Estudos Musicais



Você quer conhecer a Teoria Musical? 

Como representar graficamente fórmulas de compasso, notas musicais que representam o som, ritmo, dinâmica na música que representa o sentimento do compositor utilizando palavras italianas como: p, pp, f, ff, mezzo forte. Também os andamentos da música que mostram a sua velocidade como: ben ritenuto, senza ritard., molto animato, animato, andante, allegro, allegretto, etc.

Aqui você encontrará isso tudo e muito mais. Aguardem que estou desenvolvendo, já tenho apostila de minha autoria que preciso adaptar para a web. Em breve terão aulas de música gratuitas. Aprendera alguns segredos de como tirar música de ouvido, organizar uma banda, administrar ensaios, shows, etc.

A teoria é por minha conta, já o instrumento é por sua conta - você é quem escolhera o seu instrumento. A teoria serve para qualquer instrumento que existe no mundo, inclusive o seu instrumento vocal.

Adiantando, estou disponibilizando alguns artigos e filmes:


A MELHOR VÍDEO-AULA PARA QUALQUER UM APRENDER A LER PARTITURA - Achei interessante este vídeo que poderá te dar uma ideia sobre a interpretação dos signos musicais.

A evolução da música desde o começo do mundo - Um vídeo histórico muito divertido com desenhos que são desenvolvidos neste vídeo pelo espanhol Pablo Morales de Los Rios que mostra a história da música desde seu nascimento até o surgimento da música eletrônica de bandas como New Order e dos sintetizadores do Chemical Brothers.

A Música na Pré-História e Antigas civilizações - Na pré-história não se tem muitas informações, apenas conjecturas, mas alguns arqueólogos fizeram descobertas devido a estudos dos desenhos nas cavernas e estudos das escritas dos povos antigos, ainda encontraram instrumentos de ossos comprovando que os homens daquela época já utilizavam a música. Aqui começara a sua primeira aula sobre a História da Música. O próximo link abaixo, você terá a continuação de toda a história da música pela UNESP.

Cursos Unesp - História da Música II - Um curso completo em vídeos do Departamento de Música da UNESP - Universidade do Estado de São Paulo, disponibilizado pela UNIVESP TV (Universidade Virtual do Estado de São Paulo TV). Nele você tem 11 aulas divididas em partes. A professora Dorotéa Kerr é quem ministra as aulas, filmadas em sala de aula. Ela aborda a história da música desde o Romantismo até o Dodecafonismo e Serialismo. É um curso superior, aproveite.

História da Música - Alguns detalhes da história musical - Saiba o que se passou da Grécia antiga ao barroco. Descubra também o desenvolvimento da música de concerto durante os séculos, ainda vai saber mais sobre os períodos clássico e romântico e, sobre os compositores marcantes da época. Conheça também a música revolucionária do século 20. Vai conhecer tudo da filosofia grega à música medieval.

Teoria Musical - Aprenda a ler partituras - Um dos cursos têm três (3) vídeos acompanhados de apostilas em PDF. Tem mais dois (2) vídeos - um com aula sobre os intervalos, também com apostila e outro que achei muito interessante: Tem um professor dando aula em uma lousa. Estes vídeos poderão ajuda-lo a aprender ou até aperfeiçoar vocês músicos que tocam de ouvido e podem se aventurar neste caminho infindável e divertido da música.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.