domingo, 4 de outubro de 2015

2001 - Splendour in the Grass - Australia 01


Mais um representante do hemisfério sul, o Splendour in the Grass acontece anualmente na costa leste da Austrália, mais especificamente em Byron Bay. Nascido em 2001, o festival coleciona nomes como Strokes, Arctic Monkeys, Placebo, Supergrass, Franz Ferdinand, Queens of the Stone Age, Sonic Youth e Jack White no seu histórico de apresentações.

Em 2015, o público australiano vai ver Blur, Tame Impala, Florence + The Machine, Royal Blood, Mark Ronson, Death Cab For Cutie e Of Monsters and Men como principais atrações. O endereço oficial é Splendour.

Amphitheatre-Stage em construção


Splendour in the Grass é um festival de música australiano que tem sido realizado anualmente desde 2001. O festival foi realizado perto de Byron Bay, New South Wales para todos, mas dois anos desde a sua inauguração. Em 2010 e 2011, o festival foi realizado em Woodford, Queensland, enquanto organizadores fizeram um esforço para obter apoio para um novo local em North Byron Parklands (30 km de Byron Bay). O evento voltou para Byron Bay em 2012, quando foi realizada a Belongil Fields. O festival 2013 foi o primeiro a ser realizado no novo local norte de Byron Parklands, mas havia muita controvérsia a partir de frequentadores do festival e da comunidade local.

O festival foi criado e promovido pelas empresas de música Village Sounds e Secret Service em conjunto, e começou em 2001, em um dia se reunindo para atender a temporada de inverno da Austrália (um período que tradicionalmente tinha sido associado com muito poucos eventos dessa natureza); o festival evoluiu para um evento de dois dias em 2002. Em 2014, a capacidade do festival de três dias é de 30.000 e é considerado o maior festival de música do inverno do país. O festival foi agraciado com o Prêmio FasterLouder Festival para 'Favourite Line Up' em 2009. "Ode: Intimações de Imortalidade", pelo poeta Inglês William Wordsworth ., foi a inspiração para a nomeação do evento.



2005


Os 14 mil bilhetes para o festival 2005 foram vendidos para fora em apenas 26 horas e, logo depois, ingressos para o festival que, inicialmente, custam A $ 125 foram oferecidos no eBay a preços inflacionados de até A $ 3000. Os organizadores do festival responderam, enviando "cessar e desistir" cartas ao eBay, bem como cerca de 150 revendedores de ingressos, citando uma violação das condições de venda. No entanto, eBay recusou-se a bloquear os leilões de bilhetes, alegando que era a responsabilidade do vendedor para assegurar que eles tinham a capacidade e direito de vender produtos. A estação de rádio Triple J incentivou seus ouvintes a sabotar o processo de licitação e as propostas falsas de até A $ 10.000 foram, consequentemente, incluída no eBay por manifestantes que se opõem à escalpelamento dos bilhetes.

Seguindo a cobertura da mídia, o Departamento de NSW Fair Trading tornou-se a envolver e se reuniu com representantes do eBay. O então ministro John Hatzistergos da Fair Trading instruiu o escritória da Fair Trading para investigar a revenda de bilhetes e determinar se os revendedores eram em violação da Lei Fair Trading. Os promotores do Festival esperavam que a investigação acabaria por levar à introdução de legislação anti-escalpelamento de bilhetes.

Queens of the Stone Age - Australia 2005 (Full concert)




2006


Em resposta aos acontecimentos de 2005, os organizadores alteraram o sistema de bilheteria para o festival de 2006. Em uma ação sem precedentes, os compradores de bilhetes eram obrigados a registrar seu nome e data de nascimento no momento da compra. Estes detalhes foram então impressos nos ingressos de eventos e a identificação válida foi necessária para ganhar a admissão no festival. Os ingressos para o festival 2006 foram colocados à venda, às 9h, na segunda-feira, 15 de maio de 2006, assim é que os bilhetes foram vendidos para fora de campismo dentro de três horas, e todos os ingressos esgotaram geral após 48 horas.

The Presets "R U the one?" Live and gritty at Splendour 06




2007


SPLENDOUR IN THE GRASS 2007 official video tour




2008


Os organizadores do festival encontraram dificuldades com o sistema de bilheteria fornecido pela empresa Qjump em 2008, pois os consumidores não conseguiram comprar ingressos com a sequência de longos atrasos. Qjump mais tarde emitiu um pedido de desculpas no fórum Internet do festival:

Gostaríamos de pedir desculpas sinceramente a todos afetados pelos problemas experimentados com as vendas online de Splendour nos bilhetes de grama. Entendemos e reconhecemos o tempo frustrante que muitos fãs Splendour tem experimentado. Infelizmente um problema com o gateway de pagamento do banco impediu alguns clientes que estavam na fila de ter êxito de concluir a sua compra de bilhetes. Nossa equipe tem trabalhado em torno do relógio para responder a cada e-mail e chamada. Esperamos que vocês possam ter paciência conosco enquanto completar este processo. A procura de bilhetes superaram a oferta, com mais de 70.000 pessoas que tentam comprar bilhetes de 17.500 e para muitas pessoas os problemas encontrados com a fila e gateway de pagamento significava que as pessoas foram mantidas esperando por várias horas só para perder seu tempo. Por que estamos muito tristes.

The Music - Strength in numbers - Splendour 08




2009


Questões Locais

Para uma vez só de julgamento, os organizadores obtiveram permissão para encenar o Splendour in the Grass 2009 em um local na Yelgun, New South Wales. No entanto, o consentimento previsto pelos organizadores foi objeto de um desafio por um grupo de moradores, ambientalistas e a Defensoria Ambiental de NSW, que apresentaram seu caso no País de Gales, Terra Nova do Sul e o Tribunal de Meio Ambiente. O Chefe de Árbitros da Terra e Meio Ambiente do Tribunal de Justiça, Oficial de Justiça Brian Preston, que governou Conselho Shire Byron tinha excedido os seus poderes ao conceder a autorização de desenvolvimento onde as partes da terra incluídas eram zoneadas para fins de conservação. A aprovação foi considerada inválida, proibindo o festival de ser realizada no local da Yelgun. Como consequência da decisão, o festival manteve-se no local do Belongil em 2009.

Paul Dempsey - Billie Jean (live, Splendour in the Grass 2009)




Veja o próximo post
ou
Volte ao festival anterior: 2001 - Primavera Sound - Espanha



Anterior          01          02          Próximo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.