonbury sempre". Ele, é claro, disse que antes. Mas desta vez, poucos viram qualquer causa para discutir. comparecimento 135.000 Bilhetes de-semana, 37.500 passes (para a tripulação, artistas, administradores, comerciantes etc,) e 5.000 ingressos de domingo. O preço do bilhete era £ 175.


Neil Young - Live At Glastonbury Festival 2009




2010 (25th - 27th June)


Glastonbury celebrou o seu 40 º aniversário em 2010, um marco que trouxe um novo burburinho de excitação para o Farm Vale Digno. O clima também foi de comemoração adequadamente, com dias quentes e noites estreladas amenas.

Os parques de estacionamento abriram na terça à noite pela primeira vez antes dos portões de pedestres de abertura na manhã de quarta-feira. Desde 2100 na terça-feira à noite a cerca de veículos meia-noite fluiu em estacionamentos sem problemas. Desde 0600 os níveis de tráfego aumentaram dramaticamente com filas grandes em desenvolvimento em todas as rotas de 0730, como muitas pessoas tentaram chegar para a abertura 0800 portão de pedestres. Entre 0800 e 1400 houve atrasos em todas as rotas para o local com o ser mais longo na rota do M5. A grande maioria dos portadores de bilhetes chegou no local na quarta-feira, mais cedo do que em qualquer ano anterior.

Com o sol batendo incansavelmente a demanda de água era enorme, assim que a decisão de construir um segundo novo reservatório permanente este ano foi mais do que justificada. Ambos os reservatórios armazenar cerca de um milhão de litros de água potável cada. Pouco mais de 800 torneiras foram instaladas em todo local, foram 600 bacias, mas ainda havia filas para a água. Em 2010, também havia cerca de 4.600 toaletes (uma mistura de longdrops, africanos, polyjohns e rubor) e 670 metros de mictórios para os rapazes e muito mais modestos 100 metros ", ela faz xixi" para as mulheres.

Visualmente, o aniversário foi reconhecido por duas datas gigantes de cada lado do palco Pyramid e uma exposição ao estilo de Hollywood de letras que enunciavam "Glastonbury 40" em encostas gramadas do sul do local. Fotos clássicas tiradas por fotógrafos Somerset locais através das décadas foram exibidas na principal área de bastidores. Vários artistas de 1970 do evento original apareceu, incluindo DJ Mad Mick, que caiu muito a primeira música do Festival.

O estágio Leftfield retornou em uma posição diferente (próximo ao Glade) e com um novo curador, Billy Bragg. Mais música foi misturado com a vasta gama habitual de discussão política e debate. Pelo segundo ano consecutivo, uma tela gigante de mensagens pintadas e bandeiras bordadas transmitidos como "Dê a abelhas a Chance".

Duas novas áreas foram criadas no canto tarde da noite do festival - O comum eo chão desleal. Arcadia disparou rajadas de fogo para o céu a partir de suas estruturas do templo-like como música de dança bombeado durante a noite. Casbah do estranho e maravilhoso de Shangri-la foi que bateu como nunca.

Uma nova ponte ladeada com pedra local Mendip foi erguida sobre o córrego Whitelake, e nomeado Ponte de Bella depois de campos teatro fundador Arabella Churchill, que morreu em 2007. Teatro e circo destaques deste ano incluíram na Colômbia Circo Para Todos, a trupe russa BlackSkyWhite e slack-equilibrista Kwabana Lindsay tocou uma gaita de foles entre os topos da barraca.

O estágio JazzWorld foi dada uma nova identidade como West Holts. Este era o nome original de uma "parada" na linha ferroviária, que funcionou uma vez através Worthy Farm, Michael Eavis conseguia se lembrar da condução de gado através dele antes do próximo trem chegar.

Domingo foi dada uma desvantagem pela derrota de jogadores de futebol da Inglaterra na Copa do Mundo, um evento para o qual dois campos especiais atribuídos com suas próprias telas gigantes. 80.000 torcedores assistiram a partida. Mais bem sucedido foi um jogo jogado para fora na frente do palco Pyramid na quinta-feira, quando Os festivaleiros que representam a Inglaterra derrotou o Resto do Mundo e levantou £ 9.000 para caridade.

Como sempre, havia muitos destaques musicais. Gorillaz preencheu o slot headline Pyramid na sexta à noite com ranhuras e convidados, na sequência da anulação imposta do U2, apesar de que o guitarrista da banda, The Edge, fez transformar-se fazendo uma música com Muse para o seu slot de assalto na noite de sábado. O headliner final, Stevie Wonder, trouxe coisas ao fim na noite de domingo com um maravilhoso conjunto hit-cheia, que memoravelmente também contou com um dueto de feliz aniversario com Michael Eavis.

Além dos headliners, Shakira e Scissor Sisters iluminou o Pyramid Stage no sábado com pop adequadamente exuberante (este último apresentou um desempenho convidado de Kylie Minogue), enquanto Biffy Clyro e do Radiohead Thom Yorke / Jonny Greenwood tinha jogado slots de surpresa, foi calorosamente recebido na Park.

Outros destaques do estágio incluindo o conjunto Pet Shop Boys despertando, uma enorme afluência de Florence and the Machine e uma aparição de Doctor Who em conjunto na noite de domingo da Orbital. Enquanto isso, no John Peel Stage, Groove Armada, Mumford & Sons e The XX estavam entre outros que atraíram grandes multidões e comentários quentes.

Acima na vila da dança, Glastonbury veteranos The Orb e Fatboy Slim, mais uma vez chicoteado até uma tempestade, enquanto o aumento na música pop urbana se refletiu com conjuntos de bolhas de participantes, incluindo N-Dubz, Chipmunk, o Plano B, Kelis e Tinie Tempah.

Era, todos concordam, um ano vintage. Michael Eavis disse à imprensa de todo o mundo em seu tradicional domingo de manhã na conferência de imprensa: "Foi a melhor festa para mim - o clima, a lua cheia e ontem à noite uma multidão de 100.000 pessoas, cada um só se divertindo."

2010 - Atendimento 135.000 ingressos de-semana, 37.500 passes (para a tripulação, artistas, administradores, comerciantes etc,) e 5.000 ingressos de domingo. O preço do bilhete era £ 185.


Shakira no Festival de Glastonbury - 2010 - Show Completo





2011


Com um ano de pousio prevista para 2012, este foi o último Festival por dois anos. Os ingressos esgotados no dia em que foi colocado à venda e quando abriu portas na quarta-feira de manhã, dezenas de milhares de foliões fizeram o seu caminho em - um total de dois dias antes da ação de música no palco principal expulso. Tráfego correu bem sem atrasos específicos do site. No entanto, números absolutos significou que houve algumas filas nos portões de pedestres. Depois do calor escaldante de 2010, pintado chuveiros ao ar durante os dias de abertura do festival. Guarda-chuvas foram abertos e galochas foram usadas. Pelo menos, tinha valido a pena transportando-os através das trilhas.

A chuva tentou amortecer desempenho do Pyramid manchete de sexta-feira à noite pelo U2, mas como Bono e sua banda atravessou um poderoso conjunto de abrangência da carreira, a barragem de atrair o público afogou-out o tempo em seu lugar. Chase e Estado e Cee Lo Green levantou pulsos mais na West Holts, enquanto do outro lado os campos na outra fase, Primal Scream lutaram os elementos com um conjunto de back-carregado feroz. Mais cedo naquele dia, como Fleet Foxes hipnotizado sua multidão transbordante com o seu assombro, popular-driven reverb, milhares atravessamos a garoa do Parque, para o dia tão esperado, convidados especiais. Lá, as encostas embaladas foram brindadas com um conjunto adequadamente atmosférico, un-faturado de Radiohead.  Stornoway abriu etapa de sábado Pyramid, aquecendo as almas encharcadas com seu cintilante folk-pop como os raios do sol brincou ombros de macs. Era um calor bem-vindo que acordou a grama e trouxe um novo buzz brilhante para o anterior em dia 'sujo. Diamante bruto do Blur, Graham Coxon, e os novos baluartes onda de Nova York, The Walkmen, abalou o palco Park, antes do dia convidados especiais, Pulp, encantou multidões recordes com triunfantes maiores sucessos estabelecidos. No John Peel Stage, Noah And The Whale levaram um empolgante canto junto e, ao Pyramid, Elbow entregou um profundo suspiro, feliz de um conjunto combinado de beleza apenas pelo sol da trilha sonora. Coldplay seguido e na sua encantadora maneira, inimitável, jogado, um show memorável thrillingly ritmo, iluminando o palco Pyramid tanto metafórica e, pela primeira vez, literalmente. Ao longo do caminho, The Chemical Brothers acendeu a outra fase com suas batidas explosivas dia-glo e ritmos propulsores. 

Em outra parte, no fim de semana, East Dança foi palco de pesos pesados Fatboy Slim, Carl Cox, Professor Green e Pete Tong, bem como apresentações ao vivo memoráveis de Ke $ ha, Fenech-Soler e Azari & III. Longe das principais etapas, o Campo Kidz - este ano no palco para heróis tot O gruffalo e Rastamouse - era um mundo de invenção inspiradora, repleta de caos kid-friendly. Na tenda de circo, No Fit State Circus redefiniu o gênero com seu show frenético e de cair o queixo. baixo no canto de fim de noite, um novo sistema de mão única foi introduzida depois de horas para aliviar foliões através do país das maravilhas distorcida no canto sul leste do local. Lá, apocalíptico Arcadia impressionado com o seu fogo hipnotizante mostra no novo totalmente animado palco de 360 graus. Block9 novamente sediou uma realidade alternativa, cravado com o surreal: as suas afluências discotecas e batendo casa-partes fixado em desmoronamento de towerblocks do centro da cidade, construído a partir do zero no campo de um agricultor. Enquanto sobre a linha férrea, o distópico temático para o futuro Shangri-La atraído e seduzido como Pleasuredome néon-iluminado. Claro Glastonbury não estava apenas sobre hedonista abandono. Debates verdes com temas que alteram a mente e palestras inspiradoras dos gostos de Tony Benn e Clare Solomon balançou de Billy Bragg Left Field. E durante todo o Festival, mais de £ 2.000.000 foi levantada para a WaterAid, Greenpeace, Oxfam, bem como outras boas causas locais. Up in the Park, a White Ribbon Alliance foram novamente levantando a situação das mães e do direito para o parto seguro em todo o mundo. Para os jovens tykes e fãs da Pixar, o Pilton Palais Cinema era o único lugar para se estar no domingo de manhã, a tenda era cheia até o teto para a primeira exibição de 3D de alta octanagem e extravagância. Carros 2 do Reino Unido. O palco Pyramid aberto com os barítonos mexendo de amigos de Port Isaac pescador. Mais tarde, no palco principal, sassy popular intemporal de Laura Marling ecoou o calor inebriante da tarde. Paul Simon ressuscitou seus hits para os bancos embalados do campo Stage Pirâmide, enquanto na outra fase, TV On The Radio trouxe uma explosão refrescante de espetado alt rock.

Mais tarde, no vale, como Pyramid headliner Beyoncé cantou-out bootilicious platina canções líderes das paradas, por outro estágio, Queens Of The Stone Age ofereceu um antídoto movidos a adrenalina estridente de músicas mal-humorada da Sra. Z. Acima da massa bacchian contorcendo, até nas encostas inclinadas, o mundo vacilante encantador dO Parque foi perfeitamente trilha sonora por headliner da noite de domingo, o galês psicodélico pop-meister Gruff Rhys. De lá, por cima do local da imagem é perfeita. Céu Pastel prevaleceu como um sol cristalino definido em mais um grande ano. 2011.

Participação 135.000 Bilhetes de-semana, 37.500 passes (para a tripulação, artistas, administradores, comerciantes etc,) e 5.000 ingressos de domingo. O preço do bilhete é de £ 195.


U2 - Glastonbury 2011 - Full Concert - HD



2013


Obrigado a todos por torná-lo um ano verdadeiramente vintage para Glastonbury. Realmente foi um dos melhores.


Rolling Stones ajudam a garantir o sucesso do retorno do festival.

No primeiro show da carreira no evento, banda fez apresentação histórica.

O fato do Glastonbury Festival 2013 ter terminado com uma versão de "With a Little Help From My Friends" interpretada por várias atrações presentes foi bastante apropriado à edição do evento.


Como sempre, o festival teve uma abundância de astros poderosos individualmente. Mas foram os momentos de união, quando as bandas e a plateia se juntavam – por exemplo, essa grande ocasião de “cantar junto” em que Vampire Weekend, Vaccines, Staves e First Aid Kit se reuniram ao Mumford & Sons para fechar o festival com o clássico dos Beatles – que fez desse retorno do Glastonbury, depois de um ano de “férias”, algo tão memorável.

Foi em cima desses “momentos Glasto” mágicos que o festival construiu sua reputação. O poder de atração do evento é tão grande atualmente que conseguiu levar até os Rolling Stones para sua órbita – enquanto gente do nível de Liam Gallagher (abrindo o festival com o Beady Eye às 11h, um horário não-tão-rock-and-roll) e Thom Yorke (que participou como DJ e tinha na sua pista o Príncipe Harry) não precisou de muita insistência para fazer surpresas especiais.


The Rolling Stones - (I Can't Get No) Satisfaction - Glastonbury 2013 (HD) (Playlist com várias músicas)





2014


A edição de 2014 do maior festival de música a céu aberto do mundo começou repleta de tensões, especialmente por conta da escalação do Mettalica como um de seus headliners. O hard rock não costuma ter muito espaço - ou público - no Glastonbury e a escolha deixou muita gente desconfiada.

Apesar de tudo, o Mettalica acabou sendo um dos grandes destaques do festival, que contou com mais de uma centena de shows, espalhados por sete palcos em três dias de música e festa. Foi por muito pouco que o Mettalica conseguiu sua chance de conquistar a plateia britânica. A banda chegou de helicóptero durante uma tempestade que paralisou o festival e a transmissão dos shows ao vivo.

Além do Mettalica também se destacaram os shows de Jake Bugg, M.I.A. e Jack White, sendo que o último deles aproveitou para fazer um cover do Mettalica e quebrar as regras de etiqueta do festival e voltar para um encore em sua performance. Veja o Cartaz 2014 do line-up:


M.I.A. também esteve no centro das atenções, não só por sua música. A artista acusou a BBC de não querer transmitir seu show por conta do conteúdo político de sua camiseta e da sua banda. M.I.A. trazia uma mensagem que pedia o fim da deportação do seu povo - os Tâmil - no Sri Lanka. No final das contas a BBC transmitiu o show e ainda ajudou a divulgar a hashtag #stoptamildeportation.

Com o final do festival no domingo, já começaram as especulações sobre quem serão os headliners da edição de 2015 do festival. Por enquanto os mais cotados são Iron Maiden (mostrando que a organização parece ter uma queda por veteranos do rock), Kate Bush, que volta aos palcos depois de 35 anos, Oasis, Coldplay e U2. Agora nos resta esperar e ver o que o Glasto nos reserva para 2015.

Dolly Parton - Jolene at Glastonbury 2014







2015


O festival Glastonbury é o maior festival de música a céu aberto do mundo. Na última edição de junho, foram colocados 120.000 ingressos à venda por 210 libras (cerca de R$840), que se esgotaram num recorde de 1h27m. A edição 2015 acontece entre os dias 24 e 28 de Junho e os ingressos estarão à venda no dia 05/10. Para quem for comprar pacote completo, serão colocados 15.000 ingressos à venda no dia 01/10.  Os ingressos para essa próxima edição custarão 220 libras + 5 de taxa.



Shields - A Good Start (Live at Glastonbury ETC 2015)



Veja o próximo festival: Pinkpop Festival - Landgraaf - Holanda
ou
Volte ao festival anterior: 1969 - Altamont Festival - Califórnia, USA

Anterior          01          02          03          04          Próxima



Fontes:
Virgula
Top 10 Mais
Glastonbury
Chickenorpasta
Rolling Stone
Amarello


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.