sábado, 5 de setembro de 2015

1975 - Hollywood Rock - Brasil 01


1975



Hollywood Rock - Idealizado e organizado por Nelson Motta em 1975. A primeira edição do Hollywood Rock (embora não seja oficial), ocorreu no campo do Botafogo, Rio de Janeiro. o HR foi o primeiro grande festival comercial do Brasil. O festival rolou durante quatro sábados, e contou apenas com artistas nacionais. Dentre as atrações, estiveram Celly Campelo, Erasmo Carlos, Raul Seixas e os grupos O Peso e Vímana, que não chegou a tocar todo o repertório devido a problemas na aparelhagem. Destaque para os shows de Rita Lee and Tutti-Frutti, Os Mutantes, Veludo e Raul Seixas (que talvez tenha sido o show mais lembrado do evento). Segundo Nelson Motta, o evento recebeu cerca de 10 mil pessoas a cada dia. Foi produzido um disco e o documentário do festival, lançado no mesmo ano com o título Ritmo Alucinante.

Disco


Documentário: Filme Ritmo Alucinante - Hollywood Rock 1975-.avi


Ele voltaria a acontecer em 1988, foi o evento que começou um tanto modesto, viajando por diversas praias do país, mas ao longo dos anos adquiriu um reconhecimento internacional. O festival não aconteceu em 1989 e em 1991 (o último devido ao Rock in Rio 2 que acontece ao mesmo tempo no Rio de Janeiro), retornou em 1990, depois retornou nos anos 1992, 1993, 1994, 1995 e 1996. Rita Lee (75) e Duran Duran (88) estão entre os shows que marcaram sua história, mas o ano mais lembrado é o de 93. Foi quando tocaram Nirvana, L7, Red Hot Chili Peppers e Alice In Chains, bandas que na época estavam no auge.

Palco principal



1988


A primeira edição oficial do Hollywood Rock ocorreu em janeiro de 1988, com 4 noites dos concertos em cada cidade. Os locais escolhidos para as apresentações eram o Estádio do Morumbi em São Paulo e o da Praça da Apoteose (seção final do Sambódromo) no Rio de Janeiro. O Supertramp, que encerrou o festival nas duas cidades, foi a grande estrela do evento. Já o UB40, que abriu para Simple Minds, também obteve uma boa resposta do público. A banda de reggae britânica distinguiu-se também por receber alguns convidados em sua apresentação, como o cantor Robert Palmer, a líder dos Pretenders Chrissie Hynde (que executou ao vivo seu famoso dueto com Ali Campbell do UB40 "I Got You Babe") e Paralamas do Sucesso, que tinham tocado na mesma noite. Outras atrações internacionais foram Pretenders, Simply Red e Duran Duran.

Também representando o Brasil nas quatro noites do evento (na edição seguinte o festival seria encurtado para três noites), se apresentaram Ira!, Titãs, Ultraje a Rigor, Lulu Santos e Marina Lima.

A PROGRAMAÇÃO


1ª noite

Ira!
Titãs
Pretenders

Titãs - Polícia / Lugar Nenhum (Hollywood Rock 1988)


2ª noite

Paralamas do Sucesso
UB40
Simple Minds

Os Paralamas do Sucesso - Será Que Vai Chover? / Vital e Sua Moto (Hollywood Rock 1988)


3ª noite

Ultraje a Rigor
Simply Red
Duran Duran

Ultraje a Rigor - Sexo / Pelado (Hollywood Rock 1988)


4ª noite

Lulu Santos
Marina
Supertramp

Supertramp - ao vivo no Hollywood Rock 1988




1990


O segundo festival Hollywood Rock ocorreu em janeiro de 1990, nos mesmos moldes da edição anterior. Os grandes shows desse Hollywood Rock foram Bob Dylan, Marillion, Bon Jovi (que veio na turnê do álbum New Jersey), Eurythmics, Tears For Fears e Terence Trent D'arby. Os artistas nacionais foram Barão Vermelho, Lobão, Engenheiros do Hawaii e Capital Inicial. Gilberto Gil, que a princípio abriria a primeira noite para Bob Dylan, acabou não participando em função do acidente de carro que matou o seu filho, que também tocava bateria em sua banda, na véspera do show. Acabou substituído por Margareth Menezes.

Hollywood Rock 1990 - Rede Globo


A PROGRAMAÇÃO


1ª noite
Gilberto Gil (Margareth Menezes), Eurythimics, Bob Dylan

2ª noite
Capital Inicial, Engenheiros do Havaí, Marillion e Bon Jovi

3ª noite
Barão Vermelho, Lobão, Tears for Fears e Terence Trent D’arby


Veja o próximo post
ou
Volte ao festival anterior: 1974 - Rock Werchter - Bélgica

Anterior      01      02      03      04      05      06      Próximo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.