Primavera Sound ou simplesmente Primavera é um festival de música realizado em Barcelona, Espanha, desde 2001.
O festival é realizado num sítio de lazer dentro do Parc del Fòrum localizado aproximadamente 6 km a noroeste do centro de Barcelona na área Diagonal Mar do distrito de Sant Martí, junto à costa do Balearic Sea. O evento é um dos maiores festivais de música em Espanha, com uma taxa de participação de mais de 100 mil pessoas ao longo do evento em 2010.
O festival é conhecido pela sua programação eclética, o foco em música independente, e como uma vitrine para apresentações internacionais e domésticos recém-criadas. A gama de gêneros musicais incluem alternativo, indie, eletrônico, pop, hip hop, dança, povos, jazz, metal e música experimental. É celebrado durante três dias no final de maio ou início de junho, e tem como objetivo divulgar as últimas tendências na música, na sua maioria independentes, particularmente do rock e pop, com a presença das bandas mais prestigiadas e DJs na cena internacional. Além de marcar o desempenho dos artistas estabelecidos, o festival oferece a possibilidade de divulgação de talentos desconhecidos do grande público. Paralelamente, em 2012, foi realizado pela primeira vez em Portugal, mais concretamente no Parque da Cidade do Porto, entre 7 e 10 de Junho. O seu sucesso garantiu que se realizasse novamente em 2013 e 2014.
Atos notáveis que se apresentaram no edições anteriores incluem Arcade Fire, The National, Sonic Youth, The White Stripes, Primal Scream, New Order, Iggy and the Stooges, Lou Reed, Motörhead, The Smashing Pumpkins, Portishead, Neil Young, Pavement, Pet Shop Boys, Pulp, The Cure, and Blur.
Um segundo festival, NOS Primavera Sound, foi introduzido em 2012 pelos promotores da edição de Barcelona. O evento acontece em Porto, Portugal no fim de semana, após a edição Barcelona, e compartilha uma semelhante line-up de apresentações. Ambas as edições são confirmadas para 2014, com Neutral Milk Hotel e Pixies entre os atos confirmados.
A primeira edição do festival ocorreu em 28 de abril de 2001, com atos como Armand Van Helden e Los Planetas . O evento foi oficialmente intitulado Estrella Damm Primavera Sound, devido ao patrocinador principal do festival, Estrella Damm; este patrocínio durou até a edição de 2009. San Miguel sucedido como o principal patrocinador do festival para o evento de 2010 e, como resultado, o nome oficial foi mudado para San Miguel Primavera Sound, até a edição de 2012.
O evento foi originalmente realizado nos jardins do museu de arquitetura exterior Poble Espanyol, localizado na montanha de Montjuïc a aproximadamente 4 km a sudoeste do centro de Barcelona. Em 2005, o festival mudou-se para sua localização atual no Parc del Fòrum, o local do inaugural do Fórum Universal das Culturas. Em 2010, o evento voltou a Poble Espanyol, quando se começou a realizar pré-eventos de shows e festa de encerramento do festival no local; estas ocorrem na quarta-feira e domingo, respectivamente, na semana em que o evento principal ocorre.
Admitiram que bilhetes completos do festival eram comprados todos os dias no festival, bem como de todos os pré-eventos de shows e a festa de encerramento do festival. Os bilhetes de dia também são disponibilizados após a maior parte do line-up que foi anunciado. Ambos os tipos de bilhetes são geralmente disponibilizados em escala móvel de preços, aumentando em datas especificadas mais perto do evento. Ao contrário de outros festivais de música europeus, não há instalações de camping disponíveis no local. O El Maresme-Fòrum estação da linha 4 do metrô de Barcelona está localizado perto do local do festival.
O evento principal vem realizando cerca de 7 a 8 etapas. Todas as etapas são realizadas ao ar livre, com exceção do Auditori. Este estágio está hospedado no Edifício Fórum , um marco arquitetônico projetado por empresa suíça Herzog and de Meuron, localizado na entrada do Parc del Fòrum. O Auditori tem uma capacidade de 3.200 pessoas.
Ano após ano, o festival tem aumentado ambos os atendimentos e o impacto na grande imprensa, rádio e televisão. Se a edição de 2001 terminou com uma assistência de 8.000 pessoas, a de 2002 chegou a 18.000 e o encontro de 2003 entre o seu espaço para mais de 24.000 pessoas, com a participação de 40.000 pessoas, em 2004, terminou a estadia na vila espanhola. O primeiro ano na área do Fórum, em 2005, terminou com a presença de 44 mil pessoas, enquanto a edição de 2007 chegou a 60.000 pessoas. Evento musical já se tornou inevitável, o evento reuniu mais de 74.000 pessoas em sua última edição. A aparência do festival e da ampla gama de grupos representados, Primavera Sound tem causado, é um lugar de encontro de artistas e espectadores de diferentes gerações. A cobertura da mídia sobre a edição de 2009 foi extraordinária. Mais de 1.000 jornalistas foram credenciados. Os grandes jornais, imprensa comercial, de rádio e de televisão nacional cobriram extensivamente as atividades realizadas durante o festival, considerado por muitos como o melhor deste ano. Além disso, o interesse da imprensa internacional tem aumentado dramaticamente nas últimas edições. Principais mídias especializadas, tanto de países Europeus como do outro lado dos países do Atlântico ecoaram cada uma das edições do evento.
A edição de 2001 foi o primeiro festival Primavera Sound no formato atual, com o Poble Espanhol e teve mais de um cenário (as primeiras edições em início dos anos noventa foram realizadas por diferentes salas de concerto em Barcelona). Cinco espaços onde na noite de 28 de abril uma representação do melhor do pop e música de dança oferecidos foram habilitados. Alguns dos participantes desta edição foram: Armand Van Helden, Le Hammond Inferno, o ex-líder do Pizzicato 5, Yasuharu Konishi, Faze Action, Bent, Los Planetas, Manta Ray, Sr. e muitas outras bandas e djs como Gentle People Dj's, Leila, Zip o Gus Gus Djs.
Pulp - Common People - Live Primavera Sound 2001
A edição de 2002 teve lugar em 17 e 18 de Maio. O festival principal de mudança foi a extensão da sua duração a dois dias (sexta e sábado). Cinco cenários por onde passavam sessenta grupos e DJs nacionais e internacionais, entre os quais foram habilitados Pulp, Tindersticks, Spiritualized, Echo and The Bunnymen, J Mascis, Aphex Twin, Luke Slater, Giant Sand, The Delgados, Dave Clarke, Bis, Ian Pooley, Andrew Weatherall, Le Tigre, Gonzales, The Moldy Peaches, Chicks on Speed, Atom Rhumba, Clem Snide, La Buena Vida, Green Velvet, Cinerama, Lo-Fidelity Allstars e The Zephyrs, entre muitos outros. Temos também pela primeira vez como atividades extra-musicais concebidas para complementar e ampliar a oferta do festival, como o desenho da amostra "Un ruido secreto" o el Primavera Soundtrack Film Festival.
NOSOTRÄSH - Entrevista Primavera Sound 2002 [MTV]
A edição do festival 2003 marcou sua consagração definitiva como um dos festivais inescapáveis no país. Atendimento ao público desses certificados (mais de 24 mil pessoas, quase 7.000 a mais do que no ano passado). Mais de 450 jornalistas também são creditados. Também aumentou o número de grupos que jogam, mais de 90 grupos e dj nacional e internacional. Cinco espaços foram montados no Poble Espanhol para shows noturnos (Nitsa-Apollo, Rockdelux por Lois, CD Drome, Nasti e Psicolabis) E este ano também acrescentou um recinto para o festival: el Mercado de las Flores para os que exercem atividades diurnas: el festival de cine Primavera Soundtrack Film Festival y la Feria Discográfica y de Profesionales, que contou com duas etapas para apresentações de grupos de participantes Escenario Mercat de les Flors y Escenario Acústico.
Belle And Sebastian, Yo La Tengo, Teenage Fanclub, Arab Strap, I Am Kloot, Sonic Youth, Mogwai, The White Stripes, Television, Beef, The Go-Betweens, 2 Many Dj’s, Julian Cope, Definitive Jux Live!, Baxter Dury, Super Collider, Umek, Thalia Zedek, Nacho Vegas Y Las Esferas Invisibles, Wire, Roni Size, Future Bible Heroes, Ed Harcourt, John Parish, Scratch Perverts, Mary Gauthier, Dj/Rupture, Michael Mayer, Console, Tocotronic, Adam Beyer, Standstill, Élena, Antònia Font, Tokyo Sex Destruction, Vacaciones, Grupo Salvaje, Dj Psychocandy, The Folk Implosion, Ikara Colt, Adam Green, The Kills, Soledad Brothers, Munk (Gomma Dj’s), Migala, Christina Rosenvinge, Mishima, Audience, Alma X, Dj Coco, Lcd Soundsystem, Märtini Brös, Erol Alkan, Dj Dexter, Dj’s Are Not Rockstars, Gold Chains, Rahim, Peaches, Le Hammond Inferno, Ellen Alien, W.I.T., Larry Tee, Cobra Killer, La Presidente, Rewind DJ’s (Vicknoise, Pol, Teti).
The Montgolfier Brothers, Calc, Glissando*, The Tea Servants, Airbag, Jeronimo, Cola Jet Set, Gurus, L’altra, Whirlwind Heat, Motormark, Pipas, Holland Park, Mano De Santo, Zola, Henry, Bart Davenport, Astronaut, Euro-Trash Girl, Mia Doi Todd, Dead Capo, Tan Low, Morning Star.
Fiestas de presentación (22 de maio, Pueblo Español y Sala Apolo):
Godspeed You! Black Emperor, Hangedup, The Streets, Baby Zizanie, A Room With A View.
Estiveram presentes 40 stands das principais marcas nacionais, bem como revistas e associados: Cd World, Cd Drome, Pop Madrid, Primeros Pasitos, Pre-Texto, Bcore, Bip Bip, Elefant, Annika, Jabalina, Mushroom Pillow, Green Ufos, El Ejercito Rojo, Subterfuge, Popchild, Ariadna, Houston Party, Austrohungaro, Bank Robber, Pueblo, Zebra, Foehn, Pause, Everlasting, Rockdelux, Ab, Mondo Sonoro, Go Mag, Movin’bcn, Scope, Fork Series, Nosordo, Mai Dins, Rojo, Criminal Records, Spark, East Pack, Dead Bees, Strange Ones, Dos.Dos.
Filmes de exemplo (documentários, música e ficção) temático Pop.
Programação 2003:
Standing in the Shadows of Motown, de Paul Justman. 2002. EUA. 116 minutos. 35 mm.
Biggie and Tupac, Nick Broomfield. 2002. Reino Unido. 107 minutos. Betacam.
Morvern Callar, Lynne Ramsay. Reino Unido / Canadá. 2002. 97 minutos. 35 mm.
Beijing Rocks, de Mabel Cheung Yuen-Ting. Hong Kong, 2001. 110 min. 35 mm.
Almost Blue, de Alex Infascelli. Itália, 2000. 86 min. 35 mm.
Em 2004, o festival continuou a crescer em termos de duração (três dias na cidade espanhola), artistas e público. A popularidade dos headliners e, especialmente, o desempenho da lendária banda Pixies (fazendo seu primeiro encontro europeu em 12 anos) aumentou o número de participantes para 40 mil pessoas a partir de Espanha, Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Portugal, principalmente. Outros headliners como PJ Harvey, Primal Scream, A Divina Comédia, Wilco ou Franz Ferdinand contribuíram para fechar uma edição marcada pelo sucesso. El Mercat de les Flors, onde as atividades do dia teve lugar, aumentou o número de bandas através do palco ao ar livre ao lado da Feria Discográfica. O cartaz para esta exposição incluiu um número maior de artistas nacionais e internacionais, tais como Edison Woods, Berg Sans Nipple, Fernando Alfaro and Nacho Vegas, Xiu Xiu o Telefax. Outra melhoria deste último evento foi o espaço capacidade e comodidade de espaço. O palco principal foi localizado na parte norte de Poble Espanhol, o que ajudou a impulsionar o acesso para o palco. Além das bandas citadas, estas foram algumas das performances mais célebres entre as quase cem de Primavera Sound 2004: Liars, !!! (chk chk chk), Benjamin Biolay, Dominique A, Scissor Sisters, Pretty Girls Make Graves, Chicks On Speed, Sun Kil Moon, Julie Delpy, Devendra Banhart, (Smog), Dayna Kurtz, Plaid, Elbow, Nina Nastasia, The Glimmer Twins, Colder, Cristian Vogel, Blackstrobe, The Ladybug Transistor, Casiotone For The Painfully Alone, The Russian Futurists, The Fall, Mudhoney, Lloyd Cole, The Raveonettes, The Hidden Cameras, Erol Alkan, Numbers, Kid 606, 2 Many Dj's, James Murphy, Miss Kittin, Luke Slater, Technasia, Experience, Willard Grant Conspiracy, Dizzee Rascal, Michael Gira, James Chance and The Contortions, Jason Forrest, Dj/Rupture, Alexander Robotnik o David Holmes. Entre desempenhos nacionais destacados por La Buena Vida, Lluís Llach, Ruper Ordorika, Chucho e Atom Rhumba.
Gravadoras e justo profissional: Um total de 30 estandes representando grandes gravadoras nacionais, assim como imprensa especializada e empresas relacionadas: Cd Drome, Pop Madrid, Gssh Gssh, Pre-Texto, Bcore, Bip Bip, Elefant, Annika, Acuarela, Jabalina, Green Ufos, Pias, Subterfuge, Pop-child, Dusty Roses, Houston Party, Austrohungaro, Bank Robber, Limbo Starr, Miss Lucifer, Eureka, Foehn, Pause, Everlasting, Rockdelux,Movin’bcn, Moonpalace, Mushroom Pillow, Weight Recordings, Global Music, Criminal Records, Rise Robots Rise, Dead Bees y Strange Ones.
PJ Harvey Meet Ze Monsta (Primavera Sound 2004 Barcelona)
Filmes de exemplo (documentários, música e ficção) temático Pop.
Programação 2004:
Gigantic (A Tale of Two Johns). Um filme sobre They Might Be Giants por AJ Schmack .. EUA 2002, 103 min.
I Am Trying To Break Your Heart. Um filme sobre Wilco por Sam Jones. EUA 2002, 92 min.
Live Forever por John Dower. Reino Unido 2003, 84 min.
Greendale por Bernard Shakey (Neil Young). EUA 2003, 87 min.
Este foi um ano marcado por mudanças (principalmente movendo o festival de Spanish Town para a área do Fórum) e também uma questão em que a natureza eclética do festival foi acentuada, permitindo à apresentação de propostas incomum neste tipo de evento. Assim, os participantes podiam ver os shows de gente como Enrique Morente, Brigitte Fontaine ou Psychic TV. Outra novidade da Primavera Sound 2005 foi o Auditório impressionante localizado no campus, que vomitou algumas das melhores performances do fim de semana, nas mãos de artistas como Antony and The Johnsons, Vic Chesnutt e Tortoise, mostrando este espaço como uma das estrelas do festival. E junto com estes desenvolvimentos, se tem alguma coisa que destaca o festival foi a presença, depois de mais de uma década longe dos palcos de nosso país, a mancuniana banda lendária New Order, que apresentou o seu mais recente álbum no cenário Nitsa-Apollo na sexta-feira dia 27. As outras grandes estrelas do festival foram o retorno do mítico Stooges Iggy Pop, o veterano nova-iorquino Sonic Youth, o compromisso de Steve Earle e a bandeira do pós-punk da banda Gang of Four. Junto a eles uma série de propostas de qualidade com fim de semana focado: The Wedding Present, Echo and The Bunnymen, The Dirtbombs, American Music Club, Psychic TV, Enrique Morente, They Might Be Giants, Micah P. Hinson, Arcade Fire, Broken Social Scene, Vitalic, Sons And Daughters, Kompakt Sound System, Polysics, The Futureheads, Vetiver, Isis, Los Planetas, Parker and Lilye, e muitos mais. O festival incluiu em seu programa espacio Primavera France, onde ele cita uma representação da melhor música feita hoje no país vizinho, com destaque para as ações de pessoas como Dominique A, M83, Experience, The Married Monk, Helena ou Françoiz Breut. Mais um ano foi habilitado pela etiqueta Feira e estágio profissional (Fair), que destacou as ações dos suecos Acid House Kings, a americana Allison Moorer e bandas nacionais como Ginferno, Tarántula, Garzón, The Secret Society ou The Cheese.
Arcade Fire - Wake Up (at Primavera Sound Festival 2005)
A edição de 2006 foi a resolução completa no site do Fórum. As principais alterações consistiu de algumas mudanças no arranjo do palco e melhorias na infra-estrutura: restaurantes, acesso ... Em um nível artístico, Primavera Sound 2006 centrou-se mais uma vez no fornecimento de qualidade acima de tudo. Artistas com caminhos longos e comprovados (Lou Reed, Motörhead, Yo La Tengo, The Flaming Lips, Big Star) agiu com grupos de curta, mas uma brilhante carreira ( Yeah Yeah Yeahs, Babyshambles, Animal Collective, The Rogers Sisters), a experimentação de rock do No Neck Blues Band, Gang Gang Dance, Deerhoof, Boredoms o Akron/Family aparece ao lado do rock mais experiente (The Deadly Snakes, The Drones, The New Christs). A lista de artistas continua, desde a música de dança eletrônica de Erol Alkan , Ellen Allien and Apparat , Dj Rush , Rex The Dog, Joris Voorn o The MFA a intimidade de Richard Hawley, Isobel Campbell, José González, Vashti Bunyan ou supergrupo Undertow Orchestra. Outros artistas incluídos para enfatizar a pop atemporal de Stereolab, envolvimento com o rock psicodélico de The Brian Jonestown Massacre, o americano de Centro-Matic, Lambchop ou Drive-By Truckers, o poderoso rock de Sleater Kinney ou veterano do funk minimal ESG. Na seção nacional destacou a primeira data da reunião de albaceteños Surfin Bichos, com 12Twelve, Southern Arts Society, Anari o Tachenko. Presença nacional foi complementada com a fase Fair proposto, onde passaram promessas contrastando e realidades que cobriam uma ampla gama de estilos: Remate, Pauline En La Playa, Le Jonathan Reilly, Coconot, Ainara LeGardon, Beef, Stay, Mazoni, Meu, The Charades, Prin' La Lá and Clint entre outros. Uma das novidades da edição de 2006 foi a realização de shows durante os dias que antecedem o festival. Assim, em 29, 30 e 31 de maio passado através deste novo tempo - sala de Apolo (La ) pessoas como The Bellrays, Elliot Brood, Experience, Troy Von Balthazar, Jody Wildgoose ou Annelies Monseré. Ele também voltou a realizar uma festa pós festival no Apolo, por que eles voltaram Centro-Matic, com propostas como pop técnico Xiu Xiu, o povo de John Roderick ou o americano French Toast da gravadora Dischord.
Boredoms @ Primavera Sound 2006
O festival experimentou um grande aumento no público, através da barreira de 60.000 espectadores. Com trinta por cento do público de outros países Primavera Sound ganhou peso internacional e emergiu como um dos eventos musicais de referência no cenário europeu. Com uma oferta musical é composto por mais de 150 atuações de bandas e DJs, a edição de 2007 testemunhou um excelente desempenho pela banda norte-americana Wilco e o retorno de Smashing Pumpkins, após mais de uma década de silêncio. Sonic Youth tocou inteiramente o lendário álbum Daydream Nation e do Fórum vibrou com o concerto do veterano Patti Smith. A entrada de partes do festival All Tomorrow's Parties, um promotor britânico como um parceiro foi a novidade mais marcante da questão. Diretores da ATP atuaram como curadores selecionando o line-up e dando o nome a um dos cenários, que desempenharam Modest Mouse e as bandas como Slint, Melvins e Comets On Fire desempenharam um álbum completo significativo de sua carreira. Acompanhando estes artistas, desfilaram pelas cenas das propostas do festival de estilos muito diferentes: Herman Düne, Múm, Blonde Redhead, The Good The Bad And The Queen, Jonathan Richman, Dirty Three, Black Mountain, The Durutti Column, Maximo Park, Nathan Fake, Pelican, Architecture In Helsinki, Kimya Dawson, Shannon Wright, Robyn Hitchcock And The Venus 3, Buzzcocks, Ted Leo and The Pharmacists, Grizzly Bear, Billy Bragg, Girls Against Boys, Isis, Low, Band Of Horses, Built To Spill, Kid Koala, The Long Blondes, entre muitos outros. Na área de artistas eletrônicos foram incorporado shows de Justice, Hell, Diplo, Erol Alkan e Dj Yoda.
A presença nacional aumentou consideravelmente, conseguindo nesta edição dar os espaços adequados à totalidade de bandas até aqui. Como em ocasiões anteriores, o festival tentou dar uma visão diferente da independência do estado, permitindo a bandas como Lisabö, Half Foot Outside, Veracruz, Za e The Light Brigada, propostas injustamente esquecidas em outros festivais espanhóis. Um novo recurso foi Minimúsica, uma iniciativa de La Colazione em que as bandas independentes de Barcelona ofereciam concertos para o público jovem na creche livre do festival. Nos dias 1 e 2 de junho, duas sessões foram realizadas no período da tarde, com música ao vivo por Coconot, Las Dolores, Internet 2, Brielah, Sedaiós, Decibelios Joe, Tarántula, Los Carradine, Manos de Topo, Las Vaquitas (David de Beef + Joe Crepúsculo - Tarántula -), Albaialeix e First Aid Kit. Além disso, Myspace España comemorou seu nascimento no Fórum com uma série de shows acústicos nos dias 1 e 2 de junho, em um estande localizado na Feria Discográfica. Alguns dos grupos que passaram pelo "Salon Myspace" foram Maximo Park and Grizzly Bear, Fernando Alfaro y los Alienistas, Grupo de Expertos Sol y Nieve, The Secret Society, Bonde do Role, Standstill, Mum, Alondra Bentley o Sr.
Quanto às atividades paralelas, além da habitual Feria Discográfica, foram realizadas Jornadas Digital Music 2.0. Organizado em colaboração com o Instituto Catalán de las Industrias Culturales (ICIC) e dirigidas para profissionais aos setores musicais e tecnológicos, o evento foi focado em questões de atualidade no mundo de negócios e de arte, a fim de estabelecer uma nova abordagem para a música digital da Cataluña e na España. Para o segundo ano concertos são oferecidos durante os dias anteriores (segunda, terça e quarta-feira) e após as sessões do Fórum domingo. Estas vitrinas de apresentação e fechamento aconteceram no Apolo y La com performances de vários artistas, como Centro-Matic, Of Montreal, At Swim Two Birds, Erol Alkan, The Orchids, The Sadies e Nueva Vulcano.
Melvins Primavera Sound 2007
Eram 160 artistas e 200 horas de música ao vivo para um público devotado ao redor da linha eclética em uma edição que transgrediu os limites do Parque do Fórum para entrar plenamente no centro de Barcelona. A programação paralela ao evento principal em 2008 adquiriu mais relevância com apresentações em diferentes locais da cidade, no Parc Joan Miró e várias estações de metro em Barcelona. Mas além de abrir espaço para outros tipos de público em torno da cidade, o festival mostrou mais uma vez como um trampolim para novas e interessantes propostas como A Place To Bury Strangers, Health, Times New Viking, Moho ou Shipping News. Durante o primeiro dia do festival, Portishead, MGMT, Public Enemy e Vampire Weekend, entre muitos outros, levou o cartaz do Parque del Fórum. No segundo dia ele destacou as performances de Cat Power, Bishop Allen e El Guincho, que dividiu o palco com clássicos como The Sonics, Devo, Nick Lowe e Mary Weiss, que mantêm a sua essência intacta e continuam a despertar emoções em gerações. No terceiro dia, Rufus Wainwright, Enrique Morente e Lagartija Nick, Animal Collective e Tindersticks despediram por alto de uma edição que recebeu apoio público massivamente. Os cerca de 60 mil participantes na última edição foram prova da boa saúde em um momento complicado para a indústria da música na Espanha. Outras bandas que saltaram sobre mesas da Primavera Sound 2008 foram Apparat Band, Bon Iver, Dirty Projectors, Fuck Buttons, Les Savy Fav, Menomena, Holy Fuck, Okkervil River, Pissed Jeans, Unchained, The Wave Pictures, Russian Red, Lightspeed Champion, The Strange Death Of Liberal England, Surkin, Tarántula, The Mary Onettes, Messer Chups, It's Not Not, The Marzipan Man, Deerhunter, Eric's Trip, Devastations, Fanfarlo, Throbbing Gristle, Om, Buffalo Tom, Caribou, Awesome Color, Digital Mystikz, DM Smith, Explosions In The Sky, Clipse, Holly Golightly and The Brakeoffs, Kelley Stoltz, The Missing Leech, No Age, Fasenuova, MV and EE with The Golden Road, Les Aus, Gentle Music Men, The Right Ons, Soulin' Thunder Revue, Scout Niblett, Six Organs Of Admittance, Träd Gräs Och Stenar, Why?, Voxtrot, Polvo, Para One, Boris, De La Soul, Menomena, 808 State, Alan Braxe, Autolux, Enon, Health, Grande-Marlaska, La Estrella de David, Madee, Midnight Juggernauts, Port O'Brien, Prinzhorn Dance School, Shellac o The Rumble Strips. Como de costume, o espaço Fira, onde gravadoras independentes nacionais e internacionais apresentaram seus produtos que são abertos para o público. Salão Myspace novamente hospedou performances pelo segundo ano consecutivo e, da mesma forma, fez Minimúsica com apresentações musicais destinados às crianças. A programação paralela ao evento central do Fórum levou sua música para o metrô de Barcelona, com apresentações gratuitas de Belmez , Manel , The Lions Constellation y La Célula Durmiente en las estaciones de Universitat, Clot y Paseo de Gracia. Também se celebraram sob os clubes Primavera als Clubs, showcases de bandas como The Clientele, Matt Elliott, Mi And L'Au, SJ Esau and La Orquesta del Caballo Ganador, Scarlet's Well, Clint, My Brighest Diamond, DM Smith, Abrevadero, Voice Of The Seven Woods, Twin Kranes o Andy Votel. A primeira edição da Primavera Al Parc, realizada no Parc Joan Miró, começou com um início muito bom para reunir cerca de 1.000 pessoas em dois dias para a apresentação de Darren Hayman and Jack Hayter Play Hefner songs, David Thomas Broughton, El Hijo, Bankrobber, Guillamino, El Chico Con La Espina Al Costado, Le Petit Ramon, The Radio Dept., Torpedo, April Fool's Day, Manos De Topo, Le Pianc y Extraperlo.
Sebadoh - Primavera Sound 2008 [Full Set]
Veja o próximo post
ou
Volte ao festival anterior: 2000 - Mutek - Montreal - Canadá
O festival é realizado num sítio de lazer dentro do Parc del Fòrum localizado aproximadamente 6 km a noroeste do centro de Barcelona na área Diagonal Mar do distrito de Sant Martí, junto à costa do Balearic Sea. O evento é um dos maiores festivais de música em Espanha, com uma taxa de participação de mais de 100 mil pessoas ao longo do evento em 2010.
O festival é conhecido pela sua programação eclética, o foco em música independente, e como uma vitrine para apresentações internacionais e domésticos recém-criadas. A gama de gêneros musicais incluem alternativo, indie, eletrônico, pop, hip hop, dança, povos, jazz, metal e música experimental. É celebrado durante três dias no final de maio ou início de junho, e tem como objetivo divulgar as últimas tendências na música, na sua maioria independentes, particularmente do rock e pop, com a presença das bandas mais prestigiadas e DJs na cena internacional. Além de marcar o desempenho dos artistas estabelecidos, o festival oferece a possibilidade de divulgação de talentos desconhecidos do grande público. Paralelamente, em 2012, foi realizado pela primeira vez em Portugal, mais concretamente no Parque da Cidade do Porto, entre 7 e 10 de Junho. O seu sucesso garantiu que se realizasse novamente em 2013 e 2014.
Atos notáveis que se apresentaram no edições anteriores incluem Arcade Fire, The National, Sonic Youth, The White Stripes, Primal Scream, New Order, Iggy and the Stooges, Lou Reed, Motörhead, The Smashing Pumpkins, Portishead, Neil Young, Pavement, Pet Shop Boys, Pulp, The Cure, and Blur.
Um segundo festival, NOS Primavera Sound, foi introduzido em 2012 pelos promotores da edição de Barcelona. O evento acontece em Porto, Portugal no fim de semana, após a edição Barcelona, e compartilha uma semelhante line-up de apresentações. Ambas as edições são confirmadas para 2014, com Neutral Milk Hotel e Pixies entre os atos confirmados.
Cartaz do Primavera Sound 2001 |
A primeira edição do festival ocorreu em 28 de abril de 2001, com atos como Armand Van Helden e Los Planetas . O evento foi oficialmente intitulado Estrella Damm Primavera Sound, devido ao patrocinador principal do festival, Estrella Damm; este patrocínio durou até a edição de 2009. San Miguel sucedido como o principal patrocinador do festival para o evento de 2010 e, como resultado, o nome oficial foi mudado para San Miguel Primavera Sound, até a edição de 2012.
O evento foi originalmente realizado nos jardins do museu de arquitetura exterior Poble Espanyol, localizado na montanha de Montjuïc a aproximadamente 4 km a sudoeste do centro de Barcelona. Em 2005, o festival mudou-se para sua localização atual no Parc del Fòrum, o local do inaugural do Fórum Universal das Culturas. Em 2010, o evento voltou a Poble Espanyol, quando se começou a realizar pré-eventos de shows e festa de encerramento do festival no local; estas ocorrem na quarta-feira e domingo, respectivamente, na semana em que o evento principal ocorre.
Admitiram que bilhetes completos do festival eram comprados todos os dias no festival, bem como de todos os pré-eventos de shows e a festa de encerramento do festival. Os bilhetes de dia também são disponibilizados após a maior parte do line-up que foi anunciado. Ambos os tipos de bilhetes são geralmente disponibilizados em escala móvel de preços, aumentando em datas especificadas mais perto do evento. Ao contrário de outros festivais de música europeus, não há instalações de camping disponíveis no local. O El Maresme-Fòrum estação da linha 4 do metrô de Barcelona está localizado perto do local do festival.
O evento principal vem realizando cerca de 7 a 8 etapas. Todas as etapas são realizadas ao ar livre, com exceção do Auditori. Este estágio está hospedado no Edifício Fórum , um marco arquitetônico projetado por empresa suíça Herzog and de Meuron, localizado na entrada do Parc del Fòrum. O Auditori tem uma capacidade de 3.200 pessoas.
Ano após ano, o festival tem aumentado ambos os atendimentos e o impacto na grande imprensa, rádio e televisão. Se a edição de 2001 terminou com uma assistência de 8.000 pessoas, a de 2002 chegou a 18.000 e o encontro de 2003 entre o seu espaço para mais de 24.000 pessoas, com a participação de 40.000 pessoas, em 2004, terminou a estadia na vila espanhola. O primeiro ano na área do Fórum, em 2005, terminou com a presença de 44 mil pessoas, enquanto a edição de 2007 chegou a 60.000 pessoas. Evento musical já se tornou inevitável, o evento reuniu mais de 74.000 pessoas em sua última edição. A aparência do festival e da ampla gama de grupos representados, Primavera Sound tem causado, é um lugar de encontro de artistas e espectadores de diferentes gerações. A cobertura da mídia sobre a edição de 2009 foi extraordinária. Mais de 1.000 jornalistas foram credenciados. Os grandes jornais, imprensa comercial, de rádio e de televisão nacional cobriram extensivamente as atividades realizadas durante o festival, considerado por muitos como o melhor deste ano. Além disso, o interesse da imprensa internacional tem aumentado dramaticamente nas últimas edições. Principais mídias especializadas, tanto de países Europeus como do outro lado dos países do Atlântico ecoaram cada uma das edições do evento.
2001
A edição de 2001 foi o primeiro festival Primavera Sound no formato atual, com o Poble Espanhol e teve mais de um cenário (as primeiras edições em início dos anos noventa foram realizadas por diferentes salas de concerto em Barcelona). Cinco espaços onde na noite de 28 de abril uma representação do melhor do pop e música de dança oferecidos foram habilitados. Alguns dos participantes desta edição foram: Armand Van Helden, Le Hammond Inferno, o ex-líder do Pizzicato 5, Yasuharu Konishi, Faze Action, Bent, Los Planetas, Manta Ray, Sr. e muitas outras bandas e djs como Gentle People Dj's, Leila, Zip o Gus Gus Djs.
Pulp - Common People - Live Primavera Sound 2001
2002
A edição de 2002 teve lugar em 17 e 18 de Maio. O festival principal de mudança foi a extensão da sua duração a dois dias (sexta e sábado). Cinco cenários por onde passavam sessenta grupos e DJs nacionais e internacionais, entre os quais foram habilitados Pulp, Tindersticks, Spiritualized, Echo and The Bunnymen, J Mascis, Aphex Twin, Luke Slater, Giant Sand, The Delgados, Dave Clarke, Bis, Ian Pooley, Andrew Weatherall, Le Tigre, Gonzales, The Moldy Peaches, Chicks on Speed, Atom Rhumba, Clem Snide, La Buena Vida, Green Velvet, Cinerama, Lo-Fidelity Allstars e The Zephyrs, entre muitos outros. Temos também pela primeira vez como atividades extra-musicais concebidas para complementar e ampliar a oferta do festival, como o desenho da amostra "Un ruido secreto" o el Primavera Soundtrack Film Festival.
NOSOTRÄSH - Entrevista Primavera Sound 2002 [MTV]
2003
A edição do festival 2003 marcou sua consagração definitiva como um dos festivais inescapáveis no país. Atendimento ao público desses certificados (mais de 24 mil pessoas, quase 7.000 a mais do que no ano passado). Mais de 450 jornalistas também são creditados. Também aumentou o número de grupos que jogam, mais de 90 grupos e dj nacional e internacional. Cinco espaços foram montados no Poble Espanhol para shows noturnos (Nitsa-Apollo, Rockdelux por Lois, CD Drome, Nasti e Psicolabis) E este ano também acrescentou um recinto para o festival: el Mercado de las Flores para os que exercem atividades diurnas: el festival de cine Primavera Soundtrack Film Festival y la Feria Discográfica y de Profesionales, que contou com duas etapas para apresentações de grupos de participantes Escenario Mercat de les Flors y Escenario Acústico.
Pueblo Español (23 e 24 de maio):
Belle And Sebastian, Yo La Tengo, Teenage Fanclub, Arab Strap, I Am Kloot, Sonic Youth, Mogwai, The White Stripes, Television, Beef, The Go-Betweens, 2 Many Dj’s, Julian Cope, Definitive Jux Live!, Baxter Dury, Super Collider, Umek, Thalia Zedek, Nacho Vegas Y Las Esferas Invisibles, Wire, Roni Size, Future Bible Heroes, Ed Harcourt, John Parish, Scratch Perverts, Mary Gauthier, Dj/Rupture, Michael Mayer, Console, Tocotronic, Adam Beyer, Standstill, Élena, Antònia Font, Tokyo Sex Destruction, Vacaciones, Grupo Salvaje, Dj Psychocandy, The Folk Implosion, Ikara Colt, Adam Green, The Kills, Soledad Brothers, Munk (Gomma Dj’s), Migala, Christina Rosenvinge, Mishima, Audience, Alma X, Dj Coco, Lcd Soundsystem, Märtini Brös, Erol Alkan, Dj Dexter, Dj’s Are Not Rockstars, Gold Chains, Rahim, Peaches, Le Hammond Inferno, Ellen Alien, W.I.T., Larry Tee, Cobra Killer, La Presidente, Rewind DJ’s (Vicknoise, Pol, Teti).
Mercat de les Flors (23 e 24 de maio):
The Montgolfier Brothers, Calc, Glissando*, The Tea Servants, Airbag, Jeronimo, Cola Jet Set, Gurus, L’altra, Whirlwind Heat, Motormark, Pipas, Holland Park, Mano De Santo, Zola, Henry, Bart Davenport, Astronaut, Euro-Trash Girl, Mia Doi Todd, Dead Capo, Tan Low, Morning Star.
Fiestas de presentación (22 de maio, Pueblo Español y Sala Apolo):
Godspeed You! Black Emperor, Hangedup, The Streets, Baby Zizanie, A Room With A View.
Feria Discográfica y de Profesionales:
Estiveram presentes 40 stands das principais marcas nacionais, bem como revistas e associados: Cd World, Cd Drome, Pop Madrid, Primeros Pasitos, Pre-Texto, Bcore, Bip Bip, Elefant, Annika, Jabalina, Mushroom Pillow, Green Ufos, El Ejercito Rojo, Subterfuge, Popchild, Ariadna, Houston Party, Austrohungaro, Bank Robber, Pueblo, Zebra, Foehn, Pause, Everlasting, Rockdelux, Ab, Mondo Sonoro, Go Mag, Movin’bcn, Scope, Fork Series, Nosordo, Mai Dins, Rojo, Criminal Records, Spark, East Pack, Dead Bees, Strange Ones, Dos.Dos.
Primavera Soundtrack Film Festival:
Filmes de exemplo (documentários, música e ficção) temático Pop.
Programação 2003:
Standing in the Shadows of Motown, de Paul Justman. 2002. EUA. 116 minutos. 35 mm.
Biggie and Tupac, Nick Broomfield. 2002. Reino Unido. 107 minutos. Betacam.
Morvern Callar, Lynne Ramsay. Reino Unido / Canadá. 2002. 97 minutos. 35 mm.
Beijing Rocks, de Mabel Cheung Yuen-Ting. Hong Kong, 2001. 110 min. 35 mm.
Almost Blue, de Alex Infascelli. Itália, 2000. 86 min. 35 mm.
2004
Em 2004, o festival continuou a crescer em termos de duração (três dias na cidade espanhola), artistas e público. A popularidade dos headliners e, especialmente, o desempenho da lendária banda Pixies (fazendo seu primeiro encontro europeu em 12 anos) aumentou o número de participantes para 40 mil pessoas a partir de Espanha, Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Portugal, principalmente. Outros headliners como PJ Harvey, Primal Scream, A Divina Comédia, Wilco ou Franz Ferdinand contribuíram para fechar uma edição marcada pelo sucesso. El Mercat de les Flors, onde as atividades do dia teve lugar, aumentou o número de bandas através do palco ao ar livre ao lado da Feria Discográfica. O cartaz para esta exposição incluiu um número maior de artistas nacionais e internacionais, tais como Edison Woods, Berg Sans Nipple, Fernando Alfaro and Nacho Vegas, Xiu Xiu o Telefax. Outra melhoria deste último evento foi o espaço capacidade e comodidade de espaço. O palco principal foi localizado na parte norte de Poble Espanhol, o que ajudou a impulsionar o acesso para o palco. Além das bandas citadas, estas foram algumas das performances mais célebres entre as quase cem de Primavera Sound 2004: Liars, !!! (chk chk chk), Benjamin Biolay, Dominique A, Scissor Sisters, Pretty Girls Make Graves, Chicks On Speed, Sun Kil Moon, Julie Delpy, Devendra Banhart, (Smog), Dayna Kurtz, Plaid, Elbow, Nina Nastasia, The Glimmer Twins, Colder, Cristian Vogel, Blackstrobe, The Ladybug Transistor, Casiotone For The Painfully Alone, The Russian Futurists, The Fall, Mudhoney, Lloyd Cole, The Raveonettes, The Hidden Cameras, Erol Alkan, Numbers, Kid 606, 2 Many Dj's, James Murphy, Miss Kittin, Luke Slater, Technasia, Experience, Willard Grant Conspiracy, Dizzee Rascal, Michael Gira, James Chance and The Contortions, Jason Forrest, Dj/Rupture, Alexander Robotnik o David Holmes. Entre desempenhos nacionais destacados por La Buena Vida, Lluís Llach, Ruper Ordorika, Chucho e Atom Rhumba.
Gravadoras e justo profissional: Um total de 30 estandes representando grandes gravadoras nacionais, assim como imprensa especializada e empresas relacionadas: Cd Drome, Pop Madrid, Gssh Gssh, Pre-Texto, Bcore, Bip Bip, Elefant, Annika, Acuarela, Jabalina, Green Ufos, Pias, Subterfuge, Pop-child, Dusty Roses, Houston Party, Austrohungaro, Bank Robber, Limbo Starr, Miss Lucifer, Eureka, Foehn, Pause, Everlasting, Rockdelux,Movin’bcn, Moonpalace, Mushroom Pillow, Weight Recordings, Global Music, Criminal Records, Rise Robots Rise, Dead Bees y Strange Ones.
PJ Harvey Meet Ze Monsta (Primavera Sound 2004 Barcelona)
Primavera Soundtrack Film Festival:
Filmes de exemplo (documentários, música e ficção) temático Pop.
Programação 2004:
Gigantic (A Tale of Two Johns). Um filme sobre They Might Be Giants por AJ Schmack .. EUA 2002, 103 min.
I Am Trying To Break Your Heart. Um filme sobre Wilco por Sam Jones. EUA 2002, 92 min.
Live Forever por John Dower. Reino Unido 2003, 84 min.
Greendale por Bernard Shakey (Neil Young). EUA 2003, 87 min.
2005
Este foi um ano marcado por mudanças (principalmente movendo o festival de Spanish Town para a área do Fórum) e também uma questão em que a natureza eclética do festival foi acentuada, permitindo à apresentação de propostas incomum neste tipo de evento. Assim, os participantes podiam ver os shows de gente como Enrique Morente, Brigitte Fontaine ou Psychic TV. Outra novidade da Primavera Sound 2005 foi o Auditório impressionante localizado no campus, que vomitou algumas das melhores performances do fim de semana, nas mãos de artistas como Antony and The Johnsons, Vic Chesnutt e Tortoise, mostrando este espaço como uma das estrelas do festival. E junto com estes desenvolvimentos, se tem alguma coisa que destaca o festival foi a presença, depois de mais de uma década longe dos palcos de nosso país, a mancuniana banda lendária New Order, que apresentou o seu mais recente álbum no cenário Nitsa-Apollo na sexta-feira dia 27. As outras grandes estrelas do festival foram o retorno do mítico Stooges Iggy Pop, o veterano nova-iorquino Sonic Youth, o compromisso de Steve Earle e a bandeira do pós-punk da banda Gang of Four. Junto a eles uma série de propostas de qualidade com fim de semana focado: The Wedding Present, Echo and The Bunnymen, The Dirtbombs, American Music Club, Psychic TV, Enrique Morente, They Might Be Giants, Micah P. Hinson, Arcade Fire, Broken Social Scene, Vitalic, Sons And Daughters, Kompakt Sound System, Polysics, The Futureheads, Vetiver, Isis, Los Planetas, Parker and Lilye, e muitos mais. O festival incluiu em seu programa espacio Primavera France, onde ele cita uma representação da melhor música feita hoje no país vizinho, com destaque para as ações de pessoas como Dominique A, M83, Experience, The Married Monk, Helena ou Françoiz Breut. Mais um ano foi habilitado pela etiqueta Feira e estágio profissional (Fair), que destacou as ações dos suecos Acid House Kings, a americana Allison Moorer e bandas nacionais como Ginferno, Tarántula, Garzón, The Secret Society ou The Cheese.
Arcade Fire - Wake Up (at Primavera Sound Festival 2005)
2006
A edição de 2006 foi a resolução completa no site do Fórum. As principais alterações consistiu de algumas mudanças no arranjo do palco e melhorias na infra-estrutura: restaurantes, acesso ... Em um nível artístico, Primavera Sound 2006 centrou-se mais uma vez no fornecimento de qualidade acima de tudo. Artistas com caminhos longos e comprovados (Lou Reed, Motörhead, Yo La Tengo, The Flaming Lips, Big Star) agiu com grupos de curta, mas uma brilhante carreira ( Yeah Yeah Yeahs, Babyshambles, Animal Collective, The Rogers Sisters), a experimentação de rock do No Neck Blues Band, Gang Gang Dance, Deerhoof, Boredoms o Akron/Family aparece ao lado do rock mais experiente (The Deadly Snakes, The Drones, The New Christs). A lista de artistas continua, desde a música de dança eletrônica de Erol Alkan , Ellen Allien and Apparat , Dj Rush , Rex The Dog, Joris Voorn o The MFA a intimidade de Richard Hawley, Isobel Campbell, José González, Vashti Bunyan ou supergrupo Undertow Orchestra. Outros artistas incluídos para enfatizar a pop atemporal de Stereolab, envolvimento com o rock psicodélico de The Brian Jonestown Massacre, o americano de Centro-Matic, Lambchop ou Drive-By Truckers, o poderoso rock de Sleater Kinney ou veterano do funk minimal ESG. Na seção nacional destacou a primeira data da reunião de albaceteños Surfin Bichos, com 12Twelve, Southern Arts Society, Anari o Tachenko. Presença nacional foi complementada com a fase Fair proposto, onde passaram promessas contrastando e realidades que cobriam uma ampla gama de estilos: Remate, Pauline En La Playa, Le Jonathan Reilly, Coconot, Ainara LeGardon, Beef, Stay, Mazoni, Meu, The Charades, Prin' La Lá and Clint entre outros. Uma das novidades da edição de 2006 foi a realização de shows durante os dias que antecedem o festival. Assim, em 29, 30 e 31 de maio passado através deste novo tempo - sala de Apolo (La ) pessoas como The Bellrays, Elliot Brood, Experience, Troy Von Balthazar, Jody Wildgoose ou Annelies Monseré. Ele também voltou a realizar uma festa pós festival no Apolo, por que eles voltaram Centro-Matic, com propostas como pop técnico Xiu Xiu, o povo de John Roderick ou o americano French Toast da gravadora Dischord.
Boredoms @ Primavera Sound 2006
2007
O festival experimentou um grande aumento no público, através da barreira de 60.000 espectadores. Com trinta por cento do público de outros países Primavera Sound ganhou peso internacional e emergiu como um dos eventos musicais de referência no cenário europeu. Com uma oferta musical é composto por mais de 150 atuações de bandas e DJs, a edição de 2007 testemunhou um excelente desempenho pela banda norte-americana Wilco e o retorno de Smashing Pumpkins, após mais de uma década de silêncio. Sonic Youth tocou inteiramente o lendário álbum Daydream Nation e do Fórum vibrou com o concerto do veterano Patti Smith. A entrada de partes do festival All Tomorrow's Parties, um promotor britânico como um parceiro foi a novidade mais marcante da questão. Diretores da ATP atuaram como curadores selecionando o line-up e dando o nome a um dos cenários, que desempenharam Modest Mouse e as bandas como Slint, Melvins e Comets On Fire desempenharam um álbum completo significativo de sua carreira. Acompanhando estes artistas, desfilaram pelas cenas das propostas do festival de estilos muito diferentes: Herman Düne, Múm, Blonde Redhead, The Good The Bad And The Queen, Jonathan Richman, Dirty Three, Black Mountain, The Durutti Column, Maximo Park, Nathan Fake, Pelican, Architecture In Helsinki, Kimya Dawson, Shannon Wright, Robyn Hitchcock And The Venus 3, Buzzcocks, Ted Leo and The Pharmacists, Grizzly Bear, Billy Bragg, Girls Against Boys, Isis, Low, Band Of Horses, Built To Spill, Kid Koala, The Long Blondes, entre muitos outros. Na área de artistas eletrônicos foram incorporado shows de Justice, Hell, Diplo, Erol Alkan e Dj Yoda.
A presença nacional aumentou consideravelmente, conseguindo nesta edição dar os espaços adequados à totalidade de bandas até aqui. Como em ocasiões anteriores, o festival tentou dar uma visão diferente da independência do estado, permitindo a bandas como Lisabö, Half Foot Outside, Veracruz, Za e The Light Brigada, propostas injustamente esquecidas em outros festivais espanhóis. Um novo recurso foi Minimúsica, uma iniciativa de La Colazione em que as bandas independentes de Barcelona ofereciam concertos para o público jovem na creche livre do festival. Nos dias 1 e 2 de junho, duas sessões foram realizadas no período da tarde, com música ao vivo por Coconot, Las Dolores, Internet 2, Brielah, Sedaiós, Decibelios Joe, Tarántula, Los Carradine, Manos de Topo, Las Vaquitas (David de Beef + Joe Crepúsculo - Tarántula -), Albaialeix e First Aid Kit. Além disso, Myspace España comemorou seu nascimento no Fórum com uma série de shows acústicos nos dias 1 e 2 de junho, em um estande localizado na Feria Discográfica. Alguns dos grupos que passaram pelo "Salon Myspace" foram Maximo Park and Grizzly Bear, Fernando Alfaro y los Alienistas, Grupo de Expertos Sol y Nieve, The Secret Society, Bonde do Role, Standstill, Mum, Alondra Bentley o Sr.
Quanto às atividades paralelas, além da habitual Feria Discográfica, foram realizadas Jornadas Digital Music 2.0. Organizado em colaboração com o Instituto Catalán de las Industrias Culturales (ICIC) e dirigidas para profissionais aos setores musicais e tecnológicos, o evento foi focado em questões de atualidade no mundo de negócios e de arte, a fim de estabelecer uma nova abordagem para a música digital da Cataluña e na España. Para o segundo ano concertos são oferecidos durante os dias anteriores (segunda, terça e quarta-feira) e após as sessões do Fórum domingo. Estas vitrinas de apresentação e fechamento aconteceram no Apolo y La com performances de vários artistas, como Centro-Matic, Of Montreal, At Swim Two Birds, Erol Alkan, The Orchids, The Sadies e Nueva Vulcano.
Melvins Primavera Sound 2007
2008
Eram 160 artistas e 200 horas de música ao vivo para um público devotado ao redor da linha eclética em uma edição que transgrediu os limites do Parque do Fórum para entrar plenamente no centro de Barcelona. A programação paralela ao evento principal em 2008 adquiriu mais relevância com apresentações em diferentes locais da cidade, no Parc Joan Miró e várias estações de metro em Barcelona. Mas além de abrir espaço para outros tipos de público em torno da cidade, o festival mostrou mais uma vez como um trampolim para novas e interessantes propostas como A Place To Bury Strangers, Health, Times New Viking, Moho ou Shipping News. Durante o primeiro dia do festival, Portishead, MGMT, Public Enemy e Vampire Weekend, entre muitos outros, levou o cartaz do Parque del Fórum. No segundo dia ele destacou as performances de Cat Power, Bishop Allen e El Guincho, que dividiu o palco com clássicos como The Sonics, Devo, Nick Lowe e Mary Weiss, que mantêm a sua essência intacta e continuam a despertar emoções em gerações. No terceiro dia, Rufus Wainwright, Enrique Morente e Lagartija Nick, Animal Collective e Tindersticks despediram por alto de uma edição que recebeu apoio público massivamente. Os cerca de 60 mil participantes na última edição foram prova da boa saúde em um momento complicado para a indústria da música na Espanha. Outras bandas que saltaram sobre mesas da Primavera Sound 2008 foram Apparat Band, Bon Iver, Dirty Projectors, Fuck Buttons, Les Savy Fav, Menomena, Holy Fuck, Okkervil River, Pissed Jeans, Unchained, The Wave Pictures, Russian Red, Lightspeed Champion, The Strange Death Of Liberal England, Surkin, Tarántula, The Mary Onettes, Messer Chups, It's Not Not, The Marzipan Man, Deerhunter, Eric's Trip, Devastations, Fanfarlo, Throbbing Gristle, Om, Buffalo Tom, Caribou, Awesome Color, Digital Mystikz, DM Smith, Explosions In The Sky, Clipse, Holly Golightly and The Brakeoffs, Kelley Stoltz, The Missing Leech, No Age, Fasenuova, MV and EE with The Golden Road, Les Aus, Gentle Music Men, The Right Ons, Soulin' Thunder Revue, Scout Niblett, Six Organs Of Admittance, Träd Gräs Och Stenar, Why?, Voxtrot, Polvo, Para One, Boris, De La Soul, Menomena, 808 State, Alan Braxe, Autolux, Enon, Health, Grande-Marlaska, La Estrella de David, Madee, Midnight Juggernauts, Port O'Brien, Prinzhorn Dance School, Shellac o The Rumble Strips. Como de costume, o espaço Fira, onde gravadoras independentes nacionais e internacionais apresentaram seus produtos que são abertos para o público. Salão Myspace novamente hospedou performances pelo segundo ano consecutivo e, da mesma forma, fez Minimúsica com apresentações musicais destinados às crianças. A programação paralela ao evento central do Fórum levou sua música para o metrô de Barcelona, com apresentações gratuitas de Belmez , Manel , The Lions Constellation y La Célula Durmiente en las estaciones de Universitat, Clot y Paseo de Gracia. Também se celebraram sob os clubes Primavera als Clubs, showcases de bandas como The Clientele, Matt Elliott, Mi And L'Au, SJ Esau and La Orquesta del Caballo Ganador, Scarlet's Well, Clint, My Brighest Diamond, DM Smith, Abrevadero, Voice Of The Seven Woods, Twin Kranes o Andy Votel. A primeira edição da Primavera Al Parc, realizada no Parc Joan Miró, começou com um início muito bom para reunir cerca de 1.000 pessoas em dois dias para a apresentação de Darren Hayman and Jack Hayter Play Hefner songs, David Thomas Broughton, El Hijo, Bankrobber, Guillamino, El Chico Con La Espina Al Costado, Le Petit Ramon, The Radio Dept., Torpedo, April Fool's Day, Manos De Topo, Le Pianc y Extraperlo.
Sebadoh - Primavera Sound 2008 [Full Set]
Veja o próximo post
ou
Volte ao festival anterior: 2000 - Mutek - Montreal - Canadá
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.