domingo, 30 de março de 2014

007-09 Independentes


Ah, sim: cada vez mais gravadoras independentes tomam lugar antes monopolizado pelas grandes, especialmente na Inglaterra, onde 30% do hit-parede atual chega a ser de "indies".

Enfim, o rock chega aos anos 90 como um "esperanto musical", uma língua franca aceita universalmente - inclusive sem sotaque. Até os anos 70, um grupo italiano como o Premiata Forneria Marconi

 não se avexava em usar seu ritmo nativo da Tarantella, nem os espanhóis do Los Brincos

 hesitavam em personalizar seu rock com violões flamencos, assim como o cantor belga Plastic Bertrand fez sucesso no mundo todo cantando em francês.

 Hoje em dia, quem haveria de dizer, só pela audição, que a cantora Bjork e seus Sugarcubes são islandeses ou que o Sepultura é brasileiro? Enfim, dizem que, do ponto de vista da História, tudo acontece para o melhor.

E essa internacionalização já nem exige que os roqueiros viajem muito: em 1993 começou a virar moda a gravação por microfones de fibra óptica, ou, para os leigos, por telefone mesmo; não importa que o baterista esteja em Londres e o contrabaixista tenha brigado com ele e ido para as Bahamas, ambos podem participar do mesmo disco simultaneamente, sem "overdubs". um dos primeiros resultados práticos foi o LP Duets de Frank Sinatra, que cantou à distância com Bono Vox, Liza Minnelli e outros.


Pois bem: não importa se somos escravos de ditaduras ou de tecnologia,

 ou mesmo que estejamos alegres e livres; os roqueiros em geral continuam gritando e se expressando, do mesmo jeito que seus colegas das plantações de algodão de quase trezentos anos para cá. A escravidão não acabou, somente foi transferida para os pobres, pois os políticos são outros, mas com métodos e ideologias antigas de representatividade mesquinha deles próprios e não representando seu povo. Quem ganha para fazer nada é o político e quem não ganha para fazer tudo é o povo. Por isso o rock tem que continuar protestando sempre. O rock é a arma do músico e sua voz é a pólvora que carrega a munição das letras para o povo cantar em seus protestos. E VIVA O ROCK AND ROLL !




AVISO: Aguardem em breve a biografia, letras de música e postagens dos gêneros musicais da música contemporânea (anos 2000 e anos 2010). Um abraço a todos.



No próximo post você verá Anos 2000


Página Anterior                                Próxima Página

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê a sua opinião e idéias aqui e se tiver alguma dúvida pode perguntar que em breve responderei. Obrigado.