domingo, 4 de outubro de 2015

2001 - Primavera Sound – Espanha 02


2009


A nona edição do festival Barcelona fechou suas portas com um comparecimento recorde e concertos. Com um total de 171 apresentações, a programação de 2009, reuniu mais de 80.000 espectadores, o valor mais elevado de comparecimento na história do evento. O público foi dividido entre os catorze etapas do festival, seis deles localizado nas terras do Parque del Forum (com 76.000 assistências) e mais oito espalhados por todo o centro de Barcelona com "Primavera a la Ciutat", que era mais de 4.600 visitas. O pontapé de saída foi em algumas estações de metrô do centro da cidade, no sábado 23 de maio e a apresentação usual vitrines, organizado em colaboração com diferentes gravadoras, desenvolvidos a partir de Segunda-feira 25 no Apolo, La y side-car. Os principais eventos durante o Fórum tiveram lugar em 28, 29 e 30 de maio e a segunda edição da Primavera al Parc (concertos gratuitos no Parc Joan Miró) ganharam peso em 2009, com uma oferta de doze performances de alto nível que expandiu o festival até domingo 31.

O primeiro dia começou com Cuzo , La Bien Querida e Veracruz . A audiência foi em crescendo até o topo no concerto das My Bloody Valentine . As 21.300 pessoas que vieram para o Fórum também puderam desfrutar de apresentações de Yo La Tengo, The Vaselines, Phoenix, Aphex Twin, Squarepusher, Andrew Bird ou The Horrors. No segundo dia, 24.100 pessoas se reuniram em torno de concertos como Bloc Party, Throwing Muses, Saint Etienne, Jarvis Cocker, Art Brut, Damien Jurado e o segundo encontro com My Bloody Valentine, desta vez, no Auditório. Concertos de Sonic Youth, Herman Dune, Deerhunter, Simian Mobile Disco, Liars, Michael Nyman, Ghostface Killah ou Black Lips com 30.000 pessoas que se reuniram no sábado dia 30. Um marco, pois representa o dia mais movimentado do festival desde que iniciou a sua viagem em 2001. Mas, sem dúvida, o nome que brilhou mais forte era o de Neil Young, como o cantor e guitarrista canadense que ficou 22 anos sem tocar em Barcelona. Além dos grandes nomes, o festival se estabeleceu como a plataforma perfeita para conhecer novas bandas. Artistas como Ezra Furman and The Harpoons, Girls, The Lions Constellation o Rosvita que se destacaram entre os novos valores e o desejo de conhecer novos adeptos para o festival, que a cada ano contam com o que dispõe o cartaz.

LA BIEN QUERIDA-"PRIMAVERA SOUND 2009" (CONCIERTO COMPLETO)




2010


No ano do seu décimo aniversário, San Miguel Primavera Sound quebrou recordes de público e superou a barreira dos 100 mil espectadores, um número que consolidou o festival como uma referência internacional clara de música independente. Nos primeiros dias de sua principal programação, o evento musical conseguiu atrair 31.200 pessoas, um número sem precedentes por ser uma noite de quinta-feira. O retorno espetacular de Pavement, o indie rock de Superchunk, o veterano Mark E. Smith na parte traseira do The Fall e o pop gélido do grupo britânico The XX implantado em cenário de Ray-Ban estava entre os vencedores do dia. Entre as revelações destacou o sevilhiano Pony Bravo, o argentino El Mató A Un Policía Motorizado e o israelita Monotonix, que ofereceu um show divertido ao público do palco vice. O segundo dia de apresentações, o festival pendurou o sinal vendido para fora, graças ao afluxo maciço de pessoas com 35 mil visitantes e o triunfo absoluto do Pixies, como representou, possivelmente, o concerto mais lotado na história do evento. Boston ao lado de artistas como Beach House brilharam, a apresentação do novo show do barcelones Standstill, sempre se encaixam como fio ou o estrondoso passe de Shellac e Les Savy Fav, duas bandas clássicas em San Miguel Primavera Sound. Japandroids, o pop electro experimental do Cold Cave e Best Coast destacaram-se entre artistas emergentes do dia. No último dia do Parque del Fórum, novamente registrou uma casa cheia com as apresentações de Pet Shop Boys e Orbital com apresentações e muitas outras atividades, incluindo flamenco em destaque na homenagem à La Leyenda Del Tiempo, o som experimental australiano Ben Frost, mão direita de Brian Wilson, na segunda metade dos anos 60 Van Dyke Parks, Built to Spill, Grizzly Bear e Matt and Kim. O programa complementar "Primavera a la Ciutat" atraiu cerca de 6.000 pessoas em espaços diferentes. A iniciativa "Primavera al Parc" permitiu se ver bandas internacionais gratuitas do calibre de Dum Dum Girls, Ganglians, Real Estate, The King Khan and BBQ Show, junto a propostas nacionais como McEnroe e Diploide. "Primavera als Clubs" encheu várias salas de concerto da cidade com propostas como Maika Makovsky, Los Campesinos!, Toundra ou Me And The Bees. No âmbito da "Primavera Sound Baixa al Metro" eles apresentaram artistas como Internet2 e The Nu Niles.



PrimaveraPro


Uma das principais inovações da décima edição do San Miguel Primavera Sound é a implementação de uma área específica para os profissionais da área da música. A rigorosa seleção de artistas e a diversidade de estilos que se juntam no festival de Barcelona, atraiu o interesse de um grande número de profissionais a cada ano de viagens do exterior e de outras partes do país, o que tem gerado clima propício ao desenvolvimento das relações profissionais. Primavera Sound tornou-se uma referência e é percebido como o momento ideal para desenvolver e cultivar seus negócios, renovar conhecimentos e absorver os mais recentes desenvolvimentos no campo da música independente. Os organizadores do festival estão olhando para dar mais um passo e através deste espaço tem como objetivo fornecer ferramentas para melhorar e fortalecer estas reuniões profissionais, como acontece espontaneamente por várias edições. PrimaveraPro visa canalizar as sinergias que ocorrem entre profissionais de diferentes áreas da indústria, tais como gravadoras, reservas e gestão de agências, desenvolvedores, distribuidores e agências de comunicação, feiras, festivais, imprensa especializada ou organizações públicas e privadas dedicadas à promoção cultura e exportação de música. Este espaço contará com um palco onde performances estão programados para grupos emergentes com o objetivo de facilitar a divulgação de novos artistas, gravadoras e outras entidades do setor. Estas vitrines são destinadas a profissionais e a o público.

Pavement Full Concert Part 1:3 @ San Miguel Primavera Sound 2010




2011


Za! Full Concert Part 3:3 @ San Miguel Primavera Sound 2011




2012


The Cure "A Forest" @ San Miguel Primavera Sound 2012




2013


Phosphorescent Primavera Sound 2013 Live Barcelona - Full Set




2014


Primavera Sound 2014




2015


Foxygen @ Primavera Sound 2015, Barcelona, 30/05/2015 (1)




2016


Em Portugal na cidade do Porto já anunciaram o novo evento: Mais de 77 mil pessoas passaram pelo Primavera Sound, 40 por cento estrangeiros. As datas de 2016 foram já anunciadas (9,10 e 11 de junho 2016).

Anúncio do evento em Portugal: 


Números do Primavera Sound 2015 e anúncio do 2016




Anúncio do evento na Espanha:


Tickets on sale Primavera Sound 2016




Veja o próximo festival: 2001 - Splendour in the Grass - Australia
ou
Volte ao post anterior.



Anterior          01          02          Próximo


Fontes: 
Pt-Wikipedia
En-Wikipedia
Es-Wikipedia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.