sábado, 5 de setembro de 2015

1974 - Rock Werchter - Bélgica 01


Mais um sobrevivente da década de 70, o belga Rock Werchter acontece desde 1974 na cidade de Werchter. Tido como um dos mais importantes da Europa, ele chega a receber 80 mil pessoas por dia. Pearl Jam, Metallica, Arctic Monkeys, Kings of Leon, Pixies, Black Keys, Placebo, Red Hot Chili Peppers, The Cure e Queens of the Stone Age já passaram por lá. O site oficial é rockwerchter.

Rock Werchter é um festival anual de música realizado na aldeia de Werchter, perto de Leuven na Bélgica desde 1974. Os festivais de 2003, 2005, 2006, 2007, 2012 e 2014 receberam o prêmio Arthur como o melhor festival do mundo na Conferência Internacional de Música ao Vivo (ILMC). Ele pode receber 88 mil visitantes diários, dos quais 67.500 combinam todos os quatro dias, para adicionar até um máximo total de 149.500 participantes diferentes.

Rock Werchter 2014


O festival começou em 1974 como um evento de um dia com performances de Banzai e Kandahar, mas ao longo dos anos tem evoluído para se tornar o maior festival de música da Bélgica. Originalmente era um double-festival, chamado de "Torhout-Werchter", com duas áreas do festival em diferentes locais na Bélgica: um em Werchter e um em Torhout . Em 1999, o festival decaiu no Torhout e, desde então, tem ocorrido apenas em Werchter. Desde 2003 Werchter tem sido um festival de quatro dias, ele foi vendido pelo proprietário Herman Schueremans aos organizadores americanos Live Nation. Schueremans no entanto continua a ser o principal organizador do evento. O festival é organizado a cada primeiro fim de semana das férias de verão na Bélgica (última semana de junho ou no primeiro de julho). O festival Roskilde e a Arras Praça Principal do Festival são quase sempre organizados no mesmo fim de semana, para que eles possam compartilhar as bandas. Às vezes, o Festival Glastonbury é organizado no mesmo fim de semana, mas a maioria dos anos é organizado num fim de semana anterior.

Nos últimos anos, houve uma controvérsia sobre o aumento dos preços dos bilhetes. Devido a isso, Schueremans foi vaiado durante uma aparição no HUMO's Pop Poll, uma alternativa de premiação belga. A 200 euros para quatro dias (18 EUR extra para incluir acampar ou 25 euros para xl-camping) em 2012 ainda é considerado um festival de música relativamente barato.

Os parques de campismo oficialmente abriram às 8h, no primeiro dia do festival, mas por causa dos hóspedes que chegam cedo e acampam na rua, os organizadores têm sido tradicionalmente obrigados a abrir os parques de campismo cedo - às vezes mais de 24 horas. Os acampamentos estão localizados ao longo das três principais vias de entrada no Werchter (de Haacht , Aarschot e Leuven ), a maioria deles a um quilômetro do local do festival, mas alguns localizados a 3 km de distância. Em 2011, pela primeira vez, os bilhetes de campismo XL estavam disponíveis, permitindo que os frequentadores do festival que cheguem e acampem às quatro horas na quarta-feira antes do festival. Até os anos 1990, o festival atraiu principalmente pessoas flamengas, mas nos últimos anos tornou-se cada vez mais internacional, com um grande afluxo especial de holandeses, franceses, Valôneses, britânicos e um notável contingente de australianos e Sul-Africanos.

O festival começou como um evento de um dia, tornou-se um festival de dois dias, em 1996, um festival de 3 dias, em 2000, e tem sido um festival de 4 dias desde 2003.

Antes de 1995, quando o festival ainda era um double-festival, que tinha um palco com 8 ou 9 bandas realizando shows duas vezes, uma em Torhout e uma vez em Werchter. Desde 1995, o palco principal foi acompanhado por uma segunda fase. Esta fase foi um palco ao ar livre até 1999, quando foi feita uma tenda chamada 'Pyramid Marquee ", com uma capacidade de 6.000 pessoas. Os artistas em Pyramid Marquee são geralmente menos conhecidos ou destinados a um público específico. Às vezes, os grupos que fazem bem em Pyramid Marquee são esperados para ter um tempo difícil em dar o passo para o palco principal, especialmente quando eles são vistos como um artista precisando de íntimidade em locais menores. Sigur Rós é o mais famoso exemplo disso, quando eles estavam programando no Main Stage em 2008, após seu desempenho de 2006, em Pyramid Marquee, mas eles conseguiram a transição e foram saudados como uma das melhores performances do festival.

Pyramid Marquee

Em 2012, um novo terceiro estágio foi adicionado, chamado "The Barn", que é traduzido para "De Schuur" em holandês, uma referência ao apelido de organizador Herman Schueremans. A nova barraca - com uma capacidade de 10.000 - era significante para os shows mais íntimos em Rock Werchter, como Beirute, em 2012.

Em 2013, a Pyramid Marquee foi substituída por uma nova barraca maior, chamado "Klub C".

As bandas apresentadas no Rock Werchter são, tradicionalmente, uma mistura equilibrada de grandes artistas bem conhecidos, atos da multidão-agradáveis populares e atos próximos belgas locais. Banda belga God, em 2008, foi a primeira banda local para fechar o palco principal no último dia desde há vários anos. Os dias começam geralmente em torno do meio-dia e terminam em torno de 01:00. No final do último dia há um grande show de fogos de artifício.



Festivais de satélite


TW clássico

Desde 2002, os organizadores criaram TW clássico como uma homenagem aos primeiros dias de Rock Werchter. TW clássico ('TW', como em Torhout-Werchter, é a abreviatura tradicional do festival) é uma / um festival palco de um dia realizado uma semana após o evento principal. Geralmente programas veteranos como Bruce Springsteen, Phil Collins, The Police, Depeche Mode ou Simple Minds, suplementado com artistas belgas tradicionais mais jovens. Em 2014, The Rolling Stones encabeçou TW clássico como um de seus poucos concertos do festival de 2014. Em 2015, Robbie Williams vai as manchetes com sua "Let Me Entertain You tour".

Werchter Boutique

Este novo festival foi criado em 2008 e organizou uma semana após o festival principal. Destina-se principalmente a famílias completas, com artistas para crianças, adolescentes, bem como adultos. Os principais artistas em 2008 foram Tokio Hotel, Santana e Doe Maar. Em 2009 foi centrada em torno de um concerto de Madonna durante sua Sticky and Sweet Tour. 68.000 ingressos foram vendidos para o concerto, tornando-se uma incrível evento sell-out de um dia. Em 2010 o príncipe fez um de suas apenas três paragens na Europa como o headliner. Muse realizou lá durante sua Tour em 2013 insustentável, com bandas belgas Balthazar e SX como suporte.

Praça Principal do Festival

Desde 2008, os organizadores criaram uma pequena versão do Rock Werchter na praça central de Arras, no norte da França. Ela é realizada nas mesmas datas como Rock Werchter, com um semelhante line-up - o que é uma vantagem para os organizadores como eles podem oferecer dois shows dos artistas em vez de um. Arras foi escolhido como um local por causa de sua grande praça central histórica e por causa da falta de grandes festivais de rock na França.



1981


The Cure - "A Forest" @ Werchter Festival, july 1981



Dire Straits - "Rock Werchter festival" 1981




1982


U2 - Werchter 04-07-1982




1983


Jim Kerr Backstage Werchter Festival 1983




1985


Depeche Mode : Torhout/Werchter festival report - 1985



Veja o próximo post
ou
Volte ao festival anterior: 1973 - Hurricane Festival - Alemanha


Anterior          01          02          03          04          Próximo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.