quarta-feira, 5 de maio de 2010

Discografia Rolling Stones


Discografia

The Rolling Stones



Esta lista se refere só a lançamentos oficiais e foi preparada baseada no material disponível no mercado brasileiro. A relação dos CD dos Stones inclui títulos americanos e ingleses para assim não haver discrepância de faixas. Até Get Yer Yas-Yas Out! (70), os discos foram aqui lançados pela PolyGram. De Sticky Fingers (71) em diante, eles são da EMI-Odeon e também chegam às lojas em versões remasterizadas, exceto três discos ao vivo, Love You Live (77), Still Life (82) e Flashpoint (91).


THE ROLLING STONES - O repertório tem na sua maioria covers de artistas negros. O clima anárquico e barulhento do disco deve-se ao fato de o produtor e empresário Andrew Loog Oldham não conhecer nada de música negra. Saiu na Inglaterra em maio de 64.


12 x 5 - Os americanos, desesperados em encher o mercado com álbuns dos Stones, montaram este álbum com faixas do compacto duplo inglês Five By Five, músicas do álbum inglês Roling Stones Nr.2 e mais alguns singles. Saiu oficialmente em outubro de 64.


THE ROLLING STONES NOW! - Lançado apenas nos Estados Unidos em fevereiro de 65, o disco mistura faixas do segundo álbum inglês com músicas que tinham saído em compactos. A tônica continuava a ser o rhythm'n'blues.


OUT OF OUR HEADS - O maior chamariz é "(I Can't Get No) Satisfaction", que fez com que o álbum disparasse na parada. Fora isto, o disco tem covers de cantores de soul como Sam Cooke e Marvin Gaye. O lançamento aconteceu em julho de 65.


DECEMBER'S CHILDREN (AND EVERYBODY'S CHILDREN) - Mais uma salada feita para o público americano, com faixas de Out of Our Heads, gravações inéditas na Inglaterra e outras esquisitices. O disco foi puxado pelos singles "Get Off Of My Cloud" e "As Tear Goes By". Lançado em 65.


AFTERMATH - Primeiro disco a ter apenas composições de Jagger e Richards, foi o pioneiro em tratar com inteligência e brutalidade temas como sexo, drogas e rock'n'roll. Quem brilha é Brian Jones, que toca marimba, cítara e outros instrumentos exóticos. Nos Estados Unidos o disco saiu em junho de 66 e na Inglaterra, em abril.


GOT LIVE IF YOU WANT IT! - Na época, lançado apenas nos Estados Unidos, (em novembro de 66), trazia o registro de um show de 23 de setembro de 66 no Royal Albert Hall, em Londres. O som é uma maçaroca irritante. O disco só foi sair oficialmente na Inglaterra no começo dos anos 80.


BETWEEN THE BUTTONS - Os Stones foram duramente criticados quando lançaram este disco, que continha muitos elementos de teatro musical inglês, além de baladas e rock pouco convincentes. Foi lançado nos Estados Unidos e na Inglaterra em 20 de janeiro de 67.


THEIR SATANIC MAJESTIES REQUEST - O psicodelismo dos Stones não tem nada a ver com o dos Beatles. Se o fab four se apoiava na sonoridade hindu, Brian Jones dava o seu "toque das arábias". Foi lançado em novembro de 67. Destaque para "She's A Rainbow".


BEGGAR'S BANQUET - O som do disco é basicamente acústico, com vários convidados cobrindo a ausência de Brian, praticamente moribundo. Aqui os Stones escancaram o seu lado perverso e decadente: "Symphaty For The Devil" (satanismo), "Street Fighting Man" (subversão política) e "Stray Cat Blues" (sexo com menores). Saiu em novembro de 68.


LET IT BLEED - Um dos álbuns mais poderosos dos Stones. Mick Taylor debuta oficialmente. Pontos altos: a magistral recriação do blues de Robert Johnson "Love in Vain", a épica "You Can't Always Get What You Want" e a barra-pesada de canções como "Gimme Shelter" e "Midnight Rambler". O lançamento mundial aconteceu em novembro de 69.


GET YER YAS-YAS OUT! - A turnê americana de 69 foi uma das mais famosas já feitas por qualquer banda de rock. Todas as músicas do disco foram gravadas no Madison Square Garden em 28 e 29 de setembro. O lançamento foi em setembro de 70.


STICKY FINGERS - Foi o disco que firmou os alicerces do som dos Stones dos anos 70. O maior hit: "Brown Sugar", termo usado para designar heroína. Sticky Fingers inaugurou o selo deles, chamado Rolling Stones, e saiu em abril na Inglaterra e em junho nos Estados Unidos.


EXILE ON MAIN STREET - O disco mais "americano" dos Stones, repleto de blues, country e até rockabilly. A inspiração rolou solta e daí se justificou o lançamento deste clássico álbum duplo - depois editado em apenas um CD. Exile... saiu em maio de 72.


GOAT'S HEAD SOUP - Um dos discos dos Stones que mais vendeu e também um dos mais malhados. Muitos reclamaram, dizendo que os Stones tinham perdido o pique. Em compensação, muita gente que nunca quis saber de Stones comprou o disco por causa da balada "Angie". O lançamento foi em agosto de 73.


IT'S ONLY ROCK'N'ROLL - Mick Taylor criticou o disco abertamente e ainda acusou Jagger e Richard de terem surrupiado uma música sua: "Time Waits For No One". Depois, pediu as contas. A faixa título virou hino e o disco saiu em outubro de 74.


BLACK AND BLUE - As músicas foram gravadas quando o grupo estava escolhendo os candidatos ao lugar de Mick Taylor. Assim, tem participações de Wayne Perkins, Harvey Mandel e - é claro - Ron Wood, que acabou ficando na banda. Os destaques são "Cherry, Oh Baby" e "Memory Motel". É de abril de 76.


LOVE YOU LIVE - Os Stones atingiram um ponto baixo com este disco. O álbum duplo ao vivo é chato e sem energia. Boa parte dele foi gravada na França. Porém, o principal problema era Keith Richards, que nesta época se chapava direto com heroína. O lançamento ocorreu em setembro de 77.



SOME GIRLS - O mundo mal se recuperava do punk e dançava ao som da discoteca e os Stones apareceram com este disco, mostrando que, mesmo com novas tendências, eles ainda eram os maiores. Muita gente rodopiou nas pistas ao som do sucesso "Miss You". Lançado em maio de 78.


EMOTIONAL RESCUE - Lançado em 80, o álbum mostrava que os Stones tinham entrado nos anos 80 com um disco que trazia as mesmas idéias de Some Girls, mas sem a mesma inventividade. De qualquer forma, ele vale a pena, ao menos pela faixa-título, em que Mick tirou um sarrinho dos Bee Gees.


TATTOO YOU - Colocando de lado todas as frescuras, os Stones mostraram o que sabem fazer de melhor: ou seja, rock direto e rhythm'n'blues. O engraçado é que boa parte destas músicas eram sobras que vinham sendo compostas desde a época de Some Girls. Este discão é de agosto de 81.



STILL LIFE - O disco ao vivo é um simpático souvenir da turnê americana realizada pelo grupo em 81. O disco tem duas faixas que os Stones nunca tinham gravado antes: o rockabilly "Twenty-Flight Rock", de Eddie Cochran, e "Going To A Go-Go", de Smokey Robinson. Saiu em junho de 82.


UNDERCOVER - Geralmente os Stones não se atrapalham com novos ritmos da música pop. Infelizmente, eles se deram mal em Undercover, um disco que mostra uma cacofonia de sons eletrônicos, world music, funk e até rap. Saiu em novembro de 83.


DIRTY WORK - Depois de uma fase ruim, quando quase se separaram, os Stones lançaram este disco mediano. A versão para "Harlem Shuffle" puxou o disco, que também trouxe o hit "One Hit To The Body". O disco que traz algumas composições de Ron Wood - é de março de 86.


STEEL WHEELS - O grupo lançou este disco e saiu em uma gigantesca turnê, o que ajudou na divulgação de faixas como "Mixed Emotions" e "Rock And A Hard Place". O álbum, bem recebido pela crítica, foi lançado em setembro de 89.


FLASHPOINT - O inevitável disco ao vivo da turnê de lançamento de Steel Wheels. Vale pela inclusão de faixas que os Rolling Stones raramente tocaram nos seus shows, como "2000 Light Years From Home" e "Factory Girl". O disco tem duas faixas inéditas de estúdio "Sex Drive" e "Highwire". Foi editado em dezembro de 90.


VOODOO LOUNGE - Lançado em julho de 95, é o primeiro sem a participação do Baixista Bill Wyman. Os Stones nem se abalaram e chamaram Daryl Jones. O resultado? Você pode sentir em "Love Is Strong" e outras maravilhas que estão rolando direto.



COLETÂNEAS IMPORTANTES



THE ROLLING STONES SINGLES COLLECTION - Caixa com três CDs contendo todos os compactos do grupo até 71. Além de grandes hits, ela contém lados B de compactos que são difíceis de se achar. Este material não está disponível em versão nacional, mas foi importado oficialmente pela PolyGram em 92.


JUMP BACK - THE VERY BEST OF THE ROLLING STONES - Coletânea que retoma os hits dos Stones de 71 até 89. Saiu em abril de 94 pela EMI-Odeon.


FLOWERS - Compilação americana que saiu em junho de 67, com músicas difíceis, como "Sitting On A Fence" e "Ride On Baby".


T.A.M.I. SHOW (65) - Direção: Steve Binder. Este é considerado o primeiro grande concerto de rock e teve a participação de The Supremes, James Brown, The Beach Boys, Marvin Gaye, The Miracles e muitos outros. Os Stones tocam cinco músicas. Saiu em vídeo com o nome de Baby That Was Rock And Roll.


TONIGHT LET'S ALL MAKE LOVE IN LONDON (67) - Direção: Peter Whitehead. Filme que mostra a swinging London dos anos 60 com seus modismos e personalidades. Os Stones aparecem na trilha sonora e também em pequenas cenas.


SYMPATHY FOR THE DEVIL (69) - Direção: Jean Luc Godard. Este filme também é conhecido como One Plus One. Os Rolling Stones ensaiam e gravam a música "Sympathy For The Devil". Tirando estas cenas, o resto é muito chato.


STONES IN THE PARK (69) - Especial para a TV inglesa gravado no show do Hyde Park, homenageando Brian Jones e marcando a estréia de Mick Taylor nos Stones, então com 21 anos. Disponível no Brasil em vídeo pela PolyGram.


GIMME SHELTER (70) - Direção: Albert and David Maysles. Documentário mostrando o notório e caótico concerto de Altamont. Além de soberbas cenas do show, o filme é clássico por mostrar o que deu errado com o sonho dos anos 60. Disponível em vídeo no Brasil.


LADIES AND GENTLEMEN... THE ROLLING STONES (74) - Direção: Rollin Binzer. Registro da famosa turnê dos Stones em 72, com uma excelente performance da banda. Durante esta turnê o diretor Robert Frank registrou a banda e seus asseclas participando de cenas de sexo e uso de drogas. O resultado se chamou Cocksuker Blues e não foi lançado oficialmente, só existindo cópias piratas.


LET'S SPEND THE NIGHT TOGETHER (84) - Direção: Hal Ashby. É a vez da turnê de 81, com boas cenas do show e dos bastidores. Foi lançado pela Globo Vídeo em 87 mas está fora de catálogo.



Nota: Em 69 os Stones fizeram um especial colorido para a TV inglesa chamado Rock And Roll Circus. Devido a vários fatores, ele não foi exibido e permanece inédito até hoje, com exceção de algumas cenas mostradas no vídeo 25 x 5.



REWIND (84) - Direção: Várias. Compilação de clips dos anos 70 e 80 apresentados por Mick e Keith. Uma fita que fez muito sucesso, mesmo sem apresentar os clips integralmente.


BRITISH ROCK - THE FIRST WAVE (86) - Direção: Patrick Montgomery. Documentário mostrando a invasão das bandas britânicas nos anos 60, com grande destaque para os Stones.


READY STEADY GO (87) - Direção: Michael Lindsay Hogg. Compilação de clips do célebre programa da televisão britânica. Os Stones têm participação nos três volumes. Só o primeiro saiu no Brasil, pela EMI.


25X5 - THE CONTINUING ADVENTURES OF THE ROLLING STONES (89) - Direção: Nigel Finch. A carreira do grupo é passada a limpo nesta ótima fita. Disponível no Brasil pela Sony.


ROCK AND ROLL - THE GREATEST YEARS (90) - Direção: Vários. Série de fitas que vão dos anos 50 até os 80 mostrando clips raros. Os Stones aparecem em vários volumes.



Fonte: Revista BIZZ - Álbum Especial JAN/1995
Edição Comemorativa Turnê Brasil - 95

ROLLING STONES



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.