terça-feira, 20 de outubro de 2015

2005 - St Jerome’s Laneway – Austrália 01


St. Jerome's Laneway Festival, comumente referido como Laneway, começou em Caledonian Lane, Melbourne, Austrália, em 2005. Começando predominantemente como um evento de música indie, o festival cresceu em popularidade e se expandiu para cinco cidades - Melbourne, Sydney, Brisbane, Adelaide e Fremantle - bem como Auckland, Nova Zelândia, Singapura, e Detroit nos Estados Unidos (EUA).



2005


O festival começou em 2005, quando Jerome Borazio e Danny Rogers decidiram que os verões em Melbourne seriam muito melhores com mais música ao vivo em ambientes únicos. Primeiro veio a "St. Jerome's Summer Series" cada tarde de domingo, com "novas" bandas da época, incluindo The Presets e Architecture in Helsinki . Eles, então, incluiram uma noite de sábado mensal chamado "Brains" (que era, na verdade, uma residência para o ato musical The Avalanches - que tinha os gêneros de música eletrônica, trip hop, alternative hip hop, house e plunderphonics).

Borazio e Rogers finalmente convenceram-se que no The Avalanches poderiam fechar a pista, remover as caixas e encenar uma laneway party. Com a adição de material promocional e outros atos, o inaugural St. Jerome's Laneway Festival foi lançado. O line-up incluiu: The Avalanches, Art of Fighting, Eskimo Joe, The Dears, Cut Copy, Architecture in Helsinki, Clare Bowditch, o Feeding Set e Gersey.

Na sequência de uma participação total de 1.400 pessoas no primeiro Festival Laneway, foi anunciado depois, que Laneway iria ser expandida para Sydney, Austrália.

Cartaz do Laneway Festival 2005



2006


Melbourne e Sydney organizaram uma programação de ambos os artistas nacionais e internacionais, incluindo: Broken Social Scene, Les Savy Fav, Gossip, Pretty Girls Make Graves, The Avalanches, The Posies, The Hold Steady, The Raveonettes e The Drones.



2007


Assim como Sydney's Laneway ainda estava ficando estabelecido, Brisbane foro do The Zoo encenaram no festival em 2007. Em Brisbane uma combinação de festa de rua e show de música incluiu performances de The Walkmen, Yo La Tengo, Peter Bjorn and John, Camera Obscura e Snowman.

Peter, Bjorn and John - "Young Folks" @ Laneway Festival 2007




2008


Em 2008, Laneway encontrou uma casa em Fowler's Live no foro de Adelaide. Laneway Festival 2008 incluiu performances de Feist, Gotye, Clap Your Hands Say Yeah, The Presets, Stars, The Vasco Era, The Panics e Okkervil River.

Bridezila live at Laneway Festival Sydney 02.03.2008




2009


Laneway Festival Perth aconteceu pela primeira vez em 2009. A FasterLouder que revisou o inaugural evento Perth afirmou:. "O movimento do promotor para trazer o festival para Perth foi a melhor decisão tomada desde a rejeição de Howard do parlamento. A afluência impressionante atestou para o West Australian o respeito pela boa música, que rivaliza com a de nossas contrapartes orientais supostamente mais urbanos".

O evento de 2009 caracterizou Girl Talk, Stereolab, Architecture In Helsinki, The Hold Steady, The Drones, Cut Off Your Hands, Four Tet, Tame Impala, El Guincho, Jay Reatard, Buraka Som Sistema (DJ/MC set), The Temper Trap e No Age.

Architecture In Helsinki - Heart it Races - Live laneway festival perth 2009




Um anúncio em Outubro de 2009 confirmou que o festival seria realizado em Auckland, Nova Zelândia, a partir de 2010.



2010


Em 2010, Laneway Festival implementou algumas mudanças significativas para se adaptar a crescente estatura do evento. Depois de alguns problemas consideráveis com o local de Melbourne em 2009, deixou a sua Laneway do local original e se mudou para o subúrbio interior de Footscray, com o apoio do Footscray Community Arts Centre. Além disso, o evento mudou-se de Sydney para Macquarie Park nos pátios históricos da Sydney College of the Arts em Rozelle. O festival inaugural em Auckland, Nova Zelândia foi vendido.

No line-up em 2010 incluíram: Florence and the Machine, Mumford and Sons, The XX, Kid Sam e Wild Beasts. Em novembro de 2010, os organizadores anunciaram Cingapura como a primeira cidade a sediar a expansão do festival para o Sudeste da Ásia. Rogers afirmou: "Nós vinhamos trabalhando neste [Singapore Laneway Festival] há muito tempo e estamos nas nuvens com tudo alinhado para 2011. Nós não podemos esperar para sediar Laneway no impressionante Fort Canning Park, facilmente um dos melhores mais exclusivos locais da cidade."

Mumford and Sons-Whispers in the dark-live@ Sydney Laneway festival 2010




2011


Para a edição inaugural do Laneway Festival Singapore, os fãs de música de toda a Ásia viajaram para o local Canning Park. Paul Kay, co-fundador e editor-chefe da Time Out Hong Kong, escreveu:

"Finalmente, um festival de música no sudeste da Ásia que é digno do nome. Um local fantástico, bem embalado com platéia lotada, e uma programação que mistura credibilidade incontestável e indie com bolas para fora, dança até cair e euforia rock'n'roll, Laneway Singapore não poderia ter pedido uma melhor estréia. Até mesmo a chuva torrencial sem parar não podia lavar o sorriso do meu rosto."

Warpaint - Warpaint (Live at Laneway Festival Singapore 2011)



A lista de 2011, de atos destacados são Foals, Warpaint, Beach House, Two Door Cinema Club, Yeasayer, Deerhunter, Ariel Pink's Haunted Graffiti and !!!, entre outros. Foals frontman Yannis Philippakis chamou-lhe "temos sido em partes o melhor line-up por um longo tempo", enquanto o Vine website's Marcus Teague escreveu: "de cima para baixo da integralidade deste ano, o line-up de Laneway será difícil de superar em anos futuros. Sua lista de novas bandas de qualidade juntamente na eminência de estrelas definitivas é verdadeiramente inigualável por qualquer outro festival. Não há quase nenhuma carga ... Isso também parece gerar um fã de música mais exigente que ( em grande parte) centrou-se na música."

Em março, Laneway Festival co-organizou um dia de festa no American SXSW festival ao lado da agência Norte-americana a The Windish Agency, o promotor britânico independente da Eat Your Own Ears, e Austin, Texas, a publicação Austinist - que destaca Twin Shadow, Foster The People, Givers, Hanni El Khatib and Jamie Woon, entre outros. A Eat Your Own Ears, em seguida, convidou os organizadores da Laneway a curadoria para um estágio no evento August Field Day London pela primeira vez, que contou com Matthew Dear, The Horrors e James Blake.



Veja o próximo post
ou
Volte ao festival anterior: 2005 - Tomorrowland Festival - Bélgica



Anterior          01          02          Próximo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.