quarta-feira, 2 de setembro de 2015

1971 - Roskilde Festival - Dinamarca


ROSKILDE - A resposta dinamarquesa a Glastonbury é destaque do calendário europeu. Assim como seu equivalente inglês, Roskilde tem origem hippie (foi fundado em 71), mas é hoje um evento milionário com todo tipo de artista. Sua edição de 2009 contou 110 mil frequentadores. Assim como em Glasto, às vezes chove muito e a lama toma conta. Para muita gente, é aí que tá a graça.


Este evento é um dos três maiores festivais de música pop na Europa. Foi criado em 1971 por dois estudantes, Mogens Sandfær e Jesper Switzer Møller, e o promotor de eventos Carl Fischer. Em 1973 o festival passou a ser organizado pela Sociedade do Festival de Roskilde (Foreningen Roskilde Festival em dinamarquês), que desde então administra o festival como uma organização sem fins lucrativos para o "desenvolvimento da música, cultura e humanismo".

Roskilde Festival rocks


O festival acontece anualmente durante quatro dias no final de junho ao sul de Roskilde, antiga capital da Dinamarca, a cerca de trinta quilômetros de Copenhague. É o primeiro festival dinamarquês voltado à música, originalmente destinado aos hippies, mas que atualmente abrange toda a música popular jovem da Escandinávia e o resto da Europa ocidental.

O acampamento tradicionalmente abre no último domingo de junho, a partir do qual começam apresentações de bandas menos famosas e os eventos paralelos à música. O festival começa oficialmente na quinta-feira seguinte e dura quatro dias.

Até meados da década de 1990 o festival recebia em sua maioria o público escandinavo, mas desde então, com o aumento do número de artistas de outras línguas, o festival tem atraído cada vez mais um público internacional, principalmente alemães, britânicos e australianos.

Desde 1998 um evento tem ganhado cada vez mais atenção no festival. No sábado ocorre uma corrida com cerca de 20 concorrentes, divididos por gênero e o vencedor é aquele que completa três voltas em torno do prédio da rádio completamente nu, e recebe como prêmio um ingresso para o festival do ano seguinte.

Apesar das medidas de segurança, em festivais de grande porte sempre acontecem algumas ocorrências, como furtos e acidentes. Ainda assim, o festival é considerado seguro, sem maiores acidentes. No entanto, na edição de 2000, nove pessoas morreram em decorrência de esmagamentos no meio do público durante uma apresentação do grupo Pearl Jam no palco principal. Após essa tragédia, medidas de segurança foram tomadas para a edição posterior, além disso foi construído um memorial em homenagem às vítimas em um local próximo ao palco principal, ali foram plantadas nove árvores e uma pedra com a inscrição "Como somos frágeis" (no original How Fragile We Are) foi deixada como lembrança.


Pearl Jam Roskilde Tragedy (PJ20) (sub. español) Ano: 2000



As principais atrações musicais são representantes de estilos como heavy metal, hip hop, música eletrônica e rock, mas um dos objetivos do festival é promover artistas novos e alternativos, os quais tem uma tenda exclusiva. Uma das tradições do festival é ter como apresentação de abertura uma nova banda dinamarquesa no palco principal no primeiro dia do festival. Outra característica é a tenda de world music, estrategicamente localizada para que as pessoas ao redor parem para ouvir.

Além da música, o festival abriga atrações diversas como peças teatrais, competições artísticas e outros eventos paralelos.


2014


Jack White Roskilde Festival 2014




2015


Roskilde Festival Graffiti Mural 4K



Are you ready to kick-start Roskilde Festival 2015?




Veja o próximo festival: 1971 - Reading Festival - Inglaterra
ou
Volte ao festival anterior: 1971 Festival de Verão de Guarapari - ES


Fontes:
Vírgula
Top 10 Mais
Wikipedia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.