quinta-feira, 8 de outubro de 2015

2002 - João Rock - Ribeirão Preto - SP 01


O João Rock é um festival anual de música, realizado desde 2002 na cidade de Ribeirão Preto, estado de São Paulo, Brasil. O evento, que se tornou um dos principais do país, em seu gênero, foi criado pelas empresas Banana's Eventos e Difusora FM, que ainda administram o festival. A última edição do João Rock foi realizada no dia 8 de junho de 2013, no Parque Permanente de Exposições, em Ribeirão Preto. O festival torna Ribeirão Preto a Capital anual do Pop Rock.


Muito prazer, eu sou o João Rock.

Um sonho forjado pelos fundadores do Banana’s Eventos.

Mas como todo sonho que é cultivado, trabalhado e mantido vivo, um dia a experiência profissional acumulada ao longo dos anos e a união com a força de comunicação da Difusora FM, fez com que o festival se tornasse realidade.

Nos primeiros anos, O João Rock tinha um alcance que se limitava à macro região ao redor de Ribeirão Preto e pontos isolados nas maiores cidades do interior do Estado de São Paulo. Com o passar dos anos a repercussão cresceu e, hoje, há uma pulverização por todo o interior de São Paulo, parte do interior de Minas Gerais e Paraná. Grupos e excursões chegam de todas as regiões, inclusive de algumas capitais. Existem grupos de pessoas que vieram da Bahia e de Santa Catarina nas últimas edições. De um fenômeno regional interiorano, O João Rock vai, passo a passo, conquistando repercussão nacional. Já foi matéria do Fantástico (Rede Globo), Multishow, Hoje em Dia (Rede Record), MTV, entre outros.

O rico interior dos estados citados concentra grande poder aquisitivo. Ribeirão Preto, por exemplo, é considerada praça modelo e mercado-teste para a pesquisa e lançamento de inúmeros produtos pelas maiores empresas do país. Considerada uma “Capital do Interior”, a cidade tem 600.000 habitantes, presença das maiores e mais importantes instituições financeiras que operam no Brasil, um aeroporto em vias de internacionalização, forte caráter empreendedor e comercial, abastecendo uma população regional, que chega aos 2,5 milhões de pessoas, com serviços e produtos. Aqui estão muitas universidades, algumas delas sendo referência nacional em seus cursos. A população estudantil é da ordem de 50 mil pessoas, com participação econômica ativa na cidade.

(De 2002 até 2005 não encontrei nenhum registro em vídeo).


2002


Iniciando uma atitude de sempre ter atrações consagradas ao lado do que é novo, o primeiro João Rock acontece no Estádio Palma Travassos, trazendo um formato de shows que o interior não conhecia. A “Campanha Pela Paz, vista-se de branco” foi iniciada e estava em todos os materiais de divulgação do festival.

Trazendo CPM 22, Cidade Negra, Ira! e Titãs para milhares de pessoas se divertirem e cantarem, o evento passou, então, a ser uma referência na cidade de Ribeirão Preto, e em toda região (interior do estado de São Paulo e sul do estado de Minas Gerais).

Único cartaz de 2002


2003


Início da projeção nacional - Em 2003, novas atrações, grandes marcas, mega estrutura, promoção durante 10 meses, abertura para outros estados, responsabilidade social (em nome da paz), e muita disposição fizeram o maior evento do interior do Brasil.

20.000 pessoas vibraram com Detonautas, Jota Quest, Capital Inicial, Os Paralamas do Sucesso e CPM 22.

O momento mais espetacular deste evento, foi quando Dinho Ouro Preto (Capital Inicial), e Herbert Viana (Os Paralamas do Sucesso), fizeram um tributo a Renato Russo, cantando a música Que País é Esse, um dos ícones da Legião Urbana.

Com plano de comunicação totalmente dirigido, seleção das bandas, segurança e infra-estruturas, a segunda edição do JOÃO ROCK, fez com que o evento começasse a ganhar projeção nacional, com citações nos principais sites do país, no canal Multishow, e, conseqüentemente, ganhando destaque na EPTV (emissora filiada a Globo na região de Ribeirão Preto), como um dos melhores eventos do ano em 2003.



2004


A consolidação - Mais de 25.000 pessoas no Estádio Palma Travassos, cantando e vibrando com Pitty, Detonautas, Skank, O Rappa e Capital Inicial.

Era a terceira edição do João Rock, que contava com uma mega produção. Para consolidar de vez o sucesso, o evento ganha o Brasil e o Mundo, ao ser transmitido "ao vivo" pelo portal do site do provedor Terra.



2005


Em sua quarta edição, realizada em 2005, o João Rock chegava ao sucesso.
Foram feitas: uma campanha de rádio específica, que envolveu 20 macro regiões (São Paulo e Minas Gerais); uma cobertura nacional pela MTV; além de um trabalho com promoções sérias, abrangentes e específicas.

Realizou-se no Estádio Palma Travassos, com mais de 30 mil pessoas que esgotaram os ingressos.

Pela primeira vez o João Rock foi transmitido pelo portal Terra pela internet ao vivo e em tempo real. Reconhecido publicamente por vários artistas como importante plataforma de trabalho para suas carreiras.

30 mil pessoas lotaram o estádio do Comercial FC, no dia 11 de junho de 2005, para assistirem um espetáculo histórico para Ribeirão Preto, que contou com a participação de: Cidade Negra, Pitty, Marcelo D2, O Rappa e Engenheiros do Hawaii.



2006


Neste ano o João Rock fez parte dos eventos oficiais de comemoração dos 150 anos de Ribeirão Preto. Começa o trabalho social do festival, associando a compra de ingressos à arrecadação de alimentos. A ONU passa a ser parceria do João Rock, onde foi lançada a campanha “8 Jeitos de Mudar o Mundo - Nós Podemos".

Um encontro entre os maiores nomes do rock nacional celebraram o festival: Rita Lee, Nando Reis, CPM 22, O Rappa, Charlie Brown Jr. e Cachorro Grande, promoveram uma inédita união de gerações, que reuniu 30 mil pessoas no Estádio Palma Travassos, e consolidou este evento na lista dos principais festivais do país.

PROGRAMA INTRUSO NO JOÃO ROCK 2006




2007


Diferenciais de conceito e produção marcam a 6ª edição - Alguns diferenciais na produção e no conceito do evento marcaram a sexta edição do João Rock, realizada em 2007.

Mudanças na produção

- Exposição dos grandes festivais do mundo através de imagens e mensagens.
- Mídia nacional.
- Promoções dirigidas e abrangentes em todo o interior do Estado.
- Assessoria de imprensa Regional e Nacional.
- Sistema de segurança renovado.
- Camarotes e meeting point.
- Espetáculo de palco, som e luzes, telões.

Mudanças conceituais

- Responsabilidade social e de cidadania, através de parceria com a ONU, como aconteceu em 2006 com o lançamento da campanha internacional "8 jeitos de mudar o mundo".
- Arrecadação de alimentos, que somaram mais de 10 toneladas.
- Inicio de uma ação ambiental que visa a neutralização das emissões de gás carbônico que o João Rock provoca. Uma parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica, permitiu que fossem feitos os devidos cálculos para esta compensação. A Fundação SOS Mata Atlântica adota parâmetros internacionais para a obtenção do número exato de árvores a serem plantadas. Neste ano, foram mais de 2.500 em diversas áreas de recuperação.

A sexta edição do festival contou com a presença de Caetano Veloso, que não estava na programação, mas subiu ao palco para se apresentar com os Mutantes. Também subiram ao palco NX Zero, Cidade Negra, Skank, Pitty, Marcelo D2 e Charlie Brown Jr.

Charlie Brown Jr - No passo a passo - Festival João Rock de 2007




2008


Incidente marca a sétima edição - Em 2008, a 7ª edição do João Rock se tornou a primeira cujo festival não foi realizado no Estádio Palma Travassos, devido a capacidade de público do local, e questões de segurança.

A organização acabou transferindo o evento para o Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto. Onde 35.000 pessoas seriam aguardadas.

O novo endereço do João Rock conta com espaço de sobra pra crescer. O festival incorpora a partir deste ano uma tenda de música eletrônica e uma área de esportes radicais. Pela quantidade e diversidade das atrações, o João Rock é de fato um festival eclético e todas as tribos encontram lugar dentro do evento.

A venda de ingressos foi um sucesso, e a expectativa do público era alta.

A 7ª edição do João Rock, estava marcada para o dia 14 de junho de 2008, e, contaria com a presença de: Pitty, O Rappa, Charlie Brown Jr., Natiruts, Marcelo Nova, Forfun, Strike, Ventania, além do convidado especial Jorge Ben Jor.

Porém na manhã do dia em que os shows aconteceriam, uma das estruturas metálicas da lateral do palco, onde ficaria um dos telões, desabou, ferindo cerca de 6 pessoas da produção.

A organização do evento teve que intervir, adiando o mesmo, conforme nota oficial divulgada a imprensa.

Após o incidente, o evento acabou remarcado, e acontecendo no dia 26 de julho de 2008, no mesmo Parque Permanente de Exposições. Apesar do incidente, o público compareceu em grande número e o show foi um sucesso.

O festival incorpora a partir deste ano uma tenda de música eletrônica e uma área de esportes radicais. Pela quantidade e diversidade das atrações, o João Rock é de fato um festival eclético e todas as tribos encontram lugar dentro do evento.

E os encontros continuam, desta vez Marcelo Nova e Chorão fizeram a alegria dos roqueiros. Canais de TV como Multishow, MTV e todas as emissoras locais deram destaques da realização.

JOÃO ROCK 2008 Charlie Brown Jr




2009


A reafirmação - Pela segunda vez o Festival aconteceu no Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto. Era a 8ª Edição do João Rock, que anunciava shows de 11 grandes bandas num dia. O evento foi preparado para receber mais de 30 mil pessoas em 10 horas ininterruptas de música, e assim se tornar o maior do gênero no país.

Considerado o maior festival de pop rock do estado de São Paulo, o João Rock está em sua 8ª edição e se consolida como o maior festival do gênero em um único dia no país. Para tanto, ampliou sua estrutura transformando o Parque Permanente de Exposições de Ribeirão Preto na “Cidade do Pop Rock” que abrigou durante o evento: 2 palcos, uma tenda eletrônica de 700 metros quadrados, área de camarotes e um espaço para apresentação e prática de esportes radicais. Estimou-se um investimento na ordem de R$ 2 milhões para a realização do festival que foi preparado para receber mais de 30 mil pessoas de todos os estados brasileiros no dia 6 de junho, numa verdadeira maratona musical que começou as 16h.

As atrações foram:

Palco Principal - O Rappa, Marcelo D2, Jorge Ben Jor, Pitty, Jota Quest, Mallu Magalhães e Natiruts.

Palco Universitário - Farofa Carioca, Teatro Mágico, Nação Zumbi e Ponto de Equilíbrio.

Na Tenda Skol Beats/Millenium Stage Djs nacionais e internacionais se revezam nas pickups da tenda, agitando o festival e repetindo o sucesso do ano anterior. A novidade este ano, é que até os artistas não resistiram e partiram para pista de dança depois de suas apresentações.

Programação das tendas: No line up da Tenda Skol Beats/Millenniun Stage, Djs consagrados se revezam nas pickups: Tom (Difusora), Mora (Anzu/B Side), Santiago (Sirena/B Side), Jonny Cash (Trade Sound), Feio (Water Republic/XXXperience), Paranormal Attack (Trade Sound) e Lê Cruz (Millennium).

Na área de esportes radicais teve: acrobacias, apresentação freestyle motocross, street skate, que fizeram parte de algumas das surpresas que o público encontrou nesta 8ª edição do João Rock.

Os convites para o Festival João Rock puderam ser comprados pela internet, através de sites parceiros. Na média, os convites custaram: R$ 70,00 (inteira), R$ 40,00 (doando 1 kg de alimento não perecível) e R$ 35,00 (estudantes). Quem utilizou o site para compra, teve ainda a vantagem de parcelar o convite em até 4x. Os ingressos também foram vendidos no espaço João Rock do Ribeirão Shopping e nas unidades da escola CNA Idiomas de todo o país.

GENERAL TEQUILA- CHOP SUEY (João Rock 2009)




2010


O dia já começava amanhecer quando rolaram os últimos acordes no JOÃO ROCK 2010. O público, que lotou mais uma vez a Cidade do Pop Rock, delirou com o som das diversas atrações que se dividiram entre o Palco João Rock, Palco Universitário e a Tenda Eletrônica. 40 Mil pessoas lotaram o Parque de Exposições.

Capital Inicial (João Rock 2010) HD




2011


Completando 10 anos de um mundo de música, paz e diversão - Realizado em 4 de junho de 2011, o 10º ano do João Rock foi celebrado com uma edição pra ficar na História do Maior Festival de Pop Rock do Interior do Brasil.

Um festival que ao longo de 10 anos demonstrou um enorme amadurecimento profissional e artístico, evidenciado pela reação das bandas e do público, antes, durante e depois do João Rock 2011.

Ao cair da tarde, a Cidade do Pop Rock começava a receber o público que aos poucos foi lotando o Parque Permanente de Exposições. Quem chegou antes do belo pôr-do-sol pode ouvir um aperitivo da passagem de som do Lenine, com o próprio mestre no comando. Mas, enquanto os shows nos dois palcos não começavam de fato, o público pode explorar todos os cantos da imensa e impressionante estrutura do João Rock 2011. Sentir a vibe da Tenda Skol E-music que já acelerava os "BPMs" dos adeptos da música eletrônica e também curtir a adrenalina da Arena FUSION de Esportes Radicais.

Lenine - Martelo Bigorna - João Rock 2011 (Abertura do Show)




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