quarta-feira, 2 de setembro de 2015

1970 - New Orleans Jazz & Heritage Festival – EUA


O New Orleans Jazz and Heritage Festival, muitas vezes conhecido como Jazz Fest, é uma celebração anual da música e cultura de Nova Orleans e Louisiana. O uso do termo "Jazz Fest" pode incluir também os dias em torno do Festival e os muitos shows em casas noturnas não afiliados de Nova Orleans programadas durante o festival de eventos nos finais de semana.



Visão geral


De acordo com o site oficial Jazz Fest, "o Festival celebra a música indígena e a cultura de Nova Orleans e Louisiana, portanto a música abrange todos os estilos associados com a cidade e o Estado: blues, R and B, música gospel, música cajun, zydeco, Afro-Caribbean, folk music, latina, rock, música rap, música country, bluegrass, e tudo mais. E, claro, há muito de jazz, ambos contemporâneos e tradicionais."

Jazz Fest é atualmente mantida durante o dia, entre as 11:00 e 19:00 horas, no curso de Fair Grounds Race Course, uma corrida de cavalos localizada na histórica Mid-City. É realizada no último fim de semana de abril (sexta-feira a domingo) e na primeira semana de maio (quinta-feira a domingo) a cada ano.

Fair Grounds Race Course History (Fair Grounds Museum, LLC) Part I




Fair Grounds Race Course History (Fair Grounds Museum, LLC) Part II



Mesmo evento mais musical do que de costume ocorre ao redor da cidade durante a semana do Jazz Fest no meio e ao longo da semana. O Festival é uma importante atração turística, com importância econômica para New Orleans, apenas rivalizado pelo Mardi Gras (Carnaval de New Oleans); o evento traz para a cidade 300.000 mil dólares por ano.

Celebrating Mardi Gras in New Orleans



O início do Jazz Fest caracteriza-se quase que exclusivamente por artistas locais. Com o evento a popularidade cresceu, o festival foi expandido para incluir atos nacionalmente conhecidos.

O Festival também possui uma grande variedade de vendedores que vendem produtos locais e artesanato. A política oficial de alimentos do Festival é "nenhum alimento no carnaval"  e há mais de setenta barracas de alimentação com alimentos, incluindo: Mango Freeze, beignets lagostas, sanduíches de Cochon de Lait, lingüiça de jacaré poboy (sanduíche), lagostim cozidos, caranguejo softshell po'boy, Cajun jambalaya, pão jalapeño, tomates verdes fritos, rissóis de ostra, muffulettas, feijão vermelho e arroz, e lagostim Mônica. Vegano e opções vegetarianas também estão disponíveis. Todos os vendedores de alimentos passam por um rigoroso processo de triagem para garantir práticas de qualidade e manipulação de alimentos sanitário. Além disso, a maioria dos alimentos são feitos com ingredientes locais frescos, e são preparados com a mão. Todos os vendedores de alimentos são pequenas empresas, de propriedade local. Há oito áreas de alimentos, todos com diferentes alimentos: Área de Alimentos I, Área de Alimentos II, Congo, Praça Heritage, em torno das terras, a Área de Folk, o anfiteatro, e uma seção de alimentos para crianças. A comida tem recebido elogios do The New York Times no passado.

New Orleans Jazz Fest on AXS TV - Behind the Food



Há também estandes de artesanato dispersos em todo o terreno em três áreas: o Congo Square African Marketplace, artesanato contemporâneo, e o Louisiana Marketplace. A Louisiana Marketplace contém peças de artesãos locais, nacionais e internacionais, e tem a atmosfera de um verdadeiro mercado. Muitos dos artesãos utilizam técnicas de artesanato antigos. Na área de Contemporary Crafts, é possível encontrar roupas feitas à mão, artigos de couro, jóias, pinturas, esculturas e instrumentos musicais, e os visitantes também podem assistir a demonstrações de trabalhos de metal, pintura, cerâmica e fibra. Por último, a Louisiana Marketplace contém cestas, fotografias coloridas à mão, jóias e arte-temática de paisagens.

Um aspecto único do Festival é a alocação de grandes áreas para dedicação às práticas culturais e históricas únicas para Louisiana. Estas dedicatórias retratam muitas culturas que existem no estado, incluindo tanto a cultura Cajun e da cultura dos descendentes de nativos canários, o Los Islenos, assim como muitos outros. Algumas das áreas incluem a Louisiana Folklife Village, que incide sobre a arte e a cultura do estado, a American Native Village, e o Grandstand. Muitos dos manifestantes folclóricas foram reconhecidos pelo National Endowment of the Arts para o seu trabalho.

2013 New Orleans Jazz Fest Native American Hoop Dance



Além disso, são paradas realizadas durante toda a duração do evento. Elas incluem desfiles pelos índios do Mardi Gras, bem como marchas, bandas de música e vários clubes de ajuda social e de recreio.

Mardi Gras Indians Parade at New Orleans Jazz Fest 2014 04-25-2014



História


O Festival tem sido realizado anualmente desde 1970, quando foi fundado pelo New Orleans Hotel Motel Association, para formar "o New Orleans Jazz and Heritage Foundation" que possui o Festival. George Wein "s" Festival Productions, Inc "foi contratada para produzir o Festival. Wein foi o produtor do Newport Jazz Festival (1954) e do Newport Folk Festival (1959), em Newport, Rhode Island.

Para produzir o Festival, em Nova Orleans, Wein montou um grupo-chave de conselheiros artísticos, entre eles Ellis Marsalis, Richard B. "Dick" Allen e Harry Souchon. Dick Allen, o curador da Tulane University's Hogan Jazz Archives, recomendou o empregado do Arquivo Allison Miner e o estagiário Quint Davis ao Wein para ajudar a produzir o primeiro festival. Ambos Miner e Davis sabia muita coisa sobre jazz. Eles foram para os clubes a recrutar artistas negros, em vez de Bourbon Street ou outros destinos turísticos, porque era a esses clubes que viviam música que estava sendo produzida. A primeira pessoa a par do reservado era Snooks Eaglin, que era um cantor de rua na época, e que realizou o festival a cada ano depois disso. Ambos se voluntariaram para o "trabalho de amor", que foi o festival, e não foram compensados. Após Wein criou o Festival, Miner e Davis supervisionam as operações do dia-a-dia do Festival Productions Inc. New Orleans por muitos anos, sob a supervisão de Wein e o Conselho da Fundação. Quint Davis atualmente ocupa o cargo de CEO do Festival Productions, Inc.- Nova Orleans, enquanto Miner é amplamente creditado com a fundação da New Orleans Jazz and Heritage Archive Foundation. AEG Live tornou-se um co-produtor do festival em 2004.

O Arquivo contém gravações de músicos entrevistados no festival, bem como outros documentos, fotografias e coisas efêmeras relacionadas com o Festival e explorações da Fundação, incluindo gravações iniciais da WWOZ 90,7 FM. Ele contém os registros de negócios, fotografias, vídeo e gravações de áudio, bem como outros artefatos. O Arquivo é aberto ao público por compromisso.

Quando Miner morreu em 23 de dezembro de 1995, a fase de entrevistas foi renomeada em sua memória como a Allison Miner Music Heritage Stage. Após o furacão Katrina, o palco foi temporariamente fundido com a Lagniappe Stage, que está alojado no Grandstand. No entanto, em 2009, foi reintegrado como um palco cheio.

Antes do New Orleans Jazz and Heritage Festival, semelhantes "New Orleans Jazz Festivals" foram realizadas por diferentes organizadores na década de 1960. Os dois primeiros Festivais New Orleans Jazz and Heritage em 1970 e 1971 foram realizadas em Louis Armstrong Park, então conhecido como Beauregard Square, na área do parque conhecida por ser a histórica Congo Square, e na vizinha New Orleans Municipal Auditorium. Os 145 hectares do New Orleans Fair Grounds and Racetrack começou a realizar Jazz Fest em 1972. O local está localizado na 1751 Gentilly Boulevard, aproximadamente dez minutos do Bairro Francês. Os New Orleans Fair Grounds and Racetrack é uma avenida muito larga do Congo Square, e foi escolhida para sediar o Festival quando os organizadores perceberam o quão bem sucedido e popular foi o evento e tinha potencial para crescer.

O primeiro Jazz Fest, no Congo Square, custou US $ 3 para admissão e foi minimamente anunciado, e tinha apenas uma Gospel Tent e quatro estágios abertos, muitos dos quais não tinham microfones. Os músicos que visitaram foram alojados em Davis' and Miner's homes; não havia dinheiro para os hotéis. As festividades começaram na quarta-feira à noite, com as orquestras Pete Fountain and Clyde Kerr que tocam em um passeio da meia noite no barco a vapor.

A primeira linha de Jazz Fest foram incluídos artistas Mahalia Jackson (que não foi reservado, mas simplesmente ouviu falar sobre o Festival e mostrou-se a cantar), The Preservation Hall Band, Duke Ellington, Pete Fountain, Al Hirt, Clifton Chenier, Fats Domino, The Meters, Snooks, e muitos outros. Esta primeira formação recebeu um público de apenas 350 pessoas, mas os números cresceram exponencialmente a cada ano, especialmente após a introdução da edição de série limitada do cartaz de silkscreen em 1975. Até o final da década de 1980, o comparecimento atingiu um pico de 300 mil e, em 2001, quando o centenário de Louis Armstrong foi celebrada, 650 mil pessoas compareceram.

J.J.Jazzmen in New Orleans 2001



Ao longo dos anos, Jazz Fest tem sido chamado "Festival do Ano" quatro vezes, por Pollstar magazine. O evento também tem sido elogiado pelos gostos de vida da revista e do The Wall Street Journal.

O amor de Jazz Fest tem cimentado milhares de amizades ao longo dos anos. Fessheads, Pet de Kat Krewe, Threadheads e outros sub-grupos que se reúnem anualmente no Fair Grounds Race Course, onde o seu ritual inclui içar bandeiras e postes no espírito de detectar facilmente um ao outro, entre os milhares de participantes do festival. Estes sub-grupos da festa Jazz Fest com top de talento musical, convidam via boca-a-boca.

A série de cartaz oficial, que começou em 1975, tem sido muito bem sucedido com muitos colecionadores; o primeiro cartaz foi projetado por Sharon Dinkins e Thorn Grafton. Posters apresentam um executor ou o tema geral do Festival, e todos os cartazes são encomendados pelo Festival. Em 1998, o Festival tinha adicionado a série poster Congo Square. Artistas como George Dureau, James Michalopoulos, George Rodrigue, Douglas Bourgeois, Duke Jupiter, John Scott, and Bill Hemmerling todos foram destacados designers do cartaz oficial do festival. Congo Square posters foram criados por artistas afro-americanos como Aziz Diagne, Elizabeth Catlett, Bill Pajaud, e Terrance Osborne. Terrance Osborne desenhou o cartaz para 2012 (assim como os cartazes de 2007 e 2010), que contou com o amado artista baixinho no Festival tocando Trombone.


New Orleans Jazz and Heritage Foundation


O Jazz and Heritage Festival é de propriedade do New Orleans Jazz and Heritage Foundation, que utiliza os recursos provenientes do festival para programas de desenvolvimento comunitário durante todo o ano nas áreas de educação, desenvolvimento econômico e cultura. A Fundação também possui a licença de transmissão da emissora de rádio WWOZ. O festival é produzido pelo Festival Productions, Inc. - New Orleans e AEG Live, como um serviço de contrato com a Fundação. Desde 2006, o patrocinador principal do festival tem sido a Royal Dutch Shell (companhia petrolífera), e nome completo do festival é agora "The New Orleans Jazz and Heritage Festival apresentado pela Shell." Vários nomes do palco também refletem patrocinadores como o Acura Stage, o Sheraton New Orleans Fais Do-Do Stage, the AT and T/ wwoz Jazz Tent, the AIG, Gospel Tent.

A declaração de missão da New Orleans Jazz e Heritage Foundation, Inc. é: "The New Orleans Jazz and Heritage Festival e Fundação Inc. promove, conserva, perpetua e encoraja a música, a cultura e o patrimônio das comunidades em Louisiana através de festivais, programas e outras atividades culturais, educacionais, cívicas e econômicas. "valores fundamentais da fundação incluem a consciência cultural e social, serviços, educação e prestação de contas e responsabilidade geral. As prioridades estratégicas incluem a reforçar a governança da organização, aumentar o impacto de todos os programas, aumentar a eficiência e prestação de contas, a diversificar a base de financiamento, para comunicar claramente a imagem e a identidade da fundação, para reforçar as relações com as comunidades que a compõem, e trabalhar no sentido de garantir a estabilidade da fundação no futuro.

O Conselho de Administração para o New Orleans Jazz e Heritage Foundation, Inc. é composta de quatro partes: o Conselho votação (30 membros da comunidade), o Conselho Executivo (Presidente, Vice-Presidente, Secretário, etc.), o Conselho Consultivo (20 membros sem direito a voto), e os ex-presidentes do Senado (15 membros). Além disso, o Conselho é dividido em várias comissões. Os membros do Conselho servem em mandatos de três anos, no entanto, não há limite colocado no número de termos. As eleições são realizadas anualmente. Os membros do Conselho Consultivo só podem servir por dois mandatos consecutivos durante três anos, no entanto a governança não muda muito de ano para ano. Os membros do conselho não são oficialmente compensados, mas a eles são dadas vantagens, tais como dezenas de bilhetes gratuitos.

A fundação também possui vários ativos, incluindo: Jazz and Heritage Gallery, the New Orleans Jazz and Heritage Festival, the Jazz and Heritage Radio WWOZ 90.7FM, the Jazz and Heritage Foundation Archive, the Jazz and Heritage Center, and the Jazz and Heritage Gala. Seus programas educacionais incluem The Don Jamison Heritage School of Music, the Tom Dent Congo Lecture Series, and School Day at the Fest. O desenvolvimento econômico para a fundação vem nas formas de subvenção de parceria da comunidade (mais de 250,000 dólares concedidos em 2007), Raisin'the Roof (um programa que auxilia os músicos do sul da Louisiana com os custos de compra de casas), The Jazz and Heritage Music and Media Market, and the Jazz and Heritage Music Exchange. Para fins culturais, a fundação mantém o Crescent City Blues and BBQ Festival, Fiesta Latina, the Congo Square Rhythms Festival, the Louisiana Cajun-Zydeco Festival, Gospel is Alive!, Jazz Journey, the Treme Creole Gumbo Festival, e muitos outros.

Desde 1979, o braço sem fins lucrativos da organização tem dado mais de US $ 1 milhão em doações a escolas locais, artistas e músicos.


Apresentações


O festival tem apresentado uma variedade extremamente ampla de músicos e artistas em todos os anos desde a sua fundação, variando de poucos artistas conhecidos e baseados em Louisiana para as principais estrelas da música pop internacional. Muitos músicos de New Orleans bem conhecidos têm desempenhado anualmente por longos períodos ao longo da história do festival como The Neville Brothers, Dr John, Ellis Marsalis, The Radiators e muitos mais.

O line-up desempenhado é anunciado no mês de dezembro de cada ano, e uma programação mais completa conhecida como os "cubes" ou "grids" é lançado no início de abril. Os bilhetes podem ser comprados em linha ou do New Orleans Arena Box Office, ou New Orleans Zephyrs Field. Os preços dos ingressos têm aumentado dramaticamente desde o chuvoso Festival de 2004; em 1997, os bilhetes saíram por US $ 12 e, em 2007, que custou US $ 45 na porta ou US $ 35 em antecedência. Em 2014, eles custavam US $ 55 em adiantados e US $ 70 no portão. Há também bilhetes para crianças (idades 2-10) disponíveis por US $ 5. Além disso, existem diversos pacotes de VIP disponível.

Aplicações de apresentação (do público em geral) estão limitados a bandas de Louisiana, de modo a promover e preservar a cultura local.


Estágios e tendas


Há 12 fases musicais e barracas de vários tamanhos, bem como duas fases alimentares, criados no Festival.



2014


Christina Aguilera - New Orleans Jazz and Heritage Festival 2014 (HD)



2015


Official Jazz Fest 2015 Talent Announcement Video




Rev. Shirley Caesar at New Orleans Jazz and Heritage Festival 2015 Gospel tent




2016


22 de abril a 1 de maio.

Veja o próximo festival: 1971 - Festival de Verão de Guarapari - ES
ou
Volte ao festival anterior: 1970 - Pinkpop Festival - Landgraaf - Holanda


Fonte: En-wikipedia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.