terça-feira, 29 de dezembro de 2015

E - Harmonia "popular"


Cifragem popular


Estruturação e Percepção Musical 2 - Curso de Educação Musical - UFSCar.
Vídeo aula 4 - Cifras.
Texto: prof. Eduardo Fiorussi.
Apresentação: Prof. Glauber Santiago.
Realização: SEaD, UAB, CAPES.


Aula 196 - EPM2 - Vídeo aula 4 - Cifras - 9:14 minutos




Suplemento teórico ao vídeo

------------------------------------

Significado de símbolos na cifragem
Acordes: A (lá), B (si), C (dó), D (ré), E (mi), F (fá), G (sol), A (lá)
X é uma tríade maior
Xm é uma tríade menor
Notas adicionais ou alterações na tríade
2 - segunda maior
4 - quarta justa
b5 - quinta diminuta
#5 - quinta aumentada
6 - sexta maior
7 - sétima menor
Maj7 - sétima maior
b9 -- nona' menor
9 - nona maior
#9 - décima menor
11 - décima primeira justa
#11 - décima primeira aumentada
b13 - décima terceira menor
13 - décima terceira maior
Resumo: 2, 4, 5, 6, 9, 11 e 13 são todas maiores ou justas. 7 é menor
Obs.:
(#5) significa quinta aumentada e não que tem um sustenido na quinta do acorde.
b9 significa nona menor e não que tem um bemol na nona do acorde.
Use Xdim ou Xº para as tríades diminutas e Xdim7 ou Xº7 para as tétrades diminutas.



Exercícios com notas das tétrades


Estruturação e Percepção Musical 2 - Curso de Educação Musical - UFSCar.
Prof. Glauber Santiago.

O vídeo abaixo trabalha a identificação das notas das tétrades de dó maior, ré maior e sib maior.

Aula 197 - Parte 1 - Vídeo aula 8 (Vídeo Exercício 3) - 12:16 minutos




Suplemento teórico ao vídeo

-----------------------------------------

Tétrades diatônicas de dó maior
IMa7 - CMaj7 (dó, mi, sol, si)
IIm7 - Dm7 (ré, fá, lá, dó)
IIIm7 - Em7 (mi, sol, si, ré)
IVMa7 - FMaj7 (fá, lá, dó, mi)
V7 - G7 (sol, si, ré, fá)
VIm7 - Am7 (lá, dó, mi, sol)
VIIm7(b5) - Bm7(b5) (si, ré, fá, lá)

Tétrades diatônicas de ré maior
IMa7 - DMaj7 (ré, fá#, lá, dó#)
IIm7 - Em7 (mi, sol, si, ré)
IIIm7 - F#m7 (fá#, lá, dó#, mi)
IVMa7 - GMaj7 (sol, si, ré, fá#)
V7 - A7 (lá, dó#, mi, sol)
VIm7 - Bm7 (si, ré, fá#, lá)
VIIm7(b5) - C#m7(b5) (dó#, mi, sol, si)

Tétrades diatônicas de sib maior
IMa7 - BbMaj7 (sib, ré, fá, lá)
IIm7 - Cm7 (dó, mib, sol, sib)
IIIm7 - Dm7 (ré, fá, lá, dó)
IVMa7 - EbMaj7 (mib, sol, sib, ré)
V7 - F7 (fá, lá, dó, mib)
VIm7 - Gm7 (sol, sib, ré, fá)
VIIm7(b5) - Am7(b5) (lá, dó, mib, sol)



O vídeo abaixo trabalha a identificação das notas de acordes cifrados variados.

Aula 198 - Parte 2 - Vídeo aula 9 (Vídeo Exercício 4) - 7:19 minutos





O vídeo abaixo trabalha a identificação das notas de acordes cifrados variados mais complexos.

Aula 199 - Parte 3 - Vídeo aula 11 (Vídeo Exercício 6) - 9:02 minutos





Tríades de tétrades no campo harmônico maior


Aula 200 - Estruturação e Percepção Musical 2 - Curso de Educação Musical - UFSCar. Vídeo aula 5 (Vídeo Exercício 1) - 15:13 minutos





V7 secundárias


Estruturação e Percepção Musical 2 - Curso de Educação Musical - UFSCar

O vídeo abaixo trabalha os V7 secundários em dó maior, fá maior, sol maior, dó menor, mi menor e ré menor.


Aula 201 - EPM2 - Vídeo aula 12 (Vídeo Exercício 7) - 22:15 minutos




Suplemento teórico ao vídeo

-----------------------------------------

Dominantes secundárias tipo V7 para acordes

- Indicações gerais para o campo harmônico diatônico maior:

V7/IIm7 é o VI7 que prepara o acorde do II grau
V7/IIIm7 é o VII7 que prepara o acorde do III grau
V7/IVMa7 é o I7 que prepara o acorde do IV grau
V7/V7 é o II7 que prepara o acorde do V grau
V7/VIm7 é o III7 que prepara o acorde do VI grau
Obs.:
a) Para o IMa7 não há dominante secundária pois o seu V7 seria a dominante como função principal e não secundária na tonalidade.
b) Para o VIIm7(b5) não há dominante secundária pois não se usa preparar com dominantes secundárias acordes com quinta diminuta. Muitas vezes, neste caso se utiliza como substituição desta preparação o acorde V7 uma quarta aumentada abaixo do VII em questão.

V7 secundários no campo harmônico diatônico de dó maior
A7/Dm7
B7/Em7
C7/FMaj7
D7/G7
E7/Am7

V7 secundários no campo harmônico diatônico de fá maior
A7/Dm7
B7/Em7
C7/FMaj7
D7/G7
E7/Am7

V7 secundários no campo harmônico diatônico de sol maior
A7/Dm7
B7/Em7
C7/FMaj7
D7/G7
E7/Am7

- Indicações gerais para o campo harmônico menor:

V7/bIIMaj7 é o bVI7 que prepara o acorde do bII
V7/bIIIMaj7 é o bVII7 que prepara o acorde do bIII
V7/IVm7 ou IV7 é o I7 que prepara o acorde do IV grau
V7/V7 é o II7 que prepara o acorde do V grau
V7/bVIMaj7 é o bIII7 que prepara o acorde do bVI
V7/bVIIMaj7 é o F7 que prepara o acorde do bVI

V7 secundários no campo harmônico de dó menor
Ab7/DbMaj7
Bb7/EbMaj7
C7/Fm7 ou F7
D7/G7
Eb7/AbMaj7
F7/Bb7

V7 secundários no campo harmônico de mi menor
C7/FMaj7
D7/GMaj7
E7/Am7 ou A7
F#7/B7
G7/CMaj7
A7/D7

V7 secundários no campo harmônico de ré menor
Bb7/EbMaj7
C7/FMaj7
D7/Gm7 ou G7
E7/A7
F7/BbMaj7
G7/C7



Aula anterior Próximas aulas



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.