quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Arquivos do Curso de Música


Duas peças musicais para Trompete do Professor Glauber Santiago da Universidade Federal de São Carlos - Trompete Solo - Duas Peças.pdf


Assim que puder ou conseguir, colocarei mais links de partituras. Ok pessoal!



Aula anterior Próximas aulas


Finale 2009 - Editor de Música - 02


Aula 274 - Parte 6 - Modificar a armadura de clave no decorrer da música - 0:59 minutos






Aula 275 - Parte 7 - Modificar a clave de um instrumento no início da música - 0:38 minutos






Aula 276 - Parte 8 - Modificar a clave de um instrumento no decorrer da música - 2:07 minutos






Aula 277 - Parte 9 - Apagar um compasso de todos os pentagramas do sistema - 0:25 minutos






Aula 278 - Parte 10 - Acidente de precaução específico - 0:48 minutos






Aula 279 - Parte 11 - Acidente de precaução geral - 1:04 minutos







Aula anterior Próximas aulas


Finale 2009 - Editor de Música - 01


Assista a cada uma destas vídeo aulas sobre o Finale 2009. Observe que quase tudo o que foi falado nas vídeos aulas do Finale 2006 também servem para o Finale 2009 e vice-versa. Ou seja, as vídeo aulas são complementares.


Aula 269 - Parte 1 - Primeiros passos no Finale - 13:14 minutos




Aula 270 - Parte 2 - Maneiras de se colocar notas musicais no finale - 1:31 minutos




Aula 271 - Parte 3 - Modificar o tipo de compasso no início da música - 0:42 minutos




Aula 272 - Parte 4 - Modificar o tipo de compasso no decorrer da música - 0:24 minutos




Aula 273 - Parte 5 - Modificar a armadura de clave no início da música - 0:45 minutos





Aula anterior Próximas aulas


Finale 2006 - Editor de Música 03


Aula 264 - Parte 11 - Vídeo Aula Finale - Aula 11 - 7:08 minutos




Aula 265 - Parte 12 - Vídeo Aulas Finale - Aula 12 Letras em canções 1 - 6:32 minutos




Aula 266 - Parte 13 - Vídeo Aulas Finale - Aula 13 Letras em canções 2 - 5:24 minutos




Aula 267 - Parte 14 - Vídeo Aulas Finale - Exemplo 1 - 10:00 minutos




Aula 268 - Parte 15 - Vídeo Aulas Finale - Exemplo 2 - 9:32 minutos





Aula anterior Próximas aulas


Finale 2006 - Editor de Música 02


Aula 259 - Parte 6 - Vídeo Aulas Finale - Aula 6 - 6:59 minutos




Aula 260 - Parte 7 - Vídeo Aula Finale - Aula 7 - 9:59 minutos




Aula 261 - Parte 8 - Vídeo Aula Finale - Aula 8 - 7:18 minutos




Aula 262 - Parte 9 - Vídeo Aula Finale - Aula 9 - 8:13 minutos




Aula 263 - Parte 10 - Vídeo Aula Finale - Aula 10 - 10:00 minutos





Aula anterior Próximas aulas


Finale 2006 - Editor de Música 01


Assista às seguintes vídeo aulas sobre o Finale na versão 2006. Observe que a maioria dos procedimentos servem para as versões mais novas do software.


Aula 254 - Parte 1 - Vídeo Aulas Finale - Aula 1 - 6:00 minutos




Aula 255 - Parte 2 - Vídeo Aulas Finale - Aula 2 - 2:59 minutos




Aula 256 - Parte 3 - Vídeo Aulas Finale - Aula 3 - 6:13 minutos




Aula 257 - Parte 4 - Vídeo Aula Finale - Aula 4 - 5:57 minutos




Aula 258 - Parte 5 - Vídeo Aulas Finale - Aula 5 - 5:31 minutos





Aula anterior Próximas aulas


terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Vídeoaulas de teclado 2


F - Teclado


Curso de Educação Musical - UFSCar
Profa. Adriana Mendes e Prof. Glauber Santiago
Participação da aluna Larissa


Aula 233 até Aula 253 - Disciplina Teclado - Videoaula (Playlist 21 vídeos)





Aula anterior Próximas aulas



Videoaulas de teclado 1

F - Teclado


Curso de Educação Musical - UFSCar
Profa. Adriana Mendes e Prof. Glauber Santiago
Participação da aluna Larissa


Aula 202 até Aula 232 - Disciplina Teclado - Videoaula (31 vídeos)







Aula anterior Próximas aulas



E - Harmonia "popular"


Cifragem popular


Estruturação e Percepção Musical 2 - Curso de Educação Musical - UFSCar.
Vídeo aula 4 - Cifras.
Texto: prof. Eduardo Fiorussi.
Apresentação: Prof. Glauber Santiago.
Realização: SEaD, UAB, CAPES.


Aula 196 - EPM2 - Vídeo aula 4 - Cifras - 9:14 minutos




Suplemento teórico ao vídeo

------------------------------------

Significado de símbolos na cifragem
Acordes: A (lá), B (si), C (dó), D (ré), E (mi), F (fá), G (sol), A (lá)
X é uma tríade maior
Xm é uma tríade menor
Notas adicionais ou alterações na tríade
2 - segunda maior
4 - quarta justa
b5 - quinta diminuta
#5 - quinta aumentada
6 - sexta maior
7 - sétima menor
Maj7 - sétima maior
b9 -- nona' menor
9 - nona maior
#9 - décima menor
11 - décima primeira justa
#11 - décima primeira aumentada
b13 - décima terceira menor
13 - décima terceira maior
Resumo: 2, 4, 5, 6, 9, 11 e 13 são todas maiores ou justas. 7 é menor
Obs.:
(#5) significa quinta aumentada e não que tem um sustenido na quinta do acorde.
b9 significa nona menor e não que tem um bemol na nona do acorde.
Use Xdim ou Xº para as tríades diminutas e Xdim7 ou Xº7 para as tétrades diminutas.



Exercícios com notas das tétrades


Estruturação e Percepção Musical 2 - Curso de Educação Musical - UFSCar.
Prof. Glauber Santiago.

O vídeo abaixo trabalha a identificação das notas das tétrades de dó maior, ré maior e sib maior.

Aula 197 - Parte 1 - Vídeo aula 8 (Vídeo Exercício 3) - 12:16 minutos




Suplemento teórico ao vídeo

-----------------------------------------

Tétrades diatônicas de dó maior
IMa7 - CMaj7 (dó, mi, sol, si)
IIm7 - Dm7 (ré, fá, lá, dó)
IIIm7 - Em7 (mi, sol, si, ré)
IVMa7 - FMaj7 (fá, lá, dó, mi)
V7 - G7 (sol, si, ré, fá)
VIm7 - Am7 (lá, dó, mi, sol)
VIIm7(b5) - Bm7(b5) (si, ré, fá, lá)

Tétrades diatônicas de ré maior
IMa7 - DMaj7 (ré, fá#, lá, dó#)
IIm7 - Em7 (mi, sol, si, ré)
IIIm7 - F#m7 (fá#, lá, dó#, mi)
IVMa7 - GMaj7 (sol, si, ré, fá#)
V7 - A7 (lá, dó#, mi, sol)
VIm7 - Bm7 (si, ré, fá#, lá)
VIIm7(b5) - C#m7(b5) (dó#, mi, sol, si)

Tétrades diatônicas de sib maior
IMa7 - BbMaj7 (sib, ré, fá, lá)
IIm7 - Cm7 (dó, mib, sol, sib)
IIIm7 - Dm7 (ré, fá, lá, dó)
IVMa7 - EbMaj7 (mib, sol, sib, ré)
V7 - F7 (fá, lá, dó, mib)
VIm7 - Gm7 (sol, sib, ré, fá)
VIIm7(b5) - Am7(b5) (lá, dó, mib, sol)



O vídeo abaixo trabalha a identificação das notas de acordes cifrados variados.

Aula 198 - Parte 2 - Vídeo aula 9 (Vídeo Exercício 4) - 7:19 minutos





O vídeo abaixo trabalha a identificação das notas de acordes cifrados variados mais complexos.

Aula 199 - Parte 3 - Vídeo aula 11 (Vídeo Exercício 6) - 9:02 minutos





Tríades de tétrades no campo harmônico maior


Aula 200 - Estruturação e Percepção Musical 2 - Curso de Educação Musical - UFSCar. Vídeo aula 5 (Vídeo Exercício 1) - 15:13 minutos





V7 secundárias


Estruturação e Percepção Musical 2 - Curso de Educação Musical - UFSCar

O vídeo abaixo trabalha os V7 secundários em dó maior, fá maior, sol maior, dó menor, mi menor e ré menor.


Aula 201 - EPM2 - Vídeo aula 12 (Vídeo Exercício 7) - 22:15 minutos




Suplemento teórico ao vídeo

-----------------------------------------

Dominantes secundárias tipo V7 para acordes

- Indicações gerais para o campo harmônico diatônico maior:

V7/IIm7 é o VI7 que prepara o acorde do II grau
V7/IIIm7 é o VII7 que prepara o acorde do III grau
V7/IVMa7 é o I7 que prepara o acorde do IV grau
V7/V7 é o II7 que prepara o acorde do V grau
V7/VIm7 é o III7 que prepara o acorde do VI grau
Obs.:
a) Para o IMa7 não há dominante secundária pois o seu V7 seria a dominante como função principal e não secundária na tonalidade.
b) Para o VIIm7(b5) não há dominante secundária pois não se usa preparar com dominantes secundárias acordes com quinta diminuta. Muitas vezes, neste caso se utiliza como substituição desta preparação o acorde V7 uma quarta aumentada abaixo do VII em questão.

V7 secundários no campo harmônico diatônico de dó maior
A7/Dm7
B7/Em7
C7/FMaj7
D7/G7
E7/Am7

V7 secundários no campo harmônico diatônico de fá maior
A7/Dm7
B7/Em7
C7/FMaj7
D7/G7
E7/Am7

V7 secundários no campo harmônico diatônico de sol maior
A7/Dm7
B7/Em7
C7/FMaj7
D7/G7
E7/Am7

- Indicações gerais para o campo harmônico menor:

V7/bIIMaj7 é o bVI7 que prepara o acorde do bII
V7/bIIIMaj7 é o bVII7 que prepara o acorde do bIII
V7/IVm7 ou IV7 é o I7 que prepara o acorde do IV grau
V7/V7 é o II7 que prepara o acorde do V grau
V7/bVIMaj7 é o bIII7 que prepara o acorde do bVI
V7/bVIIMaj7 é o F7 que prepara o acorde do bVI

V7 secundários no campo harmônico de dó menor
Ab7/DbMaj7
Bb7/EbMaj7
C7/Fm7 ou F7
D7/G7
Eb7/AbMaj7
F7/Bb7

V7 secundários no campo harmônico de mi menor
C7/FMaj7
D7/GMaj7
E7/Am7 ou A7
F#7/B7
G7/CMaj7
A7/D7

V7 secundários no campo harmônico de ré menor
Bb7/EbMaj7
C7/FMaj7
D7/Gm7 ou G7
E7/A7
F7/BbMaj7
G7/C7



Aula anterior Próximas aulas



6. Encadeamento de acordes


D - Harmonia tradicional



Explanação inicial sobre encadeamentos de tríades em estado fundamental com notas comuns.

Aula 189 - Parte 1 - Encadeamento de tríades em estado fundamental com notas comuns - 8:50 minutos




Aula 190 - Parte 2 - Encadeamento de tríades em estado fundamental com notas comuns - 10:02 minutos





Encadeamento de tríades em estado fundamental com notas comuns e sem a utilização da tríade do sétimo grau. Exemplos iniciais em Dó maior.


Aula 191 - Parte 3 - Encadeamento de tríades: Exemplos iniciais em Dó maior - 7:41 minutos




Aula 192 - Parte 4 - Encadeamento de tríades: Exemplos iniciais em Dó maior - 9:19 minutos




Aula 193 - Parte 5 - Encadeamento de tríades: Exemplos iniciais em Dó maior - 9:55 minutos





Encadeamento de tríades consonantes no estado fundamental e na primeira inversão, com notas comuns.

Aula 194 - Parte 6 - Encadeamentos no estado fundamental e na 1ª inversão - 9:21 minutos




Aula 195 - Parte 7 - Encadeamentos no estado fundamental e na 1ª inversão - 9:03 minutos

Errata: No caso 9 eu me confundi e troquei o VI pelo III, então considerem no caso 9 III6 no lugar de VI6.





5. Sobreposição de vozes


D - Harmonia tradicional



Aula 187 - Parte 1 - Sobreposição de Vozes - 8:45 minutos




Aula 188 - Parte 2 - Sobreposição de Vozes - 3:11 minutos





Aula anterior Próximas aulas



4. Cruzamento de vozes


D - Harmonia tradicional



Aula 186 - Cruzamento de Vozes - 8:07 minutos





Aula anterior Próximas aulas



3. Movimento relativo entre vozes


D - Harmonia tradicional



Aula 184 - Parte 1 - Treinamento da visualização do movimento entre as vozes - 3:55 minutos




Aula 185 - Parte 2 - Treinamento da visualização do movimento entre as vozes - 5:02 minutos





Aula anterior Próximas aulas



2. Tessitura das vozes


D - Harmonia tradicional



Maximinivídeo: Tessituras das vozes soprano, contralto, tenor e baixo. Esta é uma referência para a escrita a 4 vozes no estudo da Harmonia Tradicional. Prof. Glauber Santiago .

Referência para tessituras indicadas. SCHOENBERG, Arnold. Exercícios preliminares em contraponto. Tradução de Eduardo Seincman -- São Paulo: Via Lettera, 2001.


Aula 181 - Parte 1 - Tessituras das vozes soprano, contralto, tenor e baixo - 5:12 minutos




Aula 182 - Parte 2 - Verificação da tessitura das vozes em peça com tonalidade modificada para cima - 8:56 minutos




Aula 183 - Parte 3 - Verificação da tessitura das vozes em peça com tonalidade modificada para baixo - 8:35 minutos





Aula anterior Próximas aulas



1. Visualização de acordes


D - Harmonia tradicional



Aula 179 - Parte 1 - Treinamento: Visualização de acordes em na escrita a 4 vozes em dó maior - 8:42 minutos




Aula 180 - Parte 2 - Treinamento: Visualização de acordes na escrita a 4 vozes em vários tons maiores - 8:08 minutos




Aula anterior Próximas aulas



segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

3. Estruturação e Percepção Musical 2


Aula 159 até Aula 175 - Lista com 17 vídeos






Identificação de intervalos


Estruturação e Percepção Musical 2 - Curso de Educação Musical - UFSCar
O vídeo trabalha a identificação dos intervalos a partir da nota dó.

Aula 176 - Parte 1 - EPM2 - Vídeo aula 6 (Vídeo Exercício 1) - 10:36 minutos




Suplemento teórico ao vídeo

-----------------------------

Semitons nos intervalos


Primeira: justa (0), aumentada (1)
Segunda: maior (2), menor (1), aumentada (3), diminuta (0)
Terça: maior (4), menor (3), aumentada (5), diminuta (1)
Quarta: justa (5), aumentada (6), diminuta (4)
Quinta: justa (7), aumentada (8), diminuta (6)
Sexta: maior (9), menor (8), aumentada (10), diminuta (8)
Sétima: maior (11), menor (10), aumentada (12), diminuta (9)
Oitava: justa (12), aumentada (13), diminuta (11)



Estruturação e Percepção Musical 2 - Curso de Educação Musical - UFSCar
O vídeo trabalha a identificação dos intervalos a partir de varias notas.


Aula 177 - Parte 2 - EPM2 - Vídeo aula 7 (Vídeo Exercício 2) - 19:56 minutos




Estruturação e Percepção Musical 2 - Curso de Educação Musical - UFSCar
O vídeo trabalha a identificação dos intervalos a partir da nota dó de forma mais complexa.

Aula 178 - Parte 3 - EPM2 - Vídeo aula 10 (Vídeo Exercício 5) - 6:26 minutos





Aula anterior Próximas aulas


 

2. Acordes


C - Teoria Musical Básica



O vídeo abaixo versa sobre o assunto:

Aula 158 - MMV: Definição, diferenciação e identificação de tríades e tétrades - 9:55 minutos





Aula anterior Próximas aulas


1. Escalas e Armaduras de Clave


C - Teoria Musical Básica


Escalas diatônicas maiores e Armaduras de clave para tons maiores
Explanação da formação de cada uma delas


Aula 154 - Parte 1 - Dó maior e Sol Maior - 7:42 minutos




Aula 155 - Parte 2 - Ré maior e Lá Maior - 6:09 minutos




Aula 156 - Parte 3 - de Mi maior a Dó# Maior - 5:34 minutos




Aula 157 - Parte 4 - de Dó maior a Dób Maior





domingo, 27 de dezembro de 2015

2. Duetos para xilofone Orff - 04


B - Vídeo-partituras



Aula 148 - Vídeo 16 - MMV: Dueto para Xilofone Orff 16 - 1:25 minutos




Aula 149 - Vídeo 17 - MMV: Dueto para Xilofone Orff 17 - 1:15 minutos




Aula 150 - Vídeo 18 - MMV: Dueto para Xilofone Orff 18 - 1:21 minutos




Aula 151 - Vídeo 19 - MMV: Dueto para Xilofone Orff 19 - 1:52 minutos





Aula 152 - Vídeo 20 - MMV: Dueto para Xilofone Orff 20 - 1:29 minutos




Aula 153 - Vídeo 21 - MMV: Dueto para Xilofone Orff 21 - 1:04 minutos





Aula anterior Próximas aulas

2. Duetos para xilofone Orff - 03


B - Vídeo-partituras



Aula 143 - Vídeo 11 - MMV: Dueto para Xilofone Orff 11 - 1:35 minutos




Aula 144 - Vídeo 12 - MMV: Dueto para Xilofone Orff 12 - 1:36 minutos




Aula 145 - Vídeo 13 - MMV: Dueto para Xilofone Orff 13 - 1:39 minutos




Aula 146 - Vídeo 14 - MMV: Dueto para Xilofone Orff 14 - 1:12 minutos




Aula 147 - Vídeo 15 - MMV: Dueto para Xilofone Orff 15 - 1:15 minutos





Aula anterior Próximas aulas


 

2. Duetos para xilofone Orff - 02


B - Vídeo-partituras



Aula 138 - Vídeo 06 - MMV: Dueto para Xilofone Orff 06 - 1:32 minutos




Aula 139 - Vídeo 07 - MMV: Dueto para Xilofone Orff 07 - 1:07 minutos




Aula 140 - Vídeo 08 - MMV: Dueto para Xilofone Orff 08 - 1:32 minutos




Aula 141 - Vídeo 09 - MMV: Dueto para Xilofone Orff 09 - 1:39 minutos




Aula 142 - Vídeo 10 - MMV: Dueto para Xilofone Orff 10 - 1:58 minutos





Aula anterior Próximas aulas

2. Duetos para xilofone Orff - 01


B - Vídeo-partituras



Aula 133 - Vídeo 01 - MMV: Dueto para Xilofone Orff 01 - 1:02 minutos




Aula 134 - Vídeo 02 - MMV: Dueto para Xilofone Orff 02 - 1:13 minutos




Aula 135 - Vídeo 03 - MMV: Dueto para Xilofone Orff 03 - 1:18 minutos




Aula 136 - Vídeo 04 - MMV: Dueto para Xilofone Orff 04 - 1:11 minutos




Aula 137 - Vídeo 05 - MMV: Dueto para Xilofone Orff 05 - 1:05 minutos





Aula anterior Próximas aulas

sábado, 26 de dezembro de 2015

B - Vídeo-partituras - 4


1. Melodias Bach Remix



Aula 128 - Vídeo 16 - Coral J. S. Bach 12 Puer natus in Bethlehem - 1:06 minutos




Aula 129 - Vídeo 17 - Coral J. S. Bach 08 Freuet euch, ihr Christen - 1:11 minutos




Aula 130 - Vídeo 18 - Coral J. S. Bach 07 Nun lob', mein' Seel',den Herren - 1:24 minutos




Aula 131 - Vídeo 19 - Coral J. S. Bach 06 Christus, der ist mein Leben - 0:51 minutos




Aula 132 - Vídeo 20 - Coral J. S. Bach 01 Aus meines Herzens Grunde - 1:10 minutos





Aula anterior Próximas aulas

B - Vídeo-partituras - 3


1. Melodias Bach Remix


Aula 123 - Vídeo 11 - Coral J. S. Bach 26 O Ewigkeit, du Donnerwort - 0:47 minutos




Aula 124 - Vídeo 12 - Coral J. S. Bach 25 Wo soll ich fliehen hin - 1:30 minutos




Aula 125 - Vídeo 13 - Coral J. S. Bach 19 Ich hab' mein' Sach Gott - 1:10 minutos




Aula 126 - Vídeo 14 - Coral J. S. Bach 18 Gottes Sohn ist Kommen - 0:58 minutos




Aula 127 - Vídeo 15 - Coral J. S. Bach 17 Erschienen ist der herrliche Tag - 0:55 minutos





Aula anterior Próximas aulas


B - Vídeo-partituras - 2


1. Melodias Bach Remix


Aula 118 - Vídeo 06 - Coral J. S. Bach 45 Kommt her zu mir, spricht - 1:02 minutos




Aula 119 - Vídeo 07 - Coral J. S. Bach 39 Ach was soll ich Sünder machen - 0:55 minutos




Aula 120 - Vídeo 08 - Coral J. S. Bach 36 Nun bitten wir den heiligen Geist - 1:00 minuto




Aula 121 - Vídeo 09 - Coral J. S. Bach 30 Jesus Christus, unser Heiland - 1:18 minutos




Aula 122 - Vídeo 10 - Coral J. S. Bach 28 Nun Komm, der Heinden Heiland - 1:12 minutos





Aula anterior Próximas aulas


B - Vídeo-partituras - 1


1. Melodias Bach Remix


Melodias de Corais de J. S. Bach Arranjado e produzido em versão Remix por Glauber Santiago

O objetivo pedagógico é proporcionar ao iniciante na leitura musical um acompanhamento lúdico para que ele possa praticar leitura de notas ou solfejo.

Não estão organizados por ordem de dificuldade, apenas por sequência.

Aula 113 - Vídeo 01 - Coral J. S. Bach 50 In allen meinen Thaten - 1:16 minutos




Aula 114 - Vídeo 02 - Coral J. S. Bach 49 Mit Fried' und fahr' ich dahin 1:14 minutos




Aula 115 - Vídeo 03 - Coral J. S. Bach 48 Ach wie nichtig, ach wie flüchtig - 1:10 minutos




Aula 116 - Vídeo 04 - Coral J. S. Bach 47 Vater unser im Himmelreich - 1:06 minutos




Aula 117 - Vídeo 05 - Coral J. S. Bach 46 Vom Himmel hoch da komm'ich her - 1:09 minutos





Aula anterior Próximas aulas


quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

9. Solfejo


São notas da escala diatônica de dó maior utilizados no solfejo. Estas aulas na realidade são exercícios para o aluno cantar juntamente com o computador e assim praticar o solfejo das notas.

Está é uma lista de reprodução com os seis vídeos produzidos:


Baixe a partitura em pdf: Solfejo aulas de 1 a 6.pdf (66k)


Aula 107 - Parte 1 - MMV Solfejo Vol.1 - Aula 1 - 9:04






Aula 108 - Parte 2 - MMV - Solfejo Vol.1. Aula 2 - 8:11 minutos




Aula 109 - Parte 3 - MMV - Solfejo Vol.1. Aula 3 - 8:14 minutos




Aula 110 - Parte 4 - MMV - Solfejo Vol.1. Aula 4 - 4:19 minutos




Aula 111 - Parte 5 - MMV - Solfejo Vol.1. Aula 5 - 9:58 minutos




Aula 112 - Parte 6 - MMV - Solfejo Vol.1. Aula 6 - 10:00 minutos




Aula anterior Próximas aulas



sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

8. Leitura de semicolcheias


Aula 100 - Parte 1a - MMV: Introdução à Leitura de semicolcheias compasso 2x4 - 7:04 minutos




Aula 101 - Parte 1b - MMV: Introdução à Leitura de semicolcheias compasso 2x4 - 9:53 minutos




Aula 102 - Parte 2a - MMV: Introdução à Leitura de semicolcheias compasso 3x4 - 10:11 minutos




Aula 103 - Parte 2b - MMV: Introdução à Leitura de semicolcheias compasso 3x4 - 12:00 minutos




Aula 104 - Parte 3 - MMV: Introdução à Leitura de semicolcheias compasso 4x4 - 13:42 minutos




Aula 105 - Parte 4a - Leitura de semicolcheias Exemplificação: Até amanhã de Noel Rosa - 14:18 minutos




Aula 106 - Parte 4b - Leitura de semicolcheias Exemplificação: Até amanhã de Noel Rosa - 3:24 minutos





Aula anterior Próximas aulas

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

7. Leitura de colcheias


Explanação sobre o tema

1-Aprenda aqui como ler colcheias em compassos simples (2/4, 3/4 e 4/4).


Aula 94 - Parte 1 - Leitura básica de colcheia em compasso simples - 6:03 minutos




EXEMPLIFICAÇÕES



Aula 95 - Parte 2 - MMV: Exemplificação de Leitura de colcheias em compasso 2 por 4 (Casinha pequenina) - 6:38 minutos 




Aula 96 - Parte 3 - MMV: Exemplificação de Leitura de colcheias em compasso 3 por 4 (Acorda Adalgisa) - 10:00 minutos




Aula 97 - Parte 4 - MMV: Exemplificação de Leitura de colcheias em compasso 4 por 4 (Canto do cisne) - 9:36 minutos




2-Aprenda aqui como se ler colcheias em compassos compostos


Aula 98 - Parte 5a - MMV: Exemplificação de Leitura de colcheias em compasso 6 por 8 - 8:20 minutos




Aula 99 - Parte 5b - MMV: Exemplificação de Leitura de colcheias em compasso 6 por 8 - 3:42 minutos





Aula anterior Próximas aulas



6. Memorização de notas nas claves de Sol e de Fá


Nesta série de exercícios você treinará a leitura simultânea nas claves de sol de de fá na quarta linha.


Utilizou-se o termo "inter claves" para designar as notas que se localizam na região grave da clave de sol e aguda na clave de fá. Este termo não é um termo técnico foi apenas a designação dada a estes vídeos.

Aula 88 - Parte 1 - Memorização e Treinamento: Notas inter claves sol e fá - Lento - 2:06 minutos




Aula 89 - Parte 2 - Memorização e Treinamento: Notas inter claves sol e fá - Médio - 1:48 minutos




Aula 90 - Parte 3 - Memorização e Treinamento: Notas inter claves sol e fá - Rápido - 1:30 minutos




Aula 91 - Parte 4 - Memorização e Treinamento: Notas na escrita a 4 vozes - Lento - 3:40 minutos




Aula 92 - Parte 5 - Memorização e Treinamento: Notas na escrita a 4 vozes - Médio - 2:55 minutos




Aula 93 - Parte 6 - Memorização e Treinamento: Notas na escrita a 4 vozes - Rápido - 2:21 minutos





Aula anterior Próximas aulas