segunda-feira, 7 de setembro de 2015

1985 - Rock In Rio - Rio de Janeiro 01


ROCK IN RIO - (Rio de Janeiro, Brasil) - É um festival brasileiro realizado desde 1985, mas teve apenas 12 edições, 4 no Brasil, 5 em Portugal e 3 na Espanha. Tinha pretensões de realizar o evento no Peru e Argentina em 2014, mas até agora não se tem notícias. Em 1985, o Brasil parou para olhar o Rock In Rio, um evento de tamanho e relevância inéditos para um país fora da rota dos grandes shows. Imagine a sensação na época de ter um festival com Queen, B-52s, George Benson, Iron Maiden, Whitesnake, AC/DC, Ozzy Osbourne e Scorpions, além de um time nacional de primeira. O Rock In Rio teve mais duas edições brasileiras, 1991 e 2001. Depois de edições em Madri e Lisboa, o evento voltou ao Brasil em 2011. E novamente em 2013

Queen - Rock In Rio Second Night 1/19/85




Love of my Life - Queen - Rock In Rio summer of 1985 HD


Quem diria que um dos maiores festivais de musicas do mundo teria origem Brasileira. Apesar dos vários tropeços na organização, o Rock in Rio, é sucesso onde for, arrastando multidões com grandes artistas da musica mundial. A organização do evento amadureceu e quer expandir-lo para outros lugares afim de fazer até 3 edições por ano. E já tem planos de realizar um festival paralelo de musicas eletrônicas.

Para um evento que não teve edições em 2002, 2003, 2005, 2007 e 2009, é um avanço significativo, não é mesmo?!



1985

NASCE O PRIMEIRO GRANDE FESTIVAL DO BRASIL

O ano era 1985 e o país passava por grandes transformações. Após longo período sob uma ditadura militar, o país começava a dar os primeiros passos rumo à democracia. Foi nesse cenário que nasceu o Rock in Rio. Pela primeira vez um país da América do Sul sediou um evento musical desse tipo.

Rock in Rio 1985 Melhores momentos parte 1


A primeira edição do festival aconteceu na cidade que o batiza, o Rio de Janeiro, no bairro de Jacarepaguá.  Em uma área de 250 mil metros quadrados foi construída a Cidade do Rock, o espaço que recebeu, durante 10 dias, 1.380.000 pessoas. A estrutura contou com um sistema de som e luz extremamente modernos para época. Aliás, foi no Rock in Rio que uma plateia de um grande show foi iluminada pela primeira vez. O público já era parte do show.

Rock in Rio 1985 Melhores momentos parte 2


No palco passou um verdadeiro “Hall of Fame” da música mundial. O line-up contou com nomes como Queen, AC / DC, James Taylor, George Benson, Rod Stewart, Yes, Ozzy Osbourne e Iron Maiden. Isso sem falar em algumas das principais estrelas nacionais, como Gilberto Gil, Elba Ramalho, Rita Lee e toda uma nova geração do rock nacional como Paralamas do Sucesso, Blitz, Kid Abelha e Barão Vermelho. Todos juntos dão o tom: esse é um festival de todos os estilos.

Rock in Rio 1985 Melhores momentos parte 3


Aquela edição colecionou momentos históricos. Em uma deles Freddie Mercury (Queen) ficou tão impressionado com o coro espontâneo do público durante o hit “Love Of My Life”, que decidiu reger aquela bonita massa sonora. Não é de admirar que a própria banda tenha citado aquela experiência com um dos mais belos de sua história.

A partir de 1985, o Brasil entrou para o cenário de grandes shows mundiais. E isso foi só o começo. Nascia um gigante.

Rock in Rio 1985 Melhores momentos parte 4




Iron Maiden - Two Minutes To Midnight - Rock in Rio - 1985




James Taylor - You Got a Friend - Rock in Rio, janeiro de 1985




Pro dia nascer feliz Rock in Rio 1985



Veja o próximo post
ou
Volte ao festival anterior: 1982 - O começo do fim do mundo - Pompéia - SP

Anterior     01     02     03     04     05     06     07     Próximo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.