sábado, 29 de agosto de 2015

1968 - Ilha de Wight Festival - Inglaterra 01



O Festival da Ilha de Wight - (The Isle of Wight Festival) é um festival musical que acontece anualmente na Ilha de Wight, Inglaterra. Foi realizado originalmente entre 1968 e 1970, respectivamente em Ford Farm (próximo a Godshill), Wootton e Afton Down (próximo a Freshwater). A sua terceira edição de 1970 foi de longe a maior e mais famosa dos primeiros festivais desse estilo, este mega-evento britânico chegou a reunir 600 mil pessoas nesta edição. No lineup, Chicago, The Doors, The Who, Miles Davis e Jimi Hendrix, em uma de suas últimas apresentações antes de morrer. Após três décadas de silêncio, a ilha na costa sul da Inglaterra voltou a sediar o festival de música em 2002, e desde então anualmente a Ilha de Wight vira palco de grandes shows no mês de junho - ao lado de eventos como caminhadas de terceira idade e competições de regatas.

O evento foi retomado em 2002 no Seaclose Park, um local de recreação nos arredores de Newport. Tem sido realizado anualmente desde então.


Detalhes do festival


1968


Realizado em: 31 de agosto e 1 de setembro de 1968
Público: 10,000 pessoas (aproximadamente)
Local: Ford Farm, próximo a Godshill
Banda principal: Jefferson Airplane
Outras bandas: Arthur Brown, The Move, T. Rex, Smile, Fairport Convention, The Nice, Plastic Penny, Aynsley Dunbar e The Pretty Things.


Obs: "Não encontrei nenhum vídeo".


1969


Neste que foi o segundo ano do evento, os irmão Foulk tentaram persuadir Bob Dylan durante seis meses antes deste festival para ele ser o grande nome nele. Dylan se recuperava de um acidente e não via motivo para fazer seu show de retorno em uma ilha desconhecida. Ray Foulk então viajou para Nova York atrás do músico e mostrou-lhe um filme que destacava as belezas naturais e a história literária da ilha. Dylan ficou maravilhado com a ideia de tocar na terra do poeta inglês Lord Tennyson e aceitou o convite.

Realizado em: 30 e 31 de agosto de 1969
Público: 150,000 (aproximadamente)
Local: Wootton
Grupos principais: Bob Dylan, The Who
Outras bandas: The Band, Joe Cocker, Free, Richie Havens, Marsha Hunt, King Crimson, The Moody Blues, The Nice, Tom Paxton, Pentangle e The Pretty Things


ISLE OF WIGHT FESTIVAL (1969) - Official HQ "Beat-Club" Live Concert Video Montage Segment | © 1969



1970


Realizado em: 26 a 30 de agosto de 1970
Público: 600,000 (aproximadamente)
Local: Afton Down
Bandas principais: Redbone (quarta-feira), Tony Joe White (quinta-feira), Procol Harum (sexta-feira), The Doors e The Who (sábado), Jimi Hendrix e Joan Baez (domingo).
Outras bandas: Rosalie Sorrels, Kris Kristofferson, Mighty Baby, Judas Jump, Kathy Smith (quarta-feira), Supertramp, Black Widow, The Groundhogs (quarta-feira), Fairfield Parlour, Lighthouse, Melanie, Chicago, Taste, Family, Cactus (quinta-feira), Sly and the Family Stone, Free, Joni Mitchell, Ten Years After, Emerson, Lake And Palmer, Miles Davis, Mungo Jerry, John Sebastian, Cat Mother (sábado), Moody Blues, Jethro Tull, Leonard Cohen, Richie Havens, Pentangle, Donovan e Tiny Tim (domingo).


Fator Jimi Hendrix

Em 1970, o palco do Isle of Wight foi o local do penúltimo show da vida de Jimi Hendrix - morto um mês depois. A presença do deus da guitarra trouxe uma onda de bandas e músicos como The Who, The Doors (no vídeo bem abaixo), Joni Mitchell, Miles Davis, Joan Baez e Leonard Cohen. Este é considerado o melhor e também o último ano do Isle of Wight original, que contou com mais de meio milhão de hippies dançando pela ilha nos cinco dias de evento, número maior do que o público do Woodstock.

O monstro da ilha

A comoção foi tão grande na edição de 1970 que uma multidão sem ingressos passou por cima das grades de proteção. Em 1º de setembro de 1970, Ron Foulk deu seu recado: “Esse foi o último Isle of Wight. Começou como um sonho lindo, mas saiu do controle e se tornou um monstro”. No ano seguinte, o Parlamento Britânico aprovou a “Lei Isle of Wight”, que proíbe eventos com mais de cinco mil pessoas na ilha sem uma licença especial.

Da platéia ao palco

Gilberto Gil e Caetano Veloso, na época exilados em Londres, foram assistir a Jimi Hendrix e Miles Davis em 1970. O show de Miles, com apenas uma música chamada Call it Anything, tinha o brasileiro Airto Moreira na percussão. Ao fim da música, ouviu-se ao microfone: “Os músicos brasileiros Gilberto Gil e Caetano Veloso estão convidados por Miles Davis para ir ao backstage!”. O chamado foi feito pelo percussionista Airto que avistou os músicos na platéia e apresentou Miles Davis aos tropicalistas. apresentaram-se no segundo dia, sendo os únicos brasileiros a apresentarem-se na Ilha de Wight, representando a Tropicália. No terceiro dia do festival, Gil e Caetano se apresentaram no palco com mais de uma dezena de brasileiros, incluindo Gal Costa e os músicos d’A Bolha. O grupo protagonizou cenas que envolviam uma roupa coletiva de plástico vermelho, criação de uma artista plástica francesa, e vários ficaram nus no palco ao fim do show.

A apresentação do THE DOORS no Isle of Wight Festival é considerada uma das mais antológicas da banda e ficou marcada como uma das últimas aparições de JIM MORRISON, que viria a falecer menos de um ano depois.


Isle Of Wight Festival 1970


Vejam este filme se puder, pois não consegui encontrar: “Message to Love – The Isle of Wight Festival”.


2002


O festival ressurgiu em 2002 com nova configuração, no Seaclose Park, um local de recreação nos arredores de Newport, capital da ilha. (Não encontrei nenhum filme deste ano)


2003


IOW Festival 2003



2004


The Who Isle Of Wight 2004



2005


Faithless Insomnia Isle of Wight Festival Live 2005



Veja os anos de 2006 em diante...
ou
Volte ao festival anterior: 1967 - Montreux Jazz Festival - Suíça

Anterior           01           02           Próxima



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.