sexta-feira, 11 de setembro de 2015

1990 - Tribal Gathering - Califórnia - USA


1990



TRIBAL GATHERING - Hoje, a Europa tem pencas de festivais de música eletrônica, como Creamfields, Melt, Awakenings e Monegros. Todos devem alguma coisa ao inglês Tribal que, no começo dos anos 90, foi o primeiro a trazer a rave para um formato de festival, com palcos variados e estrutura profissional. O mesmo caminho que vêm sendo trilhado no Brasil nos últimos anos por eventos como Tribe, XXXPerience e Chemical Music.


Ian Astbury of The Cult talks about The Gathering of the Tribes on MTV 1990


A GATHERING OF THE TRIBES:

Festival ocorrido nos dias 6 e 7 de outubro de 1990 (com a mesma escalação em ambos os dias) em duas cidades da Califórnia, estado localizado na Costa Oeste dos Estados Unidos. Foi concebido pelo vocalista do The Cure, Ian Astbury, que sonhava reunir algumas de suas bandas favoritas num único concerto para ajudar a causa dos índios nativo-americanos, e co-produzido pelo produtor de concertos e apresentador de TV Bill Graham.


A ideia nasceu logo após um show da turnê-conjunta que o The Cure fez com o Metallica na Dakota do Norte (estado da região centro-oeste dos Estados Unidos) no ano anterior, quando foi convidado a jantar na casa de um nativo-americano após observá-lo consertar sua pick-up. Sendo ele próprio descendente de índios e questionado por seu anfitrião sobre o que fazia pela causa indígena, Astbury resolve então reunir artistas de diversas "tribos" num show que despertasse a atenção do público para o assunto. A performance do Teatro de Dança indiana americana precedeu o festival a cada dia. Os motivos para concertos também sediou tendas para Act Up, a Anistia Internacional, Greenpeace, Rock The Vote , e organizações de direitos dos animais locais. Tribos nativo-americanas, inclusive, deram suas "bençãos" em cima do palco na abertura de cada um dos shows.


Como o próprio nome diz, "A Gathering Of The Tribes" (Um Encontro (ou ajuntamento) Das Tribos) foi uma reunião de várias vertentes musicais diferentes, incluindo rock, grunge, rap, indie, punk, folk, rockabilly, gótico e alternativo. Com isso ficou conhecido como o precursor do Lollapalooza, sendo o primeiro festival a ter a clara premissa de juntar a maior quantidade possível de estilos musicais diferentes entre si num mesmo evento e no mesmo dia.


Suas atrações foram : Soundgarden, Ice-T, Indigo Girls, Queen, Latifah, Joan Baez, Steve Jones (membro-fundador do Sex Pistols), Michelle Shocked, Iggy Pop e The Stooges, The Charlatans, The Cramps, London Quireboys e The Mission UK, além de Public Enemy (que devido à violência em seus shows recentes, se apresentou apenas no segundo dia) e Lenny Kravitz (que também esteve apenas no segundo dia).



Soundgarden - Live at The Whisky, CA 1990 (Part 1)


Foi um evento de 2 dias de música e de cultura indígena realizado no dia 6 no Shoreline Amphitheater (um anfiteatro ao ar livre com capacidade para 22.500 pessoas), em Mountain View (cidade do condado de Santa Clara localizada na famosa Bay Area (baía) de San Francisco), e no dia 7 no Pacific Amphitheater (um anfiteatro ao ar livre com capacidade para 8.500 pessoas sentadas que faz parte das instalações do Centro De Feiras E Eventos Do Condado De Orange County (OC Fair and Event Center)), em Costa Mesa (cidade do condado de Orange County).

Mesmo com os dois shows tendo lotação máxima esgotada a empreitada trouxe prejuízo para Astbury, que afirma ter gastado na época 50 mil dólares (mais de 100 mil reais) do próprio bolso sem ter tido lucro algum.

Este foi, novamente, mais um importante festival para a história.

Veja o próximo festival: 1990 - Wacken Open Air - Schleiswig Holstein
ou
Veja o festival anterior: 1987 - SXSW - South By Southwest - EUA



Fontes: 
Whiplash
Whikipedia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.