As cinco melhores do rock
1) "BLACK SABBATH" - Black Sabbath (do disco Black Sabbath, de 1970)
2) "DOWN, DOWN" - Status Quo (do disco On the Level, de 1974)
3) "ELEANOR RIGBY" - Beatles (do disco Revolver, de 1966)
4) "KASHMIR" - Led Zeppelin (do disco Physical Graffiti, de 1975)
5) "REBEL REBEL" - David Bowie (do disco Diamond Dogs, de 1974)
As cinco piores do rock
1) "LAS PALABRAS DE AMOR" - Queen (do disco Hot Space, de 1982)
2) "THE FINAL COUNTDOWN" - Europe (do disco The Final Countdown, de 1987)
3) "OB-LA-DI, OB-LA-DA" - Beatles (do disco White Album, de 1968)
4) "HOT DOG" - Led Zeppelin (do disco In Through the Outdoor, de 1979)
5) "FOLLOW YOU, FOLLOW ME" - Genesis (do disco And Then There Were Three, de 1978)
Bandas que quase ninguém conhece, mas são essenciais
1) SOULSAVERS - Sensacional duo formado pelos produtores Ian Glover e Rich Machin, que consegue a proeza de mistura rock, música eletrônica e blues com um equilíbrio que beira o sublime. Os caras têm dois discos, sendo que o segundo, It's Not How Far You Fall, It's How You Land (de 2007) traz os vocais sempre sinistros e maravilhosos de Mark Lanegan (ex-Scremaing Trees). Não deixe de ouvir!
2) HOGJAW - Imagine uma mistura de Lynyrd Skynyrd, Allman Brothers, Black Crowes, Mountain e Bad Company, só que com muito mais peso e suingue. Este quarteto americano (mais precisamente do Arizona) tem apenas um disco - o estonteante Devil in the Details (de 2007) -, mas exibe a maturidade de uma banda veterana. Simplesmente espetacular!
3) ROBIN TROWER - Ele foi guitarrista do Procol Harum (lembra do hit "A Whiter Shade of Pale"?) e é dono de uma carreira muito legal, embora tenha sucumbido à superficialidade durante os anos 80. De uns tempos para cá, anda gravado discos excelentes - como aquele que lançou este ano, ao lado do baixista Jack Bruce (ex-Cream), Seven Moons -, mas o melhor está em seus álbuns dos anos 70, principalmente no antológico Bridge of Sighs. Pode comprar sem susto!
4) DAVID SYLVIAN - O ex-vocalista do Japan (conhecida banda dos anos 80) sempre se pautou pelo experimentalismo em sua carreira - não foi à toa que um de seus muitos colaboradores foi o guitarrista Robert Fripp, o líder incontestável do King Crimson. O mais impressionante é que todos os seus discos (sim, eu escrevi "todos") são excelentes, com sonoridades estranhas e, ao mesmo tempo, extremamente cativantes. Se você ouvir discos como Brilliant Trees (de 1984) ou o mais recente, When Loud Weather Buffeted Naoshima (de 2007), garanto que você vai se sentir uma outra pessoa - bem melhor!
5) TWILIGHT SINGERS - Este é o projeto capitaneado pelo ex-vocalista do Afghan Whigs, Greg Dulli. Cantando e tocando como se fosse a última coisa a fazer na face da Terra, ele consegue trazer em composições todas as sensações de dor e satisfação que um ser humano pode sentir. Se os Beatles fossem um grupo de rock eletrônico, eles provavelmente soariam como o Twilight Singers.
Fonte: Régis Tadeu *
* Régis Tadeu é editor das revistas Cover Guitar, Batera e Percursão, Cover Baixo, editor-chefe da editora HMP e ficou conhecido por quebrar CDs ruins no programa Superpop.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.